Buscar

AOPL 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOPL 04
Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.”
 
                          CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, A22, 08/07/2012 (adaptado).
 
Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.
PORQUE
II - O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
Você acertou!
É necessário que a sociedade invista em pesquisa científica (I) sabendo que direta ou indiretamente resultará em aplicabilidades diversas por vezes inesperadas II.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Fatos são fenômenos que acontecem constantemente na realidade objetiva, leis cientificas estabelecem relações entre dois fenômenos, teorias científicas são conjuntos de proposições que permitem a coordenação entre fatos e leis. Contudo, a história da ciência não resulta da mera acumulação de fatos, dados e teorias, mas dos paradigmas. 
Sobre esse assunto analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I - Paradigma é uma visão peculiar, uma maneira de ver e observar o mundo.
II - A mudança de paradigma é algo sutil, quase imperceptível.
III - Cada paradigma possui suas teorias, fatos, noções científicas aceitas.
IV - Diversos paradigmas coexistem, há uma sobreposição entre eles.
V - O paradigma funciona como um guia que direciona o trabalho do cientista.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas
Você acertou!
Uma ressalva importante ao se falar em fatos e teorias é que a história da ciência não resulta da mera acumulação de fatos, dados e teorias, cada época possui uma visão peculiar, uma maneira de ver e observar o mundo. Essa forma de compreender o mundo é chamada de paradigma. Cada paradigma possui suas teorias, fatos, noções científicas aceitas na prática científica, caracteriza-se por modelos e funciona como um guia que direciona o trabalho do cientista, pois dita o que é aceito e praticado. Quando se dá a rejeição parcial ou total de um paradigma e o novo é aceito, a ciência entra num período de revolução, que são súbitos episódios de renovação e desenvolvimento, que permitem uma nova percepção sobre o mundo e sobre a ciência.
Questão 3/5 - Instituições e Organização do Estado
A partir da Revolução Industrial do século XVIII, países como os Estados Unidos e a França rapidamente criaram leis que concediam patentes aos seus inventores. Esta proteção às criações intelectuais (“Propriedade Industrial”) se justificavam por vários motivos. Sobre estas justificativas, observe atentamente as duas afirmativas abaixo e a eventual relação entre elas:
1ª) Já naquela época, o desenvolvimento de certas tecnologias podia se transformar em um investimento bastante caro e demorado, obrigando o titular da invenção a inserir no preço do produto final uma fração que lhe permitisse recuperar seu investimento com pesquisa e desenvolvimento. A patente era, então, uma garantia para este investimento.
Consequentemente...
2ª) O Brasil, que era um país basicamente agrícola, somente foi criar sua primeira lei de patentes na década de 1950, após as políticas de industrialização dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
 
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que
	
	D
	A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
Você acertou!
A resposta correta é a letra “D”. Embora o Brasil fosse um país agrícola, foi um dos primeiros países do mundo a ter uma lei de patentes, já em 1808, com a chegada da família real. Isto se deveu ao fato de que, naquele momento, era o Brasil a capital do Império português, dada a invasão da metrópole pelas forças de Napoleão.
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
Recentemente a Sociologia da Ciência buscou uma contraposição ao modelo positivista de se fazer ciência pregado pelo Círculo de Vienna. 
Sobre a visão atual da Sociologia da Ciência assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a opção correta.
 
(   ) A Sociologia da Ciência voltou-se para a compreensão da dimensão social da atividade científica, correlacionando esta atividade a outras esferas da vida social, como a política e a econômica, considerando-a como uma instituição social.
(   ) A Sociologia a Ciência explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social.
(   ) A Sociologia da Ciência considera a ciência como construída socialmente.
(   ) A Sociologia da Ciência entende que os fatos científicos são realidades puras, com caráter de verdade objetiva.
	
	B
	V, V, V, F
Você acertou!
Trigueiro (2009) explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social. Assim, as comunidades científicas são grupos sociais, com regras e características próprias que conferem à ciência, além dos seus aspectos cognitivos, elementos sociais na produção científica. Ao analisar esse processo, a Sociologia da Ciência levanta o debate sobre verdade científica e racionalidade técnico científica que buscam a neutralidade científica e ciência pura. Para os estudiosos, ao enfatizar as relações entre os pares da comunidade científica para explicar o modo como se organiza e se realiza a atividade científica, por meio da junção de elementos sociais, culturais e políticos na obtenção dos fatos científicos, a ciência passa a ser construída socialmente.
Questão 5/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando em consideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa.
Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro, desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar o potencial da ideia é importante.
Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o ambiente à sua volta em busca de problemas, faltas, serviços malfeitos ou até exemplos de sucesso que não conseguem atender à demanda. Deve, também, identificar uma área de negócios em que se sinta confortável.
A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações seguintes.
I. A oportunidade deve ajustar-se ao mercado.
II. Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade.
III. Um empreendedor, ao utilizar sua habilidade, dá forma a uma oportunidade que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais.
É correto o que se afirma em:
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Primeiro,porque toda oportunidade identificada deve encontrar espaço em determinado mercado, não adianta vislumbrar a possibilidade de abrir uma panificadora se o mercado daquela região já possui hábitos de consumo que não possibilitaria o sucesso da mesma. Ter ideias é importante, porém, se não houver pesquisa para saber se ela irá atender ou não uma necessidade de um mercado específico não adiantará nada. A habilidade do empreendedor de observar e enxergar oportunidades é essencial para estar no tempo certo e no lugar certo para dar continuidade ao negócio que vislumbrou.

Outros materiais