Buscar

Logística Reversa e Gestão de Cadeias de Suprimentos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Utilização de plataforma de madeira ou estrado destinado a suportar carga, fixada por meio de cintas, de modo que sua movimentação mecânica utilize garfos de empilhadeira ou guindastes específicos para esse fim, isto é uma:
Nota: 20.0
	
	A
	Paletização
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 
	
	B
	Unitização
	
	C
	Conteinerização
	
	D
	Big-Bag
	
	E
	Mariner – Slings
Questão 2/5 - Logística Reversa
Dentre as boas definições que trouxemos sobre a logística reversa, existe  definição do CSCMP (2006) é: “um segmento especializado da logística que foca na movimentação e gerenciamento de produtos e recursos após a venda e após a entrega ao consumidor, incluindo retorno de produtos e reparos.” A  Logística  Reversa,  dentre  outras  atividades,  trata principalmente de:
Nota: 20.0
	
	A
	transportar   produtos   inservíveis, visando   conserto   ou descarte final.
	
	B
	analisar o processo logístico de trás para frente, analisando seus pontos de ineficiência ou erro.
	
	C
	retornar matéria prima ao armazém, quando dele retirado indevidamente ou em momento inadequado.
	
	D
	transportar produtos de volta ao fornecedor de matéria prima, quando o pedido não tiver sido atendido em conformidade com o contratado.
Você acertou!
GABARITO: Aula 1 - Tema 4
Este é um dos passos da LR dentre muitos outros canais reversos que veremos adiante. Você pode observar na figura anterior que “um fluxo básico de como a abordagem do processo pode ocorrer, desde a coleta até o destino secundário” e que pode ser qualquer um daqueles que a figura de Lacerda nos aponta.
	
	E
	retornar matéria prima ao fornecedor por erro de fabricação.
Questão 3/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
A classificação de materiais surge por necessidade, uma vez que com o aumento da industrialização e da introdução da produção em série, foi necessário, para que não ocorressem falhas de produção devido à inexistência ou insuficiência de peças em estoque (Fernandes, 1981, p.141).
Quanto a importância dos materiais estes podem ser classificados em:
Materiais X
Materiais Y
Materiais Z
Quando ocorre a falta no estoque de materiais classificados como ______, eles provocam a paralisação de atividades essenciais e podem colocar em risco o ambiente, pessoas e patrimônio da empresa. São do tipo que não possuem substitutos em curto prazo.
Marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Material x
	
	B
	Material z
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 1
A alternativa correta é a b. Os materiais classificados como z são essências as atividades.
	
	C
	Material y
	
	D
	Nenhum dos materiais acima apresentados.
	
	E
	As alternativas a e b estão corretas.
Questão 4/5 - Gestão de Cadeias de Suprimentos
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e informal
Estrutura formal: É a estrutura que todas as empresas possui, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada  em organogramas.
Estrutura Informal: Essas estruturas são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
Considerando as características das estruturas organizacionais  marque ( F)  em se tratando de característica das estruturas formais e ( I ) em se tratando de características das estruturas informais 
(  ) Está sujeita a controle.
(  ) É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
(  ) É estruturada e organizada.
(  ) A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
(  ) É instável.
(  ) Não está sujeita a controle.
(  ) Lider formal.
 
Em relação a sequência de respostas acima marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I - I - F - F - F - F - F
	
	B
	F - F - F - I - I - F - F
	
	C
	F - F – I - I- F - F - F
	
	D
	F - F - F - I - I - I - F
Você acertou!
GABARITO: A alternativa correta é a d.
AULA 1 - TEMA 1
ESTRUTURA FORMAL
Estrutura formal, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
É estável.
Está sujeita a controle.
Está na estrutura.
Lider formal
É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
Reconhecida juridicamente de fato e de direito.
É estruturada e organizada.
ESTRUTURA INFORMAL
Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma.
Está nas pessoas.
Sempre existirão.
A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
É instável.
Não está sujeita a controle.
Está sujeita aos sentimentos.
Líder informal.
Desenvolve sistemas e canais de comunicação.
	
	E
	I - F - I - F - I – F - I
Questão 5/5 - Logística Reversa
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define “como a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais”. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitado para outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	B
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram muita utilização.
	
	C
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	D
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 4
Conforme vimos em aula, a evolução da LR e os fluxos deram início com base na LR de pós consumo, considerando os resíduos como precursores.
	
	E
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram nenhuma, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca utilização.

Continue navegando