Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA 3
DIREITOS HUMANOS
EXERCÍCIO PARA POSTAGEM NO BLOG:
FEDERALIZAÇÃO DE CASOS DE GRAVES VIOLAÇOES DE DIREITOS HUMANOS
Leia os seguintes textos, disponibilizados no blog:
RAMOS, André de Carvalho. Teoria geral dos direitos humanos na ordem internacional. São Paulo: Saraiva, 2012. Item 8.2: “A implementação das obrigações internacionais: a federalização das graves violações de direitos humanos”.
GOMES, Olívia Alves; ALMEIDA, Guilherme de Assis (coordenação) / ASTOLFI, Roberta Corradi; LAGATTA, Pedro; OI, Amanda Hildebrand (autores). Estudo sobre a federalização de graves violações aos direitos humanos. Brasília : Ministério da Justiça, Secretaria de Reforma do Judiciário, 2014. “Sumário-Executivo”, p. 12-15. 
A partir dos textos, responda:
1) O que é a federalização de processos por violações de direitos humanos e como ela se fundamenta? 
R: Federalização é um incidente de deslocamento de competência, que consiste na possibilidade de deslocamento de competência da Justiça Comum para a Justiça Federal, nas hipóteses em órgãos persecutórios se mostrarem inoperantes no seu poder-dever de apuração idônea, integra e eficaz em restar configurada grave violação de direitos humanos previstos em tratados internacionais dos quais o Brasil seja signatário. 
Ela se fundamenta na necessidade de assegurar uma proteção efetiva aos direitos humanos e o cumprimento das obrigações assumidas pelo Brasil em tratados internacionais.
2) De acordo com a pesquisa empírica “Estudo sobre a federalização de graves violações aos direitos humanos”, desenvolvida por equipe da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação, cujos resultados foram resumidos no “Sumário-Executivo”, disponibilizado no blog: 
a) Quais tipos de argumentos têm sido usados nas decisões para justificar o deferimento ou indeferimento da federalização? 
R: 
- a causa de pedir: a hipótese de grave violação dos direitos humanos; 
- o interesse da União no cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos e 
- a avaliação do interesse ou capacidade das instituições do sistema de segurança pública e justiça do Estado em tela.
b) Qual é o fator de maior importância que tem determinado as decisões do STJ em um ou em outro sentido? Explique sua resposta.
R: É a disputa político-institucional entre as instituições do sistema de justiça federal e o sistema de justiça estadual. Pois há posição contrária à aprovação do incidente de deslocamento de competência para alguns ministros, os quais alguns recomendam a aplicação da Lei nº 10.446, de 8/5/2002, no entanto, a preocupação com o pacto federativo é apenas relativamente ao Ministério Público e Judiciário.