Buscar

Doenças Autoimunes slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Doenças Autoimunes
Alunos: lais, Jaqueline, Ailton, Josefa, Andréia
O SISTEMA IMUNOLOGICO
Para falarmos das doenças autoimunes, vamos entender como funciona nosso sistema imunológico. 
Consiste em um conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do nosso organismo, com a finalidade de manter a homeostasia dinâmica do organismo. Enfim o funcionamento do sistema imune é uma resposta coletiva e coordenada das células e moléculas diante dos agentes estranhos; isso caracteriza a resposta imune.
Sistema Imune(continuação)
O sistema imune é dividido em 2 tipos de imunidade:
Inata, onde já nascemos com ela, sendo nossa primeira linha de defesa, representadas por barreiras químicas, físicas e biológicas.
Barreiras físicas: retardam/impedem a entrada de moléculas e agentes infecciosos(pele, trato respiratório, membranas, mucosas, fluidos corporais, tosse, espirro);
Barreiras fisiológicas: inibem/eliminam o crescimento de microrganismos patogênicos devido à temperatura corporal e à acidez do trato gastrointestinal;
Barreiras celulares: endocitam/ fagocitam as partículas e microrganismos estranhos, eliminando-os(linfócitos natural killer e leucócitos fagocíticos-neutrófilos, monócitos e macrófagos);
Barreira inflamatória: reação a infecções com danos tecidulares, induzem células fagocitárias para a área afetada.
 
Imunidade Adquirida
Adquirida, onde é ativada pelo contato com agentes infecciosos, se diferenciam em 2 tipos: humoral e celular.
 A imunidade humoral, que são os anticorpos, produzidos pelos linfócitos B, sendo o principal mecanismo de defesa contra microrganismos extracelulares e suas toxinas. Os anticorpos reconhecem os antígenos, neutralizam a infecção e eliminando-os por variados mecanismos efetores. Por sua vez:
A imunidade celular, gera resposta mediada pelos linfócitos T. Quando microrganismos intracelulares, como os vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro das células hospedeiras, estando inacessíveis para os anticorpos circulantes, as células T promovem a destruição do microrganismo ou a morte das células infectadas, para eliminar a infecção.
Por que ocorrem as doenças Autoimunes
O que ocorre do ponto de vista imunológico, é um problema durante a maturação dos linfócitos. Os linfócitos T para sofrerem sua maturação, vão para o timo e lá serão expostos a células apresentando os complexos principais de histocompartibilidade de classe l e ll, Mhc classe l e Mhc classe ll. Esse processo é extremamente complexo, mas em resumo o que ocorre é um equilíbrio:
 se um linfócito se liga fracamente ou não se liga, ou seja não tem a capacidade de reconhecer o MHC, ele é destruído sendo induzido à apoptose ou então:
se um linfócito tem uma ligação muito forte, ou seja que reconhece o próprio como não próprio, sendo destruído. Nesse caso alguns linfócitos ao invés de serem destruídos, são liberados na corrente sanguínea, dando origem a doença autoimune.
A DOENÇA AUTOIMUNE
Definições:
Autoimunidade: reações contra células e/ou tecidos do próprio organismo, causada por uma falha nos mecanismos normais de tolerância imunológica (autotolerância).
Dependendo do local afetado as autoimunidades podem ser:
Órgão-específicas: afetam um órgão especifico, como exemplo tireoidite, que são doenças da tireoide e diabetes mellitus, que afeta o pâncreas;
Sistêmicas: afetam o corpo como um todo, como exemplo da artrite reumatóide e o lúpus eritematoso sistêmico.
As causas exatas do porquê as doenças autoimunes acontecem ainda não são totalmente conhecidas, o que se sabe é que são doenças multifatoriais, ou seja, a pessoa já tem uma pré-disposição genética e também existem os fatores ambientais, que é a exposição à agentes químicos, físicos ou microbiológico, como vírus e bactérias.
OUTRA FORMA DE DESNVOLVER A DOENÇA
Essa é uma outra forma em que a doença autoimune pode se desenvolver, se a pessoa já tem uma pré-disposição genética, quando entra em contato com um vírus ou uma bactéria, o organismo vai produzir anticorpos específicos contra determinada proteína desses antígenos, podendo acontecer de que a proteína que o sistema imunológico escolheu para produzir os anticorpos, seja muito parecida com a proteína do próprio corpo, assim esses anticorpos não atacam somente esses antígenos, mas também atacam o próprio corpo.
EXAMES E TESTES PARA DOENÇAS AUTOIMUNES
O médico irá fazer um exame físico. Os testes que podem ser feitos para diagnosticar uma desordem autoimune podem incluir:
Os testes de anticorpos antinucleares;
Testes de auto anticorpos;
CBC;
Proteína C-reativa (PCR);
Taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais