Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

SOLUÇÕES
1 - Unidades de Concentração:
1.1. Percentagem em massa ou peso (massa do soluto/massa de solução): Uma solução de HCl 37% em peso contém 37g de HCl em 100g de solução. Percentagem em volume (volume de soluto / 100 volumes de solução): Uma solução de etanol 96% (em volume) (96º GL) contém 96ml de etanol puro para 100ml de solução aquosa. 
%m/m= [massa do soluto (g)/massa da solução (g)] x 100
1.2. mg/L = Partes por milhão (ppm) e g/L = Partes por bilhão (ppb)
ppm: número de partes do soluto/1.000.000 de partes do solvente. A concentração expressa em ppm é praticamente igual a mg/L de solução. Este modo de expressar as concentrações muito baixas. Atualmente usa-se mg/L e g/L (SI).
1.3. g/L ou mg/mL: Uma solução de NaCl a 5g/L contém 5g de NaCl por litro de solução.
Título: massa de soluto (g) / volume da solução (L) ou massa de soluto/massa de solução.
%m/v = massa de soluto (g)/100mL de solução 
%v/v = volume do soluto/100 partes de volume de solução.
1.4. Molaridade (mol/L): Número de mols de soluto / 1 litro de solução. Uma solução de concentração 0,1 mol/L contém 0,1 mol de sacarose (34,2g) por litro de solução.
1.5. Normalidade ou Concentração em eqg/L: Números de equivalentes-grama/1 litro de solução. Embora fora de uso por recomendação da IUPAC, este conceito facilita muito o cálculo, principalmente em química analítica quantitativa. Cabe ao aluno decidir se vai usar ou não, caso use, deve ao final cálculo converter o resultado para a concentração em mol/L.
1.6. Fração em mol: Número de mol do soluto / Número total de mol da solução. Se n1 é o número de mols do soluto e n2 o número de mols do solvente, a fração em mol do soluto é expressa como: n1 / n1 + n2. E a fração em mol do solvente é expressa por: n2 / n1+ n2.
1.7 - Transformações de Unidades:
%m/m . d = %m/v
título = %m/v . 10
título/massa molar= (g/L)/(g/mol) = mol/L = Molaridade
N=x.M
2 - Diluição
Durante as operações rotineiras de laboratório, é comum ter que diluir soluções para torná-las menos concentradas. Alguns dos reagentes comuns nos laboratórios são engarrafados sob a forma concentrada (HCl 36,5%, HNO3 70,7%, H2SO4 96%, NH3 solução 28%, CH3COOH 100%) e geralmente devem ser diluídos para uso. O processo de diluição consiste em dissolver uma da quantidade de soluto em um grande volume da solução. Quando uma solução concentrada é diluída pela adição do solvente, o número de mol do soluto na mistura permanece constante. Isso significa que a concentração em mol/L da solução, multiplicada por seu volume, deve permanecer constante quando o solvente é adicionado.
Então o produto da concentração inicial pelo volume inicial é igual ao produto da concentração final pelo volume final.
ni = nf
CiVi(L) = CfVf(L)