Buscar

considerações finais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo ativo de linguagem exerce a função como uma estrutura para que o indivíduo compreenda como ocorre a construção interna dos conhecimentos, sendo assim, torna-se necessário para o indivíduo produzir e compreender a linguagem. Dessa maneira, a inclusão dos gêneros no processo de ensino-aprendizagem faz-se necessária, colaborando gradualmente para o desenvolvimento da linguagem e resulta como objeto e instrumento de trabalho para professores. Por isso, considera-se a importância da presença dos gêneros na sala de aula. 
Os gêneros são criados e reedificados pelos indivíduos por meio, principalmente, das interações comunicativas. Perante disso, podemos usar e abusar esta “grande ferramenta ” de trabalho no processo de ensino-aprendizado de nossos futuro alunos nas instituições de ensino. Será facilitado o acesso do professor ao que faz parte da vida social desse aluno, já que estamos cercados pelo mundo dos gêneros textuais. 
Os gêneros devem ser os princípios que mantém o trabalho escolar, afinal, não é possível trabalhar com a linguagem sem os gêneros, porque ela ocorre por meio deles. lamentavelmente, existe, ainda, inúmeras escolas que trabalham com os gêneros na sala de aula, simplesmente, porque eles constam nos guias curriculares, mas não são usados como deveriam, deixam de fazer relação com as práticas sociais, por isso, não é possível efetuar um trabalho eficiente, visto que o professor não trabalha considerando os aspectos que estão fora do contexto escolar, ou seja, trazendo estes fatores para o mundo da escola. 
Para que o aluno aperfeiçoe, de forma progressiva, o uso da linguagem, é importante que o professor desenvolva um trabalho pautado em sequências didáticas que faça parte a diferentes agrupamentos de gêneros. Com isso o aluno compreenderá uma diversidade maior de gêneros, beneficiará a ele saber utilizá-los em diversas situações comunicativas. 
Perante essas considerações, podemos entender que o ensino com gêneros textuais é fundamental no processo de ensino-aprendizado da língua. Finalizando essas considerações, o trabalho em sala de aula com os diversos gêneros facilita ao aluno acessar à língua em funcionamento, o que permite ao aprendiz melhores condições para receber e produzir diversos textos.

Outros materiais