Buscar

BDQ SIMULADO MATERNO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503278484)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente M. S. R., 21 anos, secretária. Encontra-se na 32ª semana de gestação. Aos exames bioquímicos: Hb=11,5 g/dl; Ht=34,6%. A paciente relata peso pré-gestacional de 92kg, possui 1.67m de altura. O peso atual aferido na consulta foi de 97Kg.
Com base nos dados acima, avalie as alternativas abaixo:
I ¿ Para pacientes com obesidade pré-gestacional o ganho de peso máximo recomendado é de 7kg;
II ¿ M.S.R. encontra-se com anemia fisiológica da gestação;
III ¿ O adicional protéico recomendado para essa paciente será de 10g/dia;
IV ¿O fator de atividade física a ser utilizado no cálculo das necessidades nutricionais será em média de 1,53.
V ¿ O adicional energético individualizado para esse caso será de 229,17Kcal/dia.
		
	
	c) Apenas as alternativas III e V são verdadeiras
	
	b) Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras
	 
	e) Apenas a alternativa III é verdadeira.
	 
	d) Apenas as alternativas I, II, IV e V são verdadeiras;
	
	a) Apenas as alternativas I, IV e V são verdadeiras
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502222896)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A velocidade do aumento de peso durante a gravidez no primeiro trimestre, para gestantes com IMC adequado corresponde a um aumento médio por semana na faixa de:
		
	
	500 a 750g
	
	400 a 500g
	
	750 a 900g
	 
	350 a 400g
	
	500 a 600g
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502363278)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os distúrbios hipertensivos específicos da gestação podem trazer graves repercussões no período gestacional, aumentando riscos de morbimortalidade. Marque V para as afirmativas Verdadeiras e F para as Falsas:
		
	 
	A maior consequência dos DHEG é o recém nascido nascer com baixo peso, ou com retardo de crescimento intra uterino ou ocorre parto prematuro.
	 
	A hipertensão arterial crônica é a hipertensão de qualquer etiologia (PAS > 140mmHg ou PAD > 90mmHg) presente antes da gestação ou diagnosticada até a 20ª semana gestacional e quando persiste por mais de 12 semanas após o parto; sendo o risco dessa gestante desenvolver pré eclampsia maior que nas gestantes normotensas.
	 
	Hipertensão gestacional é a ocorrência de um quadro hipertensivo que ocorre após a 20ª semana sem proteinúria, que pode ou não evoluir para pré eclampsia.
	 
	A fisiopatologia desses distúrbios hipertensivos está relacionado ao desequilíbrio entre substâncias secretadas pelo endotélio, que são vasoconstritoras (tromboxanos) e vasodilatadoras (prostaciclinas), estando as vasodilatadoras últimas em maiores concentrações.
	 
	A pré eclampsia leve tem um quadro caracterizado por pressão arterial entre 140/90mmHg e menor que 160/100mmHg, proteinúria, podendo ou não apresentar edema.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502940853)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as necessidades e recomendações nutricionais para gestantes: I. O ácido fólico tem papel fundamental no processo de multiplicação celular, sendo, portanto imprescindível durante a gravidez. II. A vitamina A é essencial para diversos processos metabólicos, como a diferenciação celular, o ciclo visual, o crescimento, a reprodução e para os sistemas antioxidante e imunológico. III. Ao se tratar de micronutrientes, sabe-se que o consumo inadequado de vitaminas e minerais está associado a desfechos gestacionais desfavoráveis, por isso devemos ter atenção redobrada na hora de avaliar a presença desses elementos na dieta da gestante, em especial o cálcio, ferro, ácido fólico, zinco e as vitaminas A, C e D. IV. O consumo de DHA no período gestacional é essencial na formação de todas as membranas celulares do sistema nervoso central, ajuda a prolongar gestações de alto risco, além de auxiliar na acuidade visual, coordenação de funções ligadas à atenção e processamento de informações nervosas.
		
	
	Apenas II, III e IV estão corretas
	 
	todas estão corretas
	
	Apenas III e IV estão corretas
	
	nenhuma está correta
	
	Apenas I, II e III estão corretas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503282773)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação às recomendações nutricionais na gestação, assinale a alternativa correta.
		
	
	Os requerimentos energéticos são menores entre a 10ª e 30ª semana de gestação.
	 
	A restrição calórica durante a gestação pode aumentar a lipólise, com produção excessiva de corpos cetônicos, precipitar a cetose materna e favorecer o catabolismo proteico, não sendo uma conduta indicada.
	
	O adicional energético requerido, não precisa ser calculado individualmente. Deve ser utilizado o acréscimo padrão.
	
	Durante a gestação, as exigências energéticas maternas são diminuídas.
	
	A taxa de armazenamento de proteínas é constante, não variando conforme a idade gestacional.

Continue navegando