Buscar

Ensino e Aprendizado Psicomotora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fichamento O processo de Ensino /aprendizado através da educação psicomotora
Aluno: Leonardo Frassetti Chagas Porto 
Curso: Pós Psicopedagogia Clinica e Institucional 
Matricula: 201708209794
	O processo ensino/aprendizado através da educação psicomotora
	Indicação bibliográfica: NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto alegre: Prodil, 1995. PEREIRA, C. L. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 2, p. 277-286, abr./jun. 2012. SOUSA, Dayse Campos. Psicomotricidade: integração, pais, crianças e escola. Fortaleza: Livro Técnico, 2004. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP:Loyola, 2003. AURÉLIO, Minidicionário Escolar Século XXI. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil Conhecimento de Mundo. Brasília, MEC/SEF 1988. BRESCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: Bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: proposta para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003. CARVALHO, A.M.C. ET al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca.Vol. 1 e 2. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
	Palavras-chave: Lúdico, Educação, Psicopedagogo, Dificuldades de aprendizagem.
	Resumo:  A escola é o principal local em que se manifestam os sintomas, as queixas do não aprender, dos problemas e as dificuldades de aprendizagem. É nesse contexto que surge a Psicopedagogia para colaborar e contribuir com todos os sujeitos que fazem parte da educação.
	Citações: “[...] é o conhecimento corporal dos seus limites e do que é possível fazer (explorar)”. “[...] com a prática de exercício físico é possível conhecer o seu próprio corpo e suas limitações e qualidade”. “[...] com a prática de exercícios em grupo, nem todos têm as mesmas habilidades e conhecer como o outro se manifesta de corporal acaba sendo feita”. “[...] através do domínio de si e do próprio corpo, o indivíduo é capaz de solucionar qualquer questão relacionada ao autoconhecimento”. “[...] a consciência do corpo como um elemento indispensável para a comunicação da criança com o meio em que vive. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma satisfatória percepção corporal e psicomotora”. “[...] ajuda a criança a ter uma percepção adequada de si mesma compreendendo suas habilidades e limitações reais e ao mesmo tempo auxiliá-la a se expressar com maior liberdade aperfeiçoando novas competências motoras”. “[...] falhas no autoconceito podem ocasionar dificuldades na execução de movimentos e na interação social e ocasionar transtornos psíquicos”. “[...] é essencial para o indivíduo realizar qualquer movimento”. “[...] é utilizada diariamente para realizar as tarefas, como correr, saltar, andar, pular”. “[...] é solicitada em grande parte dos movimentos diários da criança e deve ser aprimorada para uma maior eficiência”. “[...] facilita o controle dos movimentos e integração entre mente e corpo. “[...] é fundamental para o crescimento do indivíduo, de forma sadia, independente e autônoma. “[...] ao ser trabalhada, a aprendizagem e o desenvolvimento deste 1º conteúdo são importantes e relevantes para a percepção e constituição da noção de corpo. “[...] quando a criança não tem a coordenação motora estimulada ou por algum motivo físico ou mental tem dificuldade motora. O aspecto psicomotor fica comprometido” .“[...] falhas na coordenação motora podem ocasionar deficiências de movimento e alterações no comportamento ao longo da vida. “[...] a motricidade está relacionada ao movimento do corpo, e em como um indivíduo associa um determinado movimento com o que está em seu meio. O movimento faz parte do desenvolvimento psicomotor através da comunicação. Através dos movimentos, desde os primeiros dias de vida, os movimentos rudimentares até chegar ao domínio dos movimentos do corpo todo”. “[...] a locomoção principalmente nos primeiros anos de vida é essencial para o desenvolvimento motor”. “[...] é por meio do movimento que o bebê tem um aumento de suas funções motoras de forma progressiva e também mais complexa”. “[...] o movimento é a base, pois por meio dele serão formadas novas sinapses e informações para novos movimentos (mais complexos)”. “[...] o movimento é uma das habilidades que estão inseridas no desenvolvimento psicomotor através dele conseguimos nos desenvolver, comunicar e expressar”.
	Comentários: Os autores, anteriormente citados, se propuseram a estudar os processos de desenvolvimento infantil, de acordo com as transformações cognitivas que ocorriam durante a infância até a adolescência. Ao relacionamos o desenvolvimento psicomotor da criança e o campo da Educação Escolar, que em seu passado que priorizava o componente exclusivamente motor em suas aulas, devido as abordagens ligadas às áreas médica e militar, hoje com a inserção de novas abordagens, no intuito de romper a cultura antiga que apregoava o cenário escolar da Educação Física, ainda podemos perceber, por parte de alguns professores, certo desconhecimento acerca das abordagens oriundas das Ciências Sociais e da Psicologia, que ampliaram a visão do campo da Educação Física Escolar proporcionando conhecimentos sobre como a criança se desenvolve. Entre elas, a abordagem psicomotora baseada nas pesquisas de Le Boulch proporciona uma visão total da criança que, por meio do movimento corporal, busca desenvolver todos os aspectos do desenvolvimento psicomotor, ou seja, os aspectos afetivo, cognitivo, motor e social não sendo facultada apenas a dimensão motora. Logo, o psicopedagogo auxilia na identificação dos problemas no processo de aprender, lidando com as dificuldades de aprendizagem por meio de instrumentos e técnicas específicas, articulando nas várias áreas, buscando suporte para responder os sintomas e as queixas dos alunos e professores. Portanto, o trabalho do psicopedagogo torna-se mais real a possibilidade do acolhimento, da descoberta, das práticas, dos métodos, do entender-se e compreender-se como sujeito que pode e que tem direito de aprender, de adequar-se e ser inserido na escola de forma atuante, participativa em que á sua cidadania é respeitada.
	Ideação: As escolas existem para agir no mundo, na sociedade e na história, em que o seu papel se torna decisivo na vida das pessoas. A maior parte da nossa vida é passada dentro das escolas, e ela influencia, interfere, interage dentro dessa organização que chamamos de educação. Para muitas pessoas essa convivência escolar é prazerosa, mas para muitos é dolorosa, pois encontram dificuldade para aprender. Às vezes não são compreendidos, são rotulados e deixados para trás no processo da aprendizagem, mas o que muitas vezes eles necessitam é de um olhar diferente, alguém que perceba seus problemas, que deixe de lado os (pré) conceitos e os rótulos que lhes deram no decorrer da sua vida escolar. Tônus da postura - O tônus, está ligado com as funções do equilíbrio e regulações mais complexas do ato motor.
Coordenações globais - Chamada também de motricidade ampla, é definida como a colocação em ação simultânea de grupos musculares diferentes. É o conjunto de habilidades desempenhadas com o corpo todo, buscando a harmonia e o controle de movimentos amplos, como receber e arremessar uma bola por exemplo.
Motricidade fina - Em suma pode-se afirmar que motricidade fina resume-se a movimentação de pequenos músculos, englobando principalmente a atividade manual e digital, ocular, labial e lingual.
Organização espacial e temporal - A organização espacial é a capacidade de situar-se, orientar-se e movimentar-se em um espaço, tendo sempre como referência a própria pessoa. Refere-se às relações de perto, longe, em cima, embaixo, dentro, fora, etc.
Ritmo – É uma ordenaçãoespecífica, característica e temporal do ato motor, ordenação esta que refere-se a processos parciais interligados no ato motor. Há ainda uma ligação entre ritmo e organização espacial e temporal.
Lateralidade - É a manifestação de um lado preferencial na ação, vinculado a um hemisfério cerebral; é necessário que não se discrimine a esquerda e a direita".

Outros materiais