Buscar

Etanol da Batata Doce

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Obtenção do etanol a partir da Batata Doce
Etanol
O etanol, também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução de acetaldeído.
Batata Doce
A batata-doce é uma hortaliça tropical e subtropical, de ciclo curto de produção (4-5 meses), rústica e com elevada capacidade de produção de biomassa. A batata-doce apresenta uma multiplicidade de usos, podendo ir desde a alimentação humana, passando pela alimentação animal até a produção de etanol. 
Etanol da Batata Doce
A batata-doce apresenta uma ótima produção de biomassa para obtenção de álcool combustível, associada ao seu ciclo curto de produção (5 meses) e sua alta rusticidade.
A produção de álcool a partir da batata-doce é altamente desejada. 
No Brasil, ainda está em fase experimental.
Obtenção do Etanol na 
Batata Doce
A Batata foi lavada
Cortada
Triturada com água
Coada
Fermentação
A via fermentativa é o método mais utilizado na obtenção de etanol no Brasil e na maior parte dos países do mundo.
As leveduras são fungos com propriedades específicas como tolerância a altas concentrações de álcool e gás carbônico, o crescimento rápido e a capacidade de fermentação as tornam os microrganismos mais adequados para essa operação 
A levedura utilizada é a Saccharomyces cerevisiae (fermento de panificação) 
Destilação
O álcool presente no mosto (vinho) é recuperado pela destilação, processo de separação de componentes de uma mistura baseado nas suas capacidades de evaporação em uma dada temperatura e pressão. Na destilação, a mistura é aquecida
até a fervura, sendo que os vapores são resfriados até se tornarem líquido novamente.
Assim, o efeito final é o aumento da concentração do componente mais volátil (álcool) no vapor e do componente menos volátil (caldo fermentado) no líquido. Por este processo obtém-se o etanol.
Teste de teor do etanol obtido
Acima de 70%
Conclusão
Como fonte alternativa de bioenergia, a batata doce apresenta ótima produção de biomassa para obtenção de álcool combustível, associada à rusticidade do plantio e experiência dos agricultores. Resultados preliminares têm demonstrado que um hectare de raiz de batata-doce rende de 30 a 40 toneladas de biomassa, que pode ser transformada em combustível. Neste contexto, a cultura, ao contrário de outras culturas agroenergéticas, tem a seu favor privilegiar os pequenos produtores rurais por não exigir grandes áreas de plantio, apresentar custo baixo para implantação da lavoura e alto rendimento, além da possibilidade de ser produzida em terras menos férteis, necessitar de investimento menor que outras culturas, e os resíduos da produção poderem ser usados como ração animal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando