Buscar

Casos Concretos Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Ana Lúcia ingressou na empresa Brasil Serviços Ltda. em 15.04.2009 na função de auxiliar de serviços gerais. As.Resposta: A orientação para Ana Lúcia é dizer que ela tem direito a dobra referente às férias do referido período, pois de acordo com a OJ nº 386, da SDI1, TST é devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no art. 137 da CLT, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no art. 145 do mesmo diploma legal. As férias deveriam ter sido pagas até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período. Isso decorre do fato de ter sido frustrada a finalidade do instituto, que é propiciar ao trabalhador período remunerado de descanso e lazer, sem o qual se torna inviável a sua recuperação física e mental para o retorno ao trabalho. O TST aplicou, por analogia, o art. 137 da CLT. Além do pagamento em dobro das férias com acréscimo de 1/3, Ana Lúcia também tem direito ao pagamento do acréscimo de 1/3 constitucional, que não foi realizado, conforme determina o art. 7º XVII, da CRFB/88.
2-Lúcia trabalha na sede de uma estatal brasileira que fica em Brasília. Seu Lúcia terá direito ao depósito do FGTS enquanto estiver trabalhando no México, que deverá continuar sendo depositado na sua conta vinculada no Brasil.
3-Maria foi contratada em 17/05/2010 pela Indústria Automobilística Vitória S /A . Em 
A) Quais os requisitos necessários para a concessão da estabilidade 
Para a concessão da estabilidade acidentáriade 12 meses deverá, o empregado, teros 
seguintes requisitos : a) Ter ocorrido um acidente de trabalho ou doença a ele equiparado; b) Ter o empregado recebido auxílio-doença; e c) Ter obtido alta médica. ( Art. 118 da Lei 821 3/ 91 c/c Súm. 378 do TST)b)No caso apresentado, Maria terá êxito na ação trabalhista Não. Porque Maria Antonieta ficou incapacitada por apenas se te dias não recebendo, assim, o auxílio- doença, que é um dos requisitos para obter a estabilidade acidentária
4-Cristóvão Buarque, advogado, exerce a função de professor de Direito na 
A) A Universidade Campo Belo poderá dispensar Cristóvão Buarque sem 
O dirigente sindical somente poderá ser dispensado por falta grave mediante a apuração em inquérito judicial, conforme súmula 379 do TST, artigos 494 e 543, parágrafo 3º da CLT.
B) Na hipótese de rompimento do contrato de trabalho por justa causa, em
Será enquadrado por falta grave, tendo a necessidade de inquérito judicial, conforme súmula 379 do TST.
5-Maria, foi contratada pela empresa ABC Ltda, para trabalhar com contrato de 
A) É devido o aviso prévio a Maria? Segundo Art 481 CLT que assegura as partes a se arrependerem antecipadamente , 
cabendo nesse caso o aviso prévio , então sim é devido o aviso prévio a Maria
B) Em caso afirmativo, quantos dias de aviso prévio a empresa ABC Ltda deve a Maria? Dois meses, ou seja 60 dias
6-Após ter completado 25 (vinte e cinco) anos de trabalho na empresa Gama Ltda, PedroA) A aposentadoria espontânea extingue o contrato de trabalho quando o empregado R.: Não extingue previsto na OJ-361 TST
B) A indenização compensatória de 40% do FGTS incide sobre todo o contrato de R.: A indenização é sobre todo o período trabalhado. O fato de já ter sacado o FGTS 
não influencia sobre os 40% do FGTS.
7- Marcos Vinícius foi contratado pelo Banco Alfa S/A na função de vigilante em
R: Sim, o Banco Alfa S/A agiu corretamente ao dispensar Marcus Vinícius por justa causa, uma vez que o comportamento do empregado estava se tornando rotineiro, o que acabava por prejudicar o desempenho da empresa. Neste caso ainda colocar a ideia da Desídia que é o descumprimento pelo empregado da obrigação com seu empregador, ou seja, agir de maneira irresponsável, seja com atrasos freqüentes, faltas injustificadas ao ou desinteresse por sua função.
8-Tales, empregado da empresa Bom Garfo, falsificou atestado médico para justificar Não foi correta pois Tales praticou o ato da improbidade 
9- Ana Maria trabalhou na empresa Preço Bom Ltda., por 3 (três) anos. Foi dispensad
Ana Maria não tem direito à multa prevista no art. 477, § 8 º, da CLT, pois o 
prazo máximo para a quitação das verbas da rescisão contratual seria dia 
30.04.2015, eis que na contagem exclui -se o dia de início e inclui o 
vencimento. (OJ nº 162, da SDI-I do TST
10-Manuela foi contratada pela empresa TDB Informática Ltda., em 13/10/2011 na função de analista Com relação a primeira distribuição em 10/07/2015 não houve a prescrição total pois os 2 anos para distribuir uma ação trabalhista são contados a partir do termino do contrato do trabalho contabilizando o aviso previo e no presente caso foi 33 dias. Sendo assim o contrato se distinguiu no dia 18/07/2013. Quanto a segunda distribuição a sumula 268 TST dispõem que o arquivamento interrompe a prescrição somente quanto aos pedidos idênticos, e sendo assim no presente caso o advogado acrescentou o pedido de adicional noturno na segunda distribuição acarretando a sua prescrição isto é, o juiz conhecera no prescrição total exclusivamente com relação ao pedido adicional noturno pois como não foi requerido na distribuição seu prazo nunca foi interrompido
11- Cristina Maria foi dispensada por justa causa, sob a alegação de prática de ato de indisciplina e insubordinação Diante dos fatos narrados percebe-se que, essa exposição da empregada a situação constrangedora no ambiente de trabalho fere sua dignidade como trabalhadora e caracteriza extrapolação dos limites do poder fiscalizatório do empresário. Pois, existem outros meios mais eficazes e menos desrespeitosos de proteger o patrimônio, a exemplo, um detector, câmeras de filmagem, dentre outros. Logo, com fulcro no art . 5º, X XII da CF que trata do direito de propriedade , o inciso X do mesmo artigo que trata da invasão da intimidade e privacidade, bem como o art. 373 -A, VI da CLT, e cabível ação pleiteando danos morais e a conversão da dispensa por justa causa em dispensa sem justa causa/imotivada cumulada do reconhecimento do direito de recebimento de todas as verbas rescisórias: saldo de salários; aviso prévio no valor de sua última remuneração; décimo terceiro salário proporcional; férias proporcionais; 1/3 de férias; saque do FGTS depositado na Caixa Econômica Federal; Indenização de 40%, calculada sobre o total dos depósitos realizados na conta do FGTS durante o contrato de trabalho, devidamente corrigido, inclusive sobre os depósitos sacados durante a vigência do contrato; seguro desemprego, nos termos do art. 7º, I da CF e art. 477 da CLT. 
12-Se um empregado de um condomínio residencial, utilizando luvas, coloca diariamente o saco de lixo, já lacrado O adicional de insalubridade em grau máximo destina -se aos trabalhadores em limpeza urbana, que trabalham na coleta e industrialização do lixo, mas não àqueles que trabalham na limpeza das dependências de empresa de coleta de lixo urbano. Essa decisão foi da Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, "Não se pode considerar o trabalho dos profissionais de limpeza, como o empregado, que não trabalham nem em coleta, nem em industrialização de lixo urbano, mas com lixo domiciliar, como insalubre em grau máximo".(RR 725.313/2001.09) 
13-Benedito foi contratado pelo Banco Atenas S/A para trabalhar como vigilante. Trabalhou de 2ª a 6ª feira de 9h às 18h A) Benedito deve ser enquadrado como bancário? Segundo a Súmula 257 do TST, “o vigilante, contratado diretamente por banco ou por intermédio de empresas especializadas, não é bancário”. Portanto, Benedito não deve ser enquadrado como bancário.B) São devidas as horas extras postuladas por Benedito? Não. Porque como Bendito nãose equipara aos bancários, que é uma categoria diferenciada, não tendo efeito o art. 224 da CLT para os vigilantes. As horas postuladas por Benedito não são devidas, pois não se equiparam a bancário, para efeito de aplicação do artigo 22 4 da CLT, em razão da inexistência de expressa previsão legal, considerando, ainda as diferenças estruturai s e operacionais entre as instituições financeiras e as cooperativas de crédito, com base na OJ 379 da SDI-1 do TST.
14-Sindicato dos bancários formalizou Convenção a) Ana Maria poderá exigir a devolução dos valores descontos em seu salário a título de contribuição assistencial? Com base na sumula vinculante 40 no STF, na OJ 17 da SDC no precedente normativo 119 do TST é nula a cobrança de contribuição assistencial para empregados na sindicalizados sendo devida por tanto a sua devolução. b) A resposta seria a mesma na hipótese de contribuição sindical? Com relação a contribuição local prevista na parte final do inciso 4 do art 8 da CF todo empregado sindicalizado ou não está obrigado acontribuir com 1 dia de seu salario do mes de Março de cada ano na forma dos art 578 e 579 da CLT.
15-OAB/FGV - O Banco Ômega S.A. ajuizou ação de interdito proibitório em face do Sindicato dos Bancários a) Durante a greve, é lícita a realização de piquetes pelo Sindicato com utilização de carros de som? Sim, pós segundo o art 6° da lei 7.783/89 é direito dos grevistas a livre e passifica divulgação do movimento. O paragrafo 2° deste art veda expressamente as empresas frustrarem a divulgação do movimento.
. b) Procede a pretensão veiculada na ação judicial no sentido de que o réu se abstenha de impedir o acesso O banco tera exedo em sua ação judicial com base no § 3 do art 6° da lei 7.783/89, que veda aos grevistas impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano a propriedade ou pessoa.
16-Janaina Lemos foi contratada em 10/05/1978 pela empresa Brasil XYZ S/A e não optou pelo sistema do FGTS. Em 08/05/2013 Sim, pois Janaina tem estabilidade decenal e segundo o art. 492 da CLT que relata que “o empregado que contar mais de 10 anos de serviço na empresa não poderá ser despedido senão por motivo de falta grave ou circunstancia de força maior, devidamente comprovadas”, portanto, seguindo o referido artigo, a despedida de Janaina não foi devidamente comprovada.

Outros materiais