Buscar

Caso concreto 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto-Aula 02
Neuza Sueli Sousa dos Reis Barbosa
Matricula: 201705120858
Para responder ao item a, é importante lembrar que como o Brasil era colônia de Portugal e, portanto, vigorava aqui o ordenamento jurídico português. Em apertada síntese, durante os anos do Brasil-colônia; estavam em vigor as leis promulgadas pelo rei de Portugal à época. Assim, vigoraram no Brasil as Ordenações Afonsinas (1500-1514), as Ordenações Manuelinas (1514-1603) e as Ordenações Filipinas (a partir de 1603).
Todavia, como a realidade do Brasil colônia era muito diferente da realidade de Portugal à época, o ordenamento jurídico português não era suficiente para fazer frente às questões jurídicas da colônia, razão pela qual existiam vários diplomas jurídicos separados das Ordenações que eram aplicados aqui, especialmente às cartas de doações das capitanias e os forais.
Para a questão b, A Carta de Doação era o documento que comprovava a doação de uma Capitania Hereditária a um donatário pela Coroa Portuguesa. A Carta Foral era o documento que regulamentava os direitos e deveres dos donatários sobre a Capitania que recebiam. Dentre eles, a proibição de revendê-la, a de explorar nela o pau-brasil. Caso fosse encontrado metal precioso, a maior parte deles ficaria com a Coroa. Entre os direitos, ao donatário ficaria o de administrar, o de cuidar da justiça e de doar de sesmarias. Povoar, fundar vilas era obrigações dos donatários sobre as Capitanias Hereditárias.

Continue navegando