Buscar

Avaliando Aprendizado Ciência Política

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704082759)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a ideia de que a origem do Estado está no contrato social. Porém, existem algumas divergências entre eles: 1. _____________ acreditava que o contrato foi feito porque o homem é o lobo do próprio homem. Há no homem um desejo de destruição e de manter o domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Por isso, torna-se necessário existir um poder que esteja acima das pessoas individualmente para que o estado de guerra seja controlado, isto é, para que o instinto destrutivo do homem seja dominado. 2. _____________ parte do princípio de que o Estado existe não porque o homem é o lobo do homem, mas em função da necessidade de existir uma instância acima do julgamento parcial de cada cidadão, de acordo com os seus interesses. Os cidadãos livremente escolhem o seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado, a fim de garantir os direitos essenciais expressos no pacto social. 3. _____________ considera que o ser humano é essencialmente bom, porém, a sociedade o corrompe. Ele considera que o povo tem a soberania. Daí, conclui que todo o poder emana (tem sua origem) do povo e, em seu nome, deve ser exercido. Defende que o Estado se origina de um pacto formado entre os cidadãos livres que renunciam à sua vontade individual para garantir a realização da vontade geral. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta que preenche as lacunas nos textos acima:
		
	 
	Hobbes - Locke - Rousseau
	
	Locke - Hobbes - Rousseau
	
	Hobbes - Rousseau - Locke
	
	Rousseau - Locke - Hobbes
	
	Rousseau - Hobbes - Locke
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703395173)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As obras do florentino Nicolau Maquiavel, apesar da interdição, tiveram ampla repercussão no decurso da Idade Moderna. No pensamento de Maquiavel: I - o processo político situava-se acima da moral. II - o Príncipe, para manter-se no poder, devia aprender a ser bom ou mau, conforme as necessidades. III - o Chefe político podia dominar a FORTUNA (conjuntura social e política) através da VIRTÚ (energia, resolução, talento). IV - o Monarca devia limitar-se aos rígidos limites religiosos impostos ao pensamento da época. V - o ideal republicano de governo está expresso em seus DISCURSOS. Consideradas as proposições acima, assinale:
		
	
	se apenas a terceira e a quarta estiverem corretas.
	
	se todas estiverem corretas.
	
	se todas estiverem incorretas.
	
	se apenas a quarta estiver correta.
	 
	se apenas a primeira, a segunda, a terceira e a quinta estiverem corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704087838)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto aos regimes políticos autocráticos assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	b) São regimes que não asseguram/garantem os valores democráticos.
	 
	a) Os regimes autocráticos existiram em toda a história da humanidade, desde a Idade Antiga até a agora na Idade Contemporânea.
	 
	d) As concepções fascista e nazista distinguem-se, sobretudo, porque na Alemanha governada por Adolf Hitler havia a pregação da superioridade da raça ariana.
	 
	e) Diferente do Fascismo na Itália, o Nazismo na Alemanha não surgiu por motivos de dificuldades econômicas e receio de expansão do comunismo.
	 
	c) Em tais regimes há concentração de poder político, não há plena liberdade dos indivíduos, não há possibilidade de escolha dos governantes e há uma única ideologia política que é assegurada através da polícia política e do controle estatal dos meios de comunicação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703958001)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O homem vive inicialmente em estado de natureza: estágios primitivos. Situação de desordem que se verifica sempre que os homens não têm suas ações reprimidas. Assim, o estado de natureza é uma permanente ameaça que pesa sobre a sociedade e que pode irromper sempre. Segundo Hobbes as ações deverão ser reprimidas de duas formas:
		
	
	pela autoridade moral e pela autoridade política;
	
	pela paixão e pela autoridade;
	
	pela autoridade religiosa.
	 
	pela razão ou por instituições políticas fortes;
	
	pela razão e pela paixão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703344770)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Só a vontade Geral pode dirigir as forças do Estado. Digo, portanto, que não sendo a soberania mais que o exercício da vontade geral, não pode nunca alienar-se; e o soberano, que é unicamente um ser coletivo, só por si mesmo se pode representar..." (ROUSSEAU, Jean Jacques. Do Contrato Social, Ed. Martins Fontes, 2000, p. 67). Assinale a alternativa correta quanto à corrente teórica justificadora da soberania estatal que se vincula ao texto acima (justifique):
		
	
	Teoria do Direito Divino Sobrenatural
	
	Teoria do Direito Divino Providencial
	
	Doutrina do direito inalienável
	 
	Doutrina Democrática da Soberania inalienável
	
	Doutrina Democrática da Soberania alienável

Continue navegando