Buscar

Portfólio_Ginástica_1ºsem_Claretiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas
PORTFÓLIO
1º - Os métodos que tiveram maior influência no mundo e principalmente no Brasil são os métodos alemão, sueco e francês. Método Calistenia: Consiste em exercício sem o uso de aparelhos e com foco nos grandes grupos musculares. Método Alemão: Desenvolvido a partir da Biologia e da Fisiologia com foco em soldados. Método Sueco: Voltada para o desenvolvimento educativo, militar, medicinal e estético. Método Francês: Desenvolvido para toda a sociedade, desenvolvida com base na anatomofisiológica.
2º - Contexto acadêmico: A gi​nástica geral é vista em instituições de ensino superior e em eventos científicos.
Contexto público: A ginastica geral apresentada a sociedade em um ambiente não escolar.
Contexto escolar: Ginastica geral apresentada em ambiente escolar, pública ou privada, como atividade curricular ou extracurricular.
Contexto político: Instituições historicamente esportivas, que tenham como parte da sua base a ginastica geral.
3º - 	Os exercícios físicos são característicos do homem desde a pré-história, onde a prática de atividade física tinha um papel re​levante para a sobrevivência. Com o passar dos tempos, no Oriente os exercícios físicos eram transmitidos de geração em geração como uma maneira de preparação guerreira, de forma geral, e também rituais religiosos.
Na Grécia as atividades físicas eram muito comuns e valorizadas, os atletas eram muito respeitados e admirados, foi berço dos jogos olímpicos que foram disputados durante séculos.
Na Idade Média, os cristãos, através do imperador romano Teodósio, decretaram o fim dos jogos olímpicos antigos. Neste período da história, a prática de exercícios físicos era exclusiva para o treinamento de exércitos. Nesta época a esgrima e a cavalaria eram jogos para os nobres.
A partir do século 19, com o surgimento das escolas e dos movimentos ginásticos, inúmeros métodos começaram a ser desenvolvidos. A Europa deu origem à ginástica e aos vários métodos fundamentais que foram desenvolvidos na Alemanha, Suécia e França. Estes foram disseminados pelo mundo, e seguem evoluindo até os tempos atuais.
	O Brasil teve grande influência de métodos Alemães, muito utilizados em escolas militares, entre 1860 e 1912, e métodos Suecos que tinham como objetivo o bem-estar do ser humano. Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de praticantes da ginástica aeróbica, sendo mais de 500 mil.
	Quanto aos contextos aonde a ginástica geral pode estar inserida, um conjunto de circunstâncias os classifica. Basicamente, três itens podem compor cada contexto: sujeito, objetivo e cenário; dependendo da ligação dos elementos, se forma um contexto específico. O cenário é caracterizado pelo ambiente (escolas, clubes, associações), o sujeito é o público participante ou alvo da prática em ação (estudantes, cidadãos em geral) e os objetivos são variados, dependem do que se deseja alcançar (esporte, lazer, profissionalização).
	Para Toledo (2013), em resumo, os contextos podem ser didaticamente organizados em: 1) acadêmico: a gi​nástica está em instituições de ensino superior, assim como em eventos científicos; 2) público: pode-se visualizar a ginástica em instituições públicas, que contemplam a educação não formal; 3) escolar: a ginástica está nas escolas públicas ou privadas, em atividades curriculares ou extracurriculares; 4) político: a ginástica geral faz parte das atividades de instituições historicamente esportivas; e 5) outros contextos: pode ser visualizada a prática e/ou o ensinamento da ginástica geral em instituições público-privadas (Sesc, DTB, Sokol) e associações não-governamentais.

Outros materiais