Buscar

RTM 2

Prévia do material em texto

Manipulação articular vertebral pelo fisioterapeuta é a aplicação de movimentos	
Quest.: 1
	ativos com alta velocidade.
	passivos com alta velocidade, com a possibilidade de interrupção pelo paciente.
	passivos com alta velocidade, sem a possibilidade de interrupção pelo paciente.
	passivos com baixa velocidade.
	passivos com baixa velocidade, com a possibilidade de interrupção pelo paciente.
2-Tração é uma força mecânica aplicada ao corpo de forma a separar as superfícies articulares e alongar os tecidos moles que cercam a articulação. As indicações clínicas para o uso da tração vertebral incluem:	
Quest.: 2
	Edema crônico, dor na região lombar e cervical por fratura instável e compressão medular, hipomobilidade articular, compressão da raiz nervosa
	Dor na região lombar e cervical por fratura instável e compressão medular, hipomobilidade articular, compressão da raiz nervosa.
	Hipomobilidade articular, compressão da raiz nervosa, dor na região lombar ou na cervical com ou sem sintomas de irradiação, espasmo muscular paravertebral leve.
	Infecções agudas, dor crônica, dor na região lombar e cervical por fratura instável e compressão medular e hipomobilidade articular.
	Dor crônica, hipertensão não controlada, hipermobilidade articular, compressão da raiz nervosa.
3.
Paciente Luis Carlos de 60 anos procurou um médico por causa de dores no ombro direito. Paciente é pintor e trabalha 7 dias por semana como autônomo. O paciente reclama que vem perdendo força e tem dificuldade de fazer abdução e flexão do braço. Após avaliação do médico, foi observada limitação funcional da osteocinemática de flexão, extensão e abdução apresentando grau 2, 3 e 3 respectivamente. O médico solicitou Radiografia AP, PERFIL. O resultado da radiografia foi diminuição do espaço glenoumeral. O paciente voltou ao médico para levar o exame e ver o tratamento. O médico encaminhou o paciente para fisioterapia e receitou um medicamento para dor. Baseado no quadro do paciente, marque qual é a conduta mais conveniente para ser aplicada neste paciente levando em consideração os tipos de movimentos (mobilizações).	
Quest.: 3
	Ativo assistido e Ativo livre;
	Ativo livre, Ativo resistido;
	Ativo livre e ativo resistido;
	Passivo e ativo resistido.
	Passivo, ativo assistido e ativo livre;
4.
Apesar de traduzir interferências precoces, a mobilização passiva, tanto artrocinemática como osteocinemática, também demonstra pontos significativos a serem considerados na avaliação, para uma boa prescrição terapêutica. Assim sendo, marque a alternativa que complementa a ideia de que as obervações expostas facilitam uma boa prescrição.	
Quest.: 4
	Ao se avaliar um paciente portador de dor à mobilização osteocinemática, devemos enfatizar a necessidade de imobilização a qualquer forma de mobilização.
	Ao se avaliar um paciente portador de limitação de amplitude de movimento artrocinemático, devemos considerar que este precisa ser estimulado fisiologicamente.
	Um tecido sem plasticidade e elasticidade dificilmente apresentará bons resultados à mobilização passiva, necessitando interferência cirúrgica obrigatória para mudança do quadro.
	Considerando a avaliação goniométrica restrita, por dor ou limitação de arco, outros fatores precisam ser considerados para se julgar a exclusão total ou parcial de mobilidade.
	Considerando restrições na amplitude e na qualidade do arco, nunca devemos realizar mobilização artrocinemática em pacientes com déficits no final da amplitude fisiológica.
5.
A mobilização passiva é prescrita quando desejamos facilitar situações analgésicas e ganhos de arco de movimento. Nesse contexto, as barreiras de movimento, fisiológicas ou não, precisam ser identificadas para uma melhor prescrição e resposta. Assim, analise as questões que se seguem e, depois, assinale a alternativa que confirma sua análise. I. A barreira fisiológica é aquela em que o paciente permite maior arco em mobilização passiva dolorosa. II. A barreira anatômica é aquele limite imposto pelos ligamentos e ossos ou condições restritivas articulares permanentes. III. A barreira elástica incorpora a mobilização passiva até a identificação de maior tensão, sem dor. IV. A barreira restritiva pode traduzir falhas articulares e/ou musculares, podendo se encontrar em qualquer ponto do arco de movimento.	
Quest.: 5
	As alternativas II, III e IV estão corretas.
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando