Buscar

26/09 Civil III

Prévia do material em texto

Do contrato de locação
Em face do princípio da especialidade, a locação quando se tratar de bens imóveis urbanos residenciais ou empresariais, será regulamentada pela lei 8245/91 razão pela qual o código civil será aplicado subsidiariamente.
Da locação de coisas prevista no código civil 
A locação é o contrato através do qual uma pessoa cede a outra o uso e gozo de um determinado bem, mediante certa remuneração a qual poderá ser em pecunia (dinheiro) ou prestação de serviço. 
Trata se de um contrato oneroso, comutativo, bilateral, consensual, não solene e de trato sucessivo.
O objeto da locação poderá ser uma coisa no todo ou em parte, sendo o preço (renda ou aluguel fixados pelas partes) ou por arbitramento (administrativo ou judicial). Art 582,parte final. 
Não se admite a fixação do preço a critério exclusivo do uso das partes (condição puramente potestativo). art 122. Ex: Jennifer se tirares 10 na minha AV1 Dar te ei 10000 reais. Ela só vai tirar 10 se eu quiser, visto que eu faço e corrijo a prova. O preço deve ser sério, justo e real, evitando se desta forma enriquecimento sem causa. 
Se no contrato não se estimular o local do pagamento, este será realizado no domicílio do locatário(devedor). Art 327
Fernando= locador.
Leo= locatario
Allana= fiador
Fernando estabeleceu que o aluguel vence no último dia útil do mês em vigor, mas que o Leo pode pagar Fernando até o quinto dia útil do mês subsequente. O aluguel estará vencido no primeiro dia útil do mês subsequente. O nome dessa porcaria é prazo de favor.
O consentimento para a realização do contrato de locação poderá ser expresso ou tácito, sendo que o locador não precisa ser necessariamente o proprietário do bem, objeto da locação, podendo ser possuidor do mesmo.
Somente poderá locar a pessoa que possuir poderes de administração, razão pela qual o condômino de coisa in divisa não poderá locar o bem sem a anuência dos Co condôminos, salvo na hipótese de possuir autorização dos demais Co condôminos.
Ex: Fernando, seu único bem era uma casa em Madureira e possuia 6 herdeiros, morreu no dia 26/09/17 às 12:15. Cada um dos herdeiros terá um sexto do bem, ou seja, todos eles serão condôminos de um bem indivisível(a casa). 
Princípio da saizine (art 1784)
Havendo prazo estipulado no contrato, o locador não poderá reaver o bem antes do prazo, todavia, o locatário poderá a qualquer tempo desistir da locação pagando a multa estabelecida no contrato de forma proporcional ao cumprimento do próprio contrato
Se no contrato existir cláusula estabelecendo a não indenização pelas benfeitorias necessárias e úteis, segundo o TJ/RJ, a esta cláusula é nula de pleno direito encontrando-se em desconformidade com o art 1219 do CC uma vez que permitiria o enriquecimento sem causa por parte do locador.
Inexistindo cláusula resolutiva expressa (quando tem uma cláusula dizendo que aquele contrato é improrrogável - improrrogabilidade do contrato) o contrato celebrado por prazo determinado, caso seja do interesse das partes poderá ser mantido, mantendo-se as cláusulas contratuais e tornando-se por prazo indeterminado (art 474)

Continue navegando