Buscar

Apol 4 e 5 - 100 pontos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre  a prática da redação técnica:
Para se compreender as especificidades da redação técnica, é importante analisar, primeiramente, as diferenças entre as características linguísticas da redação literária e a técnica. Enquanto a redação literária admite liberdades linguísticas como metáforas, dubiedades, subjetividades, trocadilhos e outras formas mais desenvoltas, a redação técnica, necessariamente, exige clareza e objetividade. Não se pode correr o risco de que o interlocutor interprete a mensagem de maneira diferente das intenções do emissor. Na redação literária, o leitor está livre para fazer a interpretação que quiser.
Considerando o texto acima e os conteúdos das aulas, alguns modelos de documentos são emitidos a partir das premissas das redações técnicas.
Analise as afirmativas a seguir e identifique aquelas que se mostram corretas sobre aos conceitos de cada tipo de redação técnica apresentada.
I. Procuração é um documento utilizado somente para estudos científicos.
II. Memorando é um documento de uma empresa utilizado para transferir poderes de uma pessoa a outra.
III. Circular é um comunicado interno destinado a um departamento específico.
IV. Declaração é um documento que comprova a transferência de valores entre duas partes.
Assinale a alternativa correta.
II e III, apenas.
III e IV, apenas
IV, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Apesar de serem considerados essenciais às empresas, muitas pessoas apresentam dúvidas a respeito do papel dos planejadores estratégicos dentro das organizações, isto é, como é o dia de trabalho destes profissionais, o que eles fazem e como captam corretamente as informações.
Considerando o contexto dos planejadores no apoio ao sucesso dos negócios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – Devido ao seu envolvimento com a atividade de planejamento estratégico, espera-se do planejador habilidades que combinem a compreensão sobre as tendências de mercado, visão sistêmica, pensamento criativo, comunicação e entendimento sobre os objetivos da organização.
PORQUE
II – Para elaborar um planejamento bem sucedido à empresa, organizando as estratégias, exige-se que o planejador coordene as suas próprias ações e desenvolva sozinho o seu trabalho, pois assim não sofrerá com a possibilidade de conflitos com os demais setores da empresa.   
Neste contexto é correto o que se afirma em:
As asserções I e I são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia as informações abaixo:
Muitas empresas ainda se deparam com obstáculos em adequar as suas estratégias de comunicação aos públicos de interesse, apresentando, muitas vezes, dificuldades em saber utilizar corretamente a linguagem e redigir os seus documentos e correspondências. A forma como a organização se comunica e produz os seus documentos e correspondência pode melhorar ou denegrir a imagem da empresa no mercado. A partir deste contexto, torna-se necessário que os profissionais das empresas apresentem conhecimentos e habilidades para trabalhar a redação técnica visto que ela engloba textos como: contratos, memorandos, atas, relatórios, procurações, entre outros.
A respeito da estrutura e características da redação técnica, admite-se na redação técnica o uso de:
Metáfora.
Subjetividade.
Figuras de Linguagem.
Linguagem Poética.
Precisão do Vocabulário.
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Um experiente profissional de vendas percebeu que sua equipe de vendedores apresenta uma dificuldade de trabalhar o marketing pessoal com o receio de parecerem prepotentes ou vaidosos. Ao conversar pessoalmente com os vendedores, o gestor de vendas percebeu que eles assumem uma postura excessivamente humilde, pois não sabem como demonstrar as suas próprias competências. Ciente da necessidade de mudar esta perspectiva, o gestor de vendas contratou uma consultoria para orientar os vendedores a trabalharem o seu marketing pessoal.
Considerando o exposto, avalie as orientações que a consultoria sugeriu à equipe de vendedores descritas a seguir:
I - Definir a visão pessoal utilizando a objetividade, ou seja, destacar como o profissional deseja estar posicionado no futuro, estabelecendo um prazo para esta conquista acontecer.
II -  Compreender os valores da empresa e trabalhar os valores pessoais para nortear as suas intenções e forma de agir dentro das empresas. Para as empresas os valores representam as atitudes esperadas de seus colaboradores (exemplo: transparência, ética, honestidade).  
III - Determinar os objetivos para agir de forma específica em prol dos bons resultados. Por meios dos objetivos bem definidos o profissional melhor dirige as suas ações, evitando desperdiçar tempo, energia, recursos e oportunidades.
IV - Manter em sigilo a sua missão pessoal, pois os comentários dos colegas de trabalho exigem que o profissional altere regularmente e imediatamente a sua missão pessoal para proteger a sua reputação no mercado.
É correto o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre técnicas para otimizar reuniões:
Para que as reuniões sejam mais efetivas, é necessário encontrar formas de promover o engajamento da equipe, de tornar as pessoas participativas e de se conseguir, de fato, resolver problemas e tomar decisões importantes nesses encontros, que são, sim, necessários ao bom andamento dos trabalhos.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às características das reuniões efetivas.
( ) Reuniões efetivas são aquelas em que as chefias transmitem orientações e os liderados as absorvem, caso seja necessário questionar, isso deve ser feito em particular.
( ) Para que as reuniões sejam efetivas, é necessário que haja previsão de início e término, uma pauta definida, abertura para interações e respeito a quem está falando.
( ) Uma reunião efetiva é aquela em que as pessoas têm clareza do horário de início, mas o horário de término pode não estar claro, em razão da quantidade de trabalho a ser desenvolvido.
( ) As pessoas devem ser incentivadas a se pronunciarem durante as reuniões.
Assinale a alternativa correta. 
V,V,F,F.
F,F,V,V.
V,F,V,V
V,F,V,F.
F,V,F,V.

Outros materiais