Buscar

Avaliando de S Mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408198209)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O principal tratamento para o câncer de mama é a cirurgia. O cirurgião tentará extirpar o câncer retirando a quantidade mínima de tecido circunjacente. Sobre esse tema, marque a opção incorreta:
		
	
	O esvaziamento axilar pode ser realizado independente do tipo de cirurgia mamária, o que determinará sua realização é o comprometimento do linfonodo sentinela após biópsia.
	
	Dentre os tratamentos cirúrgicos, a mastectomia radical de Halsted é a mais agressiva, pois remove os músculos peitorais juntamente com a glândula mamária, além de outras estruturas.
	
	A mastectomia radical de Patey é indicada para tumores com mais de três centímetros, remove peitoral menor junto com a glândula mamária, além de outras estruturas.
	 
	Dentre os tratamentos cirúrgicos, a segmentectomia é a mais conservadora da mama, pois remove apenas um segmento mamário, sendo indicado em tumores de até dois centímetros.
	
	Para colocação de prótese de silicone, é necessário preservar os músculos peitoras, então a cirurgia realizada será a mastectomia radical modificada tipo Madden
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408033540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando uma paciente mastectomizada procura um fisioterapeuta para tratá-la do linfedema consequente à retirada da mama direita, o mesmo deverá seguir uma sequência na realização da drenagem linfática manual. Marque a opção correta.
		
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento profundo da parte superior do tórax no sentido da direita para a esquerda; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de distal para proximal, até a região axilar direita.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado esquerdo; deslizamento superficial da parte superior do tórax no sentido da direita para a esquerda; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de proximal para distal, até a região axilar esquerda.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento superficial dos dedos do membro superior direito; deslizamento profundo do antebraço direito; deslizamento superficial do ombro do direito.
	 
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado esquerdo; deslizamento superficial da parte superior do tórax no sentido da esquerda para a direita; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de distal para proximal, até a região axilar esquerda.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento superficial dos dedos do membro superior direito, de proximal para distal; deslizamento profundo do antebraço direito; deslizamento superficial do ombro do direito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407581441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Provocada pela presença de bactéria que prolifera sem nenhuma dificuldade nas partes do aparelho reprodutivo que se revelam mais úmidas, como o cérvix, o útero e os tubos de falópio nas mulheres; na uretra, tanto nos homens quanto no sexo feminino. Esta bactéria também pode escolher outras áreas do organismo para o seu crescimento, como a boca, a garganta, os olhos e o ânus." ( http://www.infoescola.com/doencas, 2012)
 Esta afirmativa descreve a seguinte doença sexualmente transmissível:
		
	
	Sífilis
	 
	Gonorréia
	
	Tricomoníase
	
	Condiloma acuminado
	
	Candidíase
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408192597)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Arnold Kegel, nos anos 50, foi um dos pioneiros nos estudos de reeducação da musculatura pélvica ao observar alterações dos músculos do períneo em suas pacientes. A partir daí, outros pesquisadores continuaram a estudar o tema e, o mais recentemente, observou-se que alterações musculoesqueléticas podem levar às disfunções sexuais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Na dispaurenia e no vaginismo a musculatura do assoalho pélvico encontra-se hipertônica, sendo necessário o relaxamento desses músculos; e a musculatura acessória (adutores de coxa,obturadores piriforme, glúteos, abdominais e lombares) deverá ser fortalecida.
	
	Para pacientes que apresentam hipotonia dos músculos do assoalho pélvico, a cinesioterapia deve ser realizada, primeiramente, em posição ortostática.
	
	A cinesioterapia para a assoalho pélvico é empregada apenas para o fortalecimento de áreas hipotônicas.
	
	Para pacientes que apresentam hipertonia dos músculos do assoalho pélvico, a reeducação da musculatura deverá ser feita por meio de contrações sustentadas por, no mínimo, 10 minutos.
	 
	Nos casos de disfunção sexual em que há transtorno do orgasmo, a cinesioterapia para o assoalho pélvico pode ser benéfica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408039683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação as Hepatites podemos afirma que hoje representa um problema de saúde pública com tendência ao aumento do número de casos principalmente entre a população de jovens. Marque a opção correta
		
	
	A hepatite B e C estão somente relacionada a contágio sexual e ambas apresentam prognóstico de falência do fígado;
	 
	a hepatite C pode ser contraída pelo mesmo mecanismo da AIDS
	
	A Hepatite A é a forma mais grave da infecção
	
	a Hepatite B não é considerada de gravidade alta
	
	a Hepatite A está relacionada ao manuseio de sangue
	1a Questão (Ref.: 201408192449)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Moreno (2004), o estudo urodinâmico constitui-se na parte dinâmica da avaliação de uma paciente com queixas urinárias e auxilia na composição do diagnóstico pois complementa a anamnese e o exame físico, por permitir:
		
	
	Reproduzir o sintoma doloroso do assoalho pélvico que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma neurológico que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma evacuatório que a paciente relata.
	 
	Reproduzir o sintoma urinário que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma sexológico que a paciente relata.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407580669)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez é vista como um processo fisiológico compreendido pela seqüência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. Nesse período, a gestação se transforma, tanto do ponto de vista biológico como social. Leia as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA:
		
	 
	As mudanças na gravidez se restringem aos órgãos, não atingindo a mecânica do corpo feminino.
	
	Na gravidez há a liberação de hormônios, como estrógeno e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos.
	
	A lombalgia na gestação acomete cercade 50% das gestantes, causando importantes transtornos sociais.
	
	As modificações sofridas pelo corpo feminino ocorrem em reação ao feto e aos hormônios excessivos da gravidez.
	
	Na gravidez há alterações do centro de gravidade, da postura e do equilíbrio.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408101664)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Já em 1999 a Confederação Mundial para Fisioterapia afirmou que cabe à fisioterapia identificar e maximizar o potencial que cada paciente possa ter, incluindo as esferas da promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação. Portanto, sabe-se que os distúrbios do assoalho pélvico podem causar na paciente constrangimento e isolamento. Como deve ser a abordagem com esse tipo de paciente?
		
	 
	Os critérios de Roma devem ser incluídos na avaliação do assoalho pélvico para indicar a presença de dor perineal.
	 
	A anamnese de uma paciente com distúrbio do assoalho pélvico deve incluir informações obstétricas, ginecológicas, coloproctológicas, neurológicas e urológicas (independente da queixa principal da paciente).
	 
	Na avaliação da paciente com distúrbio do assoalho pélvico, é necessário que o fisioterapeuta disponha de maca, biofeedback manométrico ou por EMG, além de material descartável (como gel, luva e bata).
	 
	Na avaliação da paciente com distúrbio do assoalho pélvico, é imprescindível que o fisioterapeuta disponha de goniômetro, fita métrica, balança e tensiômetro.
	 
	Os critérios de Roma e escala de Bristol devem ser incluídos na avaliação do assoalho pélvico para indicar se há constipação intestinal, fato que pode corroborar para o prejuízo do assoalho pélvico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408034673)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O assoalho pélvico é um complexo sistema que sustenta os órgãos pélvicos femininos. Sabe-se que um dos recursos utilizados no tratamento da incontinência urinária é a eletroterapia. Sobre essa terapia, assinale com (V) as sentenças verdadeiras e com (F) as falsas.
		
	 
	A eletroestimulação dos músculos do assoalho pélvico é contraindicada em portadores de marcapasso com incontinência urinária.
	 
	A eletroestimulação dos músculos do assoalho pélvico é contraindicada em diabéticos com incontinência urinária.
	 
	A corrente elétrica de 20Hz é capaz de estimular a contração, APENAS, de fibras de contração rápida.
	 
	A corrente elétrica que estimula a contração das fibras lentas e rápidas necessita que seja ajustado o tempo de subida, tempo de sustentação, tempo de descida e tempo de repouso.
	 
	A corrente elétrica de 50Hz é capaz de estimular a contração, concomitante, de fibras de contração rápida e lenta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408036883)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a fase de esvaziamento da bexiga, o sistema nervoso parasimpático atua no corpo da bexiga através do nervo pudendo estimulando o receptor colinérgico nicotínico. Qual é a função deste receptor?
		
	
	Contração da uretra.
	
	Contração do Esfíncter interno
	 
	Relaxamento do detrusor.
	
	Relaxamento da uretra.
	 
	Contração do detrusor.
		
	 1a Questão (Ref.: 201408027493)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à etiologia do linfedema, assinale a INCORRETA.
		
	
	O linfedema pode ser agudo ou crônico.
	
	O linfedema primário pode ser congênito (hipoplasia ou agenesia do sistema linfático), precoce (alterações hormonais durante a puberdade), ou tardio (geralmente ocorre após a menopausa).
	
	A radioterapia pode ser considerada como um fator que favorece o aparecimento do linfedema.
	
	O linfedema secundário pode ser decorrente de traumas, linfadenectomia, filariose e linfangite.
	 
	A quimioterapia pode ser considerado como um fator secundário no desenvolvimento do linfedema, pois gera um bloqueio transitório no sistema linfático
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408107103)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Diante desta constatação foram criados objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, identifique quais são eles: I. Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. II. Divulgar que as mulheres compõem a maioria da população brasileira e que são as principais usuárias do SUS. III. Contribuir para a ampliação do atendimento às mulheres em situações de risco, desmerecendo qualquer direito legalmente constituído. IV. Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. V. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
		
	
	Apenas os itens pares são verdadeiros.
	
	Todos os itens são falsos.
	 
	Apenas os itens I, IV e V são verdadeiros.
	
	Todos os itens são verdadeiros.
	
	Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407610248)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Fisioterapia pode atuar junto à mulher no período gestacional, durante o parto e no pós-parto. O profissional deve orientar sobre as alterações gravídicas, prevenir e reduzir complicações. São objetivos do tratamento fisioterapêutico à gestante, EXCETO:
		
	
	Exercitar e preparar o assoalho pélvico através de cinesioterapia.
	
	Estabilizar a lombar para auxiliar na diminuição da diástase abdominal.
	
	Treinar técnicas para o trabalho de parto e prevenir complicações circulatórias. Orientar e melhorar a postura e a força de maneira geral.
	
	Facilitar a recuperação puerperal, melhorar a autoestima, ajudar no controle da pressão arterial.
	 
	Tratar as lombalgias, cervicalgias e síndrome do túnel do carpo através de recursos modernos como ondas-curtas e ultrassom.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408177556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O assoalho pélvico é importante na manutenção da continência urinária e na estática pélvica, sua avaliação realizada pela escala PERFECT não permite quantificar:
		
	
	o tempo de sustentação das contrações.
	 
	a sensibilidade das contrações.
	
	o número de contrações rápidas e lentas.
	
	a intensidade das contrações.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407581413)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os métodos contraceptivos atualmente são considerados de grande importância, pois vão além da idéia de prevenir uma gravidez. Estes também têm sido fundamentais na prevenção de inúmeras doenças sexualmente transmissíveis. Dentre os diversos métodos, pode-se destacar como método comportamental:
		
	
	Método Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte, Método IMPLANON (implante hormonal) e Método anel vaginal
	 
	Método Rítmico ou Ogino-Knaus, Método do Muco Cervical (Billing) e Temperatura basal
	
	Método Condom masculino, Método Condom feminino e Método Diafragma
	
	Método Esponjas, Método Espermicidas e Método Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
	
	Método adesivo anticoncepcional, Método Diafragma e a Laqueadura de trompa
		
	 1a Questão (Ref.: 201408197376)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Assoalho Pélvico compreende um grupo de tecidos que recobre a abertura criadana base da pelve óssea e que tem como função dar sustentação aos órgãos e estruturas da pelve. Assim, é correto afirmar que:
		
	
	b) O músculo Detrusor é o maior músculo que compõe o assoalho pélvico.
	
	e) Alterações no funcionamento dos músculos do assoalho pélvico pouco interferem no controle da micção.
	
	c) Os músculos íleococcígeo e o esfíncter anal externo não fazem parte deste assoalho.
	
	a) O músculo elevador do ânus atua especificamente na continência Anal, não tendo atuação na continência urinária.
	 
	d) O canal vaginal mantém-se tenso a custa da contração dos músculos Bulboesponjoso e levantador do ânus.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408011315)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da fisiologia sexual feminina leia as afirmativas abaixo. I. A fase lútea faz parte do ciclo ovariano e é caracterizada pela formação do corpo lúteo. II. A fase folicular faz parte do ciclo ovariano e é está na dependência de FSH e progesterona. III. A fase proliferativa faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de FSH e estrógeno. IV. Ocorre aumento súbito de LH antes da ovulação. V. A fase secretora faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de LH. Marque a alternativa correta:
		
	
	I, II e IV são corretas.
	
	II, IV e V são corretas.
	
	II, III e V são corretas.
	 
	I, III e IV são corretas.
	
	I, IV e V são corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407998084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a anatomia do sistema genital feminino, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A tuba uterina possui mucosa revestida por epitélio colunar e células ciliadas, que promovem uma corrente que facilita o transporte do óvulo para o útero.
	
	A forma, tamanho e localização do útero dependem da idade e outras circunstâncias como gravidez, grau de enchimento da bexiga ou do reto.
	
	O ovário é o local onde ocorre a ovulação.
	
	É dividido em órgão genital interno e externo.
	 
	A vagina tem como única função o canal de parto.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408033111)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A literatura clássica sempre classifica a marcha da gestante como "anserina". Leia as afirmativas abaixo e identifique com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
		
	 
	Na gestante, há aumento do tempo de apoio bipodal e redução do tempo de apoio unipodal.
	 
	A pressão plantar durante a marcha da gestante apresenta aumento de carga na região medial do pé e no antepé.
	 
	A marcha anserina da gestante consiste em aumento da base de suporte, rotação e obliquidade pélvicas e rotação interna do quadril
	 
	A marcha anserina da gestante consiste em aumento da base de suporte, rotação e obliquidade pélvicas e rotação externa do quadril
	 
	A pressão plantar durante a marcha da gestante apresenta aumento de carga na região lateral do pé e no retropé.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408108816)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a fisiologia da micção responda verdadeiro (V) ou falso (F)
		
	 
	O nervo hipogástrico é responsável pelo relaxamento da musculatura detrusora e uretral durante da fase de enchimento.
	 
	A micção ocorre em três etapas: enchimento, relaxamento e contração.
	 
	Durante a fase de esvaziamento vesical os nervos hipogástrico e pélvico estão atuando estimulando o relaxamento da musculatura detrusora e contração da musculatura do assoalho pélvico.
	 
	A capacidade vesical funcional máxima é de 500 a 600ml. Num diário miccional de 24 horas essa medida é dada pelo maior volume urinado, que geralmente corresponde a primeira micção do dia.
	 
	A frequência urinária de um indivíduo deve variar de 3 a 7 vezes por dia e no máximo uma vez por noite.
		
	1a Questão (Ref.: 201402773155)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo (INCA - Instituto Nacional de Câncer). Diante desta informação determine quais das opções abaixo são consideradas "câncer ginecológico".
		
	
	CA de ovário; CA de vulva; CA de vagina; CA de colo uterino; CA de esôfago.
	
	CA de ovário; CA de vulva; CA de vagina; CA de colo uterino; CA de endométrio; CA de duodeno.
	
	CA de ovário; CA de vulva; CA de vagina; CA de duodeno; CA de endométrio.
	 
	CA de ovário; CA de vulva; CA de vagina; CA de colo uterino; CA de endométrio.
	
	CA de ovário; CA de peritônio; CA de vagina; CA de colo uterino; CA de endométrio.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403103755)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São causas secundárias do linfedema, EXCETO:
		
	 
	Quimioterapia.
	
	Metástase.
	
	Radiodermite.
	 
	Celulite.
	
	Insuficiência venosa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403112086)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às cirurgias mamarias, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	A reconstrução imediata é contra-indicada em casos de tumores avançados.
	 
	A quadrantectomia é a cirurgia de retirada de um quadrante da mama, podendo ou não estar associada à retirada dos linfonodos axilares.
	
	Na reconstrução mamaria com o uso do músculo grande dorsal, existe o risco de lesar o nervo torácico longo.
	
	A técnica do linfonodo sentinela visa preservar o maior número possível de linfonodos da axila.
	 
	Na reconstrução do tipo TRAM é utilizado o retalho do músculo reto abdominal homolateral à mastectomia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402666037)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Provocada pela presença de bactéria que prolifera sem nenhuma dificuldade nas partes do aparelho reprodutivo que se revelam mais úmidas, como o cérvix, o útero e os tubos de falópio nas mulheres; na uretra, tanto nos homens quanto no sexo feminino. Esta bactéria também pode escolher outras áreas do organismo para o seu crescimento, como a boca, a garganta, os olhos e o ânus." ( http://www.infoescola.com/doencas, 2012)
 Esta afirmativa descreve a seguinte doença sexualmente transmissível:
		
	 
	Candidíase
	
	Sífilis
	
	Condiloma acuminado
	 
	Gonorréia
	
	Tricomoníase
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403098762)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O sistema linfático é um sistema fechado, intimamente ligado ao sistema sanguíneo, e de extrema importância para a homeostase do organismo. A respeito desse assunto marque a opção correta:
		
	 
	Durante a absorção venosa ocorre a passagem de CO2, H2O, catabólitos do interstício para os capilares venosos
	
	O linofonodo sentinela é aquele que recebe a linfa do tumor
	 
	Na ultrafiltração ocorre passagem de H2O, proteínas de alto peso molecular e pequenas células do interstício para o capilar linfático.
	
	O linfangion é a verdadeira unidade de absorção do sistema linfático
	
	Os nódulos linfáticos apresentam células reticulares, responsáveis pela memória imunológica
	 1a Questão (Ref.: 201402772061)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A paciente M.A.S. de 50 anos procurou o consultório fisioterapêutico para uma avaliação uroginecológica. Leia as afirmações abaixo e marque apenas a resposta verdadeira.
		
	
	Pode-se testar a capacidade de contrair a musculatura do assoalho pélvico com o equipamento de biofeedback, o qual pode ser de pressão, por eletromiografia ou por resistência.
	
	O diário miccional deve ser indicado para que a paciente preencha em casa e entregue posteriormente ao fisioterapeuta, pois através dele o profissional poderá avaliar os hábitos de levantamentode peso, de ingestão de calorias e planejar melhor a terapia.
	
	M.A.S. queixa-se de perda urinária quando salta e pratica atividade física. Pode-se dizer que a mesma tem incontinência urinária de urgência.
	 
	O exame da sensibilidade indica se há algum comprometimento do nervo pudendo, o qual inerva S2 a S4 e é responsável pela contração da musculatura do assoalho pélvico.
	
	A musculatura que o fisioterapeuta deverá testar manualmente é o esfíncter uretral externo, pois o mesmo é um músculo estriado, ou seja, voluntário podendo ser mensurada sua força através da escala de Oxford.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402689249)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Sociedade Internacional de Continência (ICS) padronizou a nomenclatura em uroginecologia com a finalidade de uniformizar protocolos de diagnósticos e tratamento. Desta forma, relacione:
A - Quando a paciente acorda, durante a noite, 1 ou mais vezes para urinar
B - Qualquer perda involuntária de urina.
C - É a perda de urina involuntária que ocorre após exercício físico, tosse ou espirro.
D - É a perda involuntária de urina acompanhada ou precedida imediatamente de urgência urinária.
(1) - Incontiência urinária  (2) - Urge-incontinência  (3) - Noctúria  (4) - Incontinência de esforço
		
	 
	1B, 2D, 3A, 4C.
	
	1B, 2A, 3D, 4C.
	
	1A, 2C, 3B, 4D.
	
	1A, 2D, 3C, 4B.
	
	1D, 2C, 3B, 4A.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403493027)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Quando considerada pela fisioterapia na saúde da mulher, a avaliação diagnóstica cinetico funcional pode utilizar vários métodos que possibilitam a coleta de informações e posterior elaboração de diagnóstico, plano de tratamento e prognóstico. O exame fisioterapêutico nesta área envolve métodos específicos. São exemplos desses métodos:
		
	 
	Teste do absorvente, diário miccional e avaliação funcional do assoalho pélvico.
	
	Exame externo do assoalho pélvico, anamnese relativa a incontinência, avaliação da dor mediante escala visual.
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Teste de interrupção, anamnese relativa a incontinência, anamnese relativa a micção.
	 
	Exame vaginal, exame neurológico básico e avaliação funcional do assoalho pélvico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402694852)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a INCORRETA sobre a avaliação em paciente com linfedema em MI:
		
	
	Conhecer os antecedentes cirúrgicos, saber se houve alguma complicação, como seroma, deiscência cicatricial, entre outros.
	
	Verificar a consistência e aspecto da pele do membro, pois é comum o aparecimento de fibrose.
	 
	Investigar o uso de medicamentos, em especial os anti-helmínticos.
	
	Investigar tempo de surgimento e forma de instalação do linfedema.
	
	Avaliar a goniometria, perimetria e os aspectos da pele / unhas.
		
	 5a Questão (Ref.: 201402694860)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à avaliação fisioterápica em Uroginecologia, assinale a incorreta:
		
	
	O perineômetro / miofeedback gradua mecanicamente (pressão) o assoalho pélvico que serve para tratamento e avaliação.
	
	Devemos investigar sobre o início das perdas, freqüência das perdas, utilização de forros / absorventes, características e volume da perda, entre outros.
	 
	Informações sobre a dieta e medicamentos são irrelevantes, pois isso interfere pouco nos sintomas.
	
	Se o teste de esforço for positivo em decúbito dorsal não é necessário repeti-lo em ortostatismo.
	
	O diário miccional é um importante instrumento para avaliar o perfil miccional da paciente e serve de base, por exemplo, para o tratamento comportamental. Através dele conseguimos saber a freqüência urinária e quantidade de perdas.
	1a Questão (Ref.: 201408192449)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Moreno (2004), o estudo urodinâmico constitui-se na parte dinâmica da avaliação de uma paciente com queixas urinárias e auxilia na composição do diagnóstico pois complementa a anamnese e o exame físico, por permitir:
		
	
	Reproduzir o sintoma doloroso do assoalho pélvico que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma neurológico que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma evacuatório que a paciente relata.
	 
	Reproduzir o sintoma urinário que a paciente relata.
	
	Reproduzir o sintoma sexológico que a paciente relata.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407580669)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez é vista como um processo fisiológico compreendido pela seqüência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. Nesse período, a gestação se transforma, tanto do ponto de vista biológico como social. Leia as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA:
		
	 
	As mudanças na gravidez se restringem aos órgãos, não atingindo a mecânica do corpo feminino.
	
	Na gravidez há a liberação de hormônios, como estrógeno e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos.
	
	A lombalgia na gestação acomete cerca de 50% das gestantes, causando importantes transtornos sociais.
	
	As modificações sofridas pelo corpo feminino ocorrem em reação ao feto e aos hormônios excessivos da gravidez.
	
	Na gravidez há alterações do centro de gravidade, da postura e do equilíbrio.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408101664)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Já em 1999 a Confederação Mundial para Fisioterapia afirmou que cabe à fisioterapia identificar e maximizar o potencial que cada paciente possa ter, incluindo as esferas da promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação. Portanto, sabe-se que os distúrbios do assoalho pélvico podem causar na paciente constrangimento e isolamento. Como deve ser a abordagem com esse tipo de paciente?
		
	 
	Os critérios de Roma devem ser incluídos na avaliação do assoalho pélvico para indicar a presença de dor perineal.
	 
	A anamnese de uma paciente com distúrbio do assoalho pélvico deve incluir informações obstétricas, ginecológicas, coloproctológicas, neurológicas e urológicas (independente da queixa principal da paciente).
	 
	Na avaliação da paciente com distúrbio do assoalho pélvico, é necessário que o fisioterapeuta disponha de maca, biofeedback manométrico ou por EMG, além de material descartável (como gel, luva e bata).
	 
	Na avaliação da paciente com distúrbio do assoalho pélvico, é imprescindível que o fisioterapeuta disponha de goniômetro, fita métrica, balança e tensiômetro.
	 
	Os critérios de Roma e escala de Bristol devem ser incluídos na avaliação do assoalho pélvico para indicar se há constipação intestinal, fato que pode corroborar para o prejuízo do assoalho pélvico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408034673)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O assoalho pélvico é um complexo sistema que sustenta os órgãos pélvicos femininos. Sabe-se que um dos recursos utilizados no tratamento da incontinência urinária é a eletroterapia. Sobre essa terapia, assinale com (V) as sentenças verdadeiras e com (F) as falsas.
		
	 
	A eletroestimulação dos músculos do assoalho pélvico é contraindicada em portadores de marcapasso com incontinência urinária.
	 
	A eletroestimulação dos músculos do assoalho pélvico é contraindicada em diabéticos com incontinência urinária.
	 
	A corrente elétrica de 20Hz é capaz de estimular a contração, APENAS, de fibras de contração rápida.
	 
	A corrente elétrica que estimula a contração das fibras lentas e rápidas necessita que seja ajustado o tempo de subida, tempo de sustentação, tempo de descida e tempo de repouso.
	 
	A corrente elétrica de 50Hz é capaz de estimular a contração, concomitante, de fibras de contração rápida e lenta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408036883)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a fase de esvaziamento da bexiga, o sistema nervoso parasimpático atuano corpo da bexiga através do nervo pudendo estimulando o receptor colinérgico nicotínico. Qual é a função deste receptor?
		
	
	Contração da uretra.
	
	Contração do Esfíncter interno
	 
	Relaxamento do detrusor.
	
	Relaxamento da uretra.
	 
	Contração do detrusor.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201408198209)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O principal tratamento para o câncer de mama é a cirurgia. O cirurgião tentará extirpar o câncer retirando a quantidade mínima de tecido circunjacente. Sobre esse tema, marque a opção incorreta:
		
	
	O esvaziamento axilar pode ser realizado independente do tipo de cirurgia mamária, o que determinará sua realização é o comprometimento do linfonodo sentinela após biópsia.
	
	Dentre os tratamentos cirúrgicos, a mastectomia radical de Halsted é a mais agressiva, pois remove os músculos peitorais juntamente com a glândula mamária, além de outras estruturas.
	
	A mastectomia radical de Patey é indicada para tumores com mais de três centímetros, remove peitoral menor junto com a glândula mamária, além de outras estruturas.
	 
	Dentre os tratamentos cirúrgicos, a segmentectomia é a mais conservadora da mama, pois remove apenas um segmento mamário, sendo indicado em tumores de até dois centímetros.
	
	Para colocação de prótese de silicone, é necessário preservar os músculos peitoras, então a cirurgia realizada será a mastectomia radical modificada tipo Madden
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408033540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando uma paciente mastectomizada procura um fisioterapeuta para tratá-la do linfedema consequente à retirada da mama direita, o mesmo deverá seguir uma sequência na realização da drenagem linfática manual. Marque a opção correta.
		
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento profundo da parte superior do tórax no sentido da direita para a esquerda; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de distal para proximal, até a região axilar direita.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado esquerdo; deslizamento superficial da parte superior do tórax no sentido da direita para a esquerda; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de proximal para distal, até a região axilar esquerda.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento superficial dos dedos do membro superior direito; deslizamento profundo do antebraço direito; deslizamento superficial do ombro do direito.
	 
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado esquerdo; deslizamento superficial da parte superior do tórax no sentido da esquerda para a direita; deslizamento superficial do ombro de distal para proximal, deslizando até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte medial do braço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da parte superior do antebraço direito até a região axilar esquerda; deslizamento superficial da mão direita até a região axilar esquerda; deslizamento superficial dos dedos da mão direita, de distal para proximal, até a região axilar esquerda.
	
	Bombeamento dos linfonodos axilares do lado direito; deslizamento superficial dos dedos do membro superior direito, de proximal para distal; deslizamento profundo do antebraço direito; deslizamento superficial do ombro do direito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407581441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Provocada pela presença de bactéria que prolifera sem nenhuma dificuldade nas partes do aparelho reprodutivo que se revelam mais úmidas, como o cérvix, o útero e os tubos de falópio nas mulheres; na uretra, tanto nos homens quanto no sexo feminino. Esta bactéria também pode escolher outras áreas do organismo para o seu crescimento, como a boca, a garganta, os olhos e o ânus." ( http://www.infoescola.com/doencas, 2012)
 Esta afirmativa descreve a seguinte doença sexualmente transmissível:
		
	
	Sífilis
	 
	Gonorréia
	
	Tricomoníase
	
	Condiloma acuminado
	
	Candidíase
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408192597)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Arnold Kegel, nos anos 50, foi um dos pioneiros nos estudos de reeducação da musculatura pélvica ao observar alterações dos músculos do períneo em suas pacientes. A partir daí, outros pesquisadores continuaram a estudar o tema e, o mais recentemente, observou-se que alterações musculoesqueléticas podem levar às disfunções sexuais. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Na dispaurenia e no vaginismo a musculatura do assoalho pélvico encontra-se hipertônica, sendo necessário o relaxamento desses músculos; e a musculatura acessória (adutores de coxa,obturadores piriforme, glúteos, abdominais e lombares) deverá ser fortalecida.
	
	Para pacientes que apresentam hipotonia dos músculos do assoalho pélvico, a cinesioterapia deve ser realizada, primeiramente, em posição ortostática.
	
	A cinesioterapia para a assoalho pélvico é empregada apenas para o fortalecimento de áreas hipotônicas.
	
	Para pacientes que apresentam hipertonia dos músculos do assoalho pélvico, a reeducação da musculatura deverá ser feita por meio de contrações sustentadas por, no mínimo, 10 minutos.
	 
	Nos casos de disfunção sexual em que há transtorno do orgasmo, a cinesioterapia para o assoalho pélvico pode ser benéfica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408039683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação as Hepatites podemos afirma que hoje representa um problema de saúde pública com tendência ao aumento do número de casos principalmente entre a população de jovens. Marque a opção correta
		
	
	A hepatite B e C estão somente relacionada a contágio sexual e ambas apresentam prognóstico de falência do fígado;
	 
	a hepatite C pode ser contraída pelo mesmo mecanismo da AIDS
	
	A Hepatite A é a forma mais grave da infecção
	
	a Hepatite B não é considerada de gravidade alta
	
	a Hepatite A está relacionada ao manuseio de sangue
		
	 1a Questão (Ref.: 201408027493)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à etiologia do linfedema, assinale a INCORRETA.
		
	
	O linfedema pode ser agudo ou crônico.
	
	O linfedema primário pode ser congênito (hipoplasia ou agenesia do sistema linfático), precoce (alterações hormonais durante a puberdade), ou tardio (geralmente ocorre após a menopausa).
	
	A radioterapia pode ser considerada como um fator que favorece o aparecimento do linfedema.
	
	O linfedema secundário pode ser decorrente de traumas, linfadenectomia, filariose e linfangite.
	 
	A quimioterapia pode ser considerado como um fator secundário no desenvolvimento do linfedema, pois gera um bloqueio transitório no sistema linfático
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408107103)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviçosde saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Diante desta constatação foram criados objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, identifique quais são eles: I. Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. II. Divulgar que as mulheres compõem a maioria da população brasileira e que são as principais usuárias do SUS. III. Contribuir para a ampliação do atendimento às mulheres em situações de risco, desmerecendo qualquer direito legalmente constituído. IV. Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. V. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
		
	
	Apenas os itens pares são verdadeiros.
	
	Todos os itens são falsos.
	 
	Apenas os itens I, IV e V são verdadeiros.
	
	Todos os itens são verdadeiros.
	
	Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407610248)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Fisioterapia pode atuar junto à mulher no período gestacional, durante o parto e no pós-parto. O profissional deve orientar sobre as alterações gravídicas, prevenir e reduzir complicações. São objetivos do tratamento fisioterapêutico à gestante, EXCETO:
		
	
	Exercitar e preparar o assoalho pélvico através de cinesioterapia.
	
	Estabilizar a lombar para auxiliar na diminuição da diástase abdominal.
	
	Treinar técnicas para o trabalho de parto e prevenir complicações circulatórias. Orientar e melhorar a postura e a força de maneira geral.
	
	Facilitar a recuperação puerperal, melhorar a autoestima, ajudar no controle da pressão arterial.
	 
	Tratar as lombalgias, cervicalgias e síndrome do túnel do carpo através de recursos modernos como ondas-curtas e ultrassom.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408177556)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O assoalho pélvico é importante na manutenção da continência urinária e na estática pélvica, sua avaliação realizada pela escala PERFECT não permite quantificar:
		
	
	o tempo de sustentação das contrações.
	 
	a sensibilidade das contrações.
	
	o número de contrações rápidas e lentas.
	
	a intensidade das contrações.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407581413)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os métodos contraceptivos atualmente são considerados de grande importância, pois vão além da idéia de prevenir uma gravidez. Estes também têm sido fundamentais na prevenção de inúmeras doenças sexualmente transmissíveis. Dentre os diversos métodos, pode-se destacar como método comportamental:
		
	
	Método Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte, Método IMPLANON (implante hormonal) e Método anel vaginal
	 
	Método Rítmico ou Ogino-Knaus, Método do Muco Cervical (Billing) e Temperatura basal
	
	Método Condom masculino, Método Condom feminino e Método Diafragma
	
	Método Esponjas, Método Espermicidas e Método Dispositivo Intra-Uterino (DIU)
	
	Método adesivo anticoncepcional, Método Diafragma e a Laqueadura de trompa

Continue navegando