Buscar

Direito Internacional: Mercosul, Direito do Mar e Conflitos Internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UnB / CESPE – AGU – Aplicação: 01/02/2009
Cargo: Advogado da União
Pode-se fazer um paralelo entre a União Europeia e o MERCOSUL. Ambas as comunidades originam-se de processos de integração e buscam normatizar as suas relações por meio de um direito de integração. Entretanto, há enormes diferenças entre o direito regional do MERCOSUL e o direito comunitário europeu.
Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes, relativos ao direito de integração e ao MERCOSUL.
O MERCOSUL garante, de forma semelhante à União Europeia, uma união econômica, monetária e política entre países.
A adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros Estados é um dos objetivos da criação do MERCOSUL.
No Brasil, a exploração de petróleo na chamada camada pré-sal vincula-se a importantes noções do direito do mar. O domínio marítimo de um país abrange as águas internas, o mar territorial, a zona contígua entre o mar territorial e o alto-mar, a zona econômica exclusiva, entre outros.
A respeito do direito do mar, do direito internacional da navegação marítima e do direito internacional ambiental, julgue os próximos itens.
Na zona econômica exclusiva (ZEE), os Estados estrangeiros não podem usufruir da liberdade de navegação nem nela instalar cabos e oleodutos submarinos.
Segundo a Convenção de Montego Bay, Estados sem litoral podem usufruir do direito de acesso ao mar pelo território dos Estados vizinhos que tenham litoral.
No Direito Internacional, há necessidade de previsões normativas para os períodos pacíficos e para os períodos turbulentos de conflitos e litígios. A Carta das Nações Unidas e outras convenções internacionais procuram tratar dos mecanismos de resolução de conflitos, bem como disciplinam a ética dos conflitos bélicos e a efetiva proteção dos direitos humanos em ocasiões de conflitos externos ou internos.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir, relativos à jurisdição internacional, aos conflitos internacionais e ao direito penal internacional.
Na Carta das Nações Unidas (Carta de São Francisco), admite-se que qualquer litígio seja resolvido por meio de conflitos armados, desde que autorizado pelo Conselho de Segurança da ONU.
No Direito Internacional, há muito tempo, existem as cortes que atuam para a solução de conflitos entre os Estados, como é o caso da Corte Internacional de Justiça. Entretanto, há fato inédito, no Direito Internacional, quanto à criminalização supranacional de determinadas condutas, com a criação do TPI, tribunal ad hoc destinado à punição de pessoas que pratiquem, em período de paz ou de guerra, qualquer crime contra indivíduos.
A ONU deve exercer papel relevante na resolução de conflitos, podendo, inclusive, praticar ação coercitiva para a busca da paz.
Gabarito
Errado- O Mercosul foi fundado em 1991 pelo Tratado de Assuncion, sendo signatários Brasil, Argentina , Paraguai e Uruguai, constituindo-se numa União Aduaneira, ao passo que a União Europeia é um bloco econômico que começou a ser formado em 1944, com a Europa arrasada pela guerra, visando a maior integração entre os países arrasados pelo conflito, surgindo, então, o BENELUX (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), e aos poucos foi se consolidando e atraindo novos países-membros (CECA, MCE, CEE) tornando-se União Européia que é o maior bloco econômico do mundo, atualmente com 27 membros.
OBS:1 (A Venezuela foi aceita como país integrante em 2008 pela Câmara dos Deputados, mas terá que passar pelo Senado Federal, pois existe uma cláusula acordada em 1996, que só países com instituições políticas democráticas podem pertencer ao bloco)
OBS.2: A UE é fruto de todo um processo de desenvolvimento político-econômico desde o pós-guerra, ao passo que o Mercosul é fruto da internacionalização da economia, que surgiu com o Neoliberalismo, que prega a Privatização de Estatais e a liberação total entre os mercados.
 OBS.3: Países associados ao Mercosul: Chile, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.
 
 OBS.4: Na União Europeia, três países não aceitaram a moeda única (Euro), Dinamarca, Reino Unido e Suécia. 
 OBS.5: A sede do Banco Central Europeu fica em Frankfurt, na Alemanha.
 OBS.6: Na União Europeia, França, Holanda e República da Irlanda, não aceitaram uma Constituição Única para o bloco.
Certo - O Mercosul foi criado como uma União Aduaneira e Zona de Livre Comércio.
Errado - O Tribunal Internacional sobre o Direito do Mar é uma entidade judicial independente criada à partir da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, para diminuir as disputas levantadas na interpretação e aplicação da Convenção.
Foi criada em 18 de outubro de 1996, tendo como sede a cidade de Hamburgo, na Alemanha.
Uma das mais importantes partes da Convenção (parte XI) diz respeito a exploração e utilização dos recursos do fundo do mar e oceanos e seus subsolos, fora dos limites da jurisdição nacional (da área).
A Convenção declarou que a a área e seus recursos são “herança comum da humanidade”.
Certo - De acordo com a Convenção de Montego Bay, Estados sem litoral, a Convenção estabelece que esses países têm direito de participar, em base equitativa, do aproveitamento excedente dos recursos vivos (não recursos minerais, portanto) das zonas econômicas exclusivas de seus vizinhos, mediante acordos regionais e bilaterais.
Errado - A Carta de San Francisco diz que as disputas devem ser solucionadas por meios pacíficos, tais como sanções econômicas, ou mediante o uso de uma força coletiva.
Em troca, cada membro se compromete a não usar a força contra os objetivos das Nações Unidas, cada um dos membros é obrigado a prestar ajuda à organização em qualquer iniciativa prevista pela Carta.
Errado - O TPI (Tribunal Penal Internacional) julga, e pune, pessoas que 
 praticam, crimes contra a Humanidade (genocídio, extermínio em massa) em período de paz ou guerra, e não contra indivíduos.
Certo - Entre os órgãos que compõem a ONU, destaca-se o Conselho de Segurança, que entre outras atribuições ordena o envio de missões de paz a regiões em conflito e impões sanções às nações que violem as determinações.
 O Conselho de Segurança da ONU é formado por Estados Unidos, Federação Russa, China, Reino Unido e França.

Continue navegando