Buscar

Utilização do Bico de Bunsen em Laboratório de Química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Nesse trabalho vamos aprender a manusear o bico de Bunsen e a sua utilização em um laboratório de química, onde vão ser queimados alguns elementos químicos e a descoberta de sua coloração. 
Introdução
 O bico de Bunsen é utilizado como fonte de calor em laboratório e serve para aquecimento de soluções, seu gás combustível mais utilizado é o GLS (gás liquefeito de petróleo) o famoso gás de cozinha sua composição é o propano (C3H8) e o butano (C4H10), a chama varia de cores (amarelo, laranja e azul), a temperatura pode chegar 300 °C a 1600 °C. Mais tem outros tipos de gás que são menos utilizados. Gás de carvão hulha: consiste em uma misturas de gases metano (CH4), o etano (C2H6), hidrogênio (H2) e o monóxido de carbono (CO). Gás natural: composto basicamente por gás metano (CH4). O bico de Bunsen é constituído em: base (local onde entra o combustível) anel (controla a entrada de ar-comburente) e o corpo (onde ocorre as misturas das componentes da combustão). 
 Objetivo. Aprender a manusear o bico de Bunsen. E mostrar a reação de alguns elementos em contato com a chama 
Parte experimental. 
Material e reagentes.
Materiais. Bico de Bunsen: utilizado para aquecimento de soluções em um laboratório de química. Fosforo: utilizado para acender o bico de Bunsen. Clips: utilizado para levar a amostras de elementos até a chama. Pinça de madeira: utilizado para segurar o clips. Alça de platina: utilizado para levar amostras de elementos ate a chama. Balão volumétrico: utilizado para misturar e armazenar amostras.
Procedimento experimentais. Foi engatado o bico de Bunsen em uma mangueira de gás GLS, abriu-se sua válvula de segurança e com um fosforo foi aceso sua chama, e sua chama foi regulada até que fica- se uma chama azul, depois pegou- se um clips retorcido (como se fosse um éle) colocou preso a pinça de madeira, levou a pinça de madeira com o clips a chama ate o clips ficar vermelho (esse procedimento é para fazer a limpeza do clips), depois pegou uma amostra de cada um dos elementos disponível na bancada já identificados (são seis elementos: sódio, potássio, cálcio, estrôncio, bário e o cobre) e levou cada um dos elementos a chama para identificar qual a sua coloração. Descoberta a coloração de cada um, foi utilizado cinco amostras já diluídas em balões volumétricos sem identificação, onde levou cada uma das amostras ate a chama do bico de Bunsen e identificou qual elemento estava diluído em cada um dos balões volumétricos.
Resultados Depois de todos os procedimentos terminados foram descobertos as colorações de todos os elementos a disposição. E obtemos os seguintes resultados. Tabela 1 – coloração dos elementos. 
	Elementos
	Coloração
	Sódio
	Amarela
	Potássio
	Lilás
	Cálcio
	Vermelha
	Estrôncio
	Vermelha
	Bário
	Verde
	Cobre
	Verde
 
 Tabela 2 – descobertas dos elementos existente 
	Amostra
	Elementos Cor
	Amostra1
	Potássio Lilás
	Amostra2
	Estrôncio vermelho 
	Amostra3
	Bário verde
	Amostra4
	Sódio amarelo
	Amostra5
	Não foi possível ver sua composição.
	
	
	
	
	
	
Discussões. Depois de todos os resultados obtidos, todos 6 elementos identificados ficaram com sua coloração bem visível. Já as amostras dos balões volumétricos não identificados, ouve um pouco de dificuldade para ver as suas colorações, mas conseguimos, menos da amostra numero 5 onde a chama ocilava muito e conseguimos ver vários tipos de colores. 
Conclusão. Podemos concluir que, o bico de Bunsen caracterizou uma fonte de aquecimento essencial em um laboratório, e que bem manuseado pode-se chegar a sua temperatura máxima. 
Referências.
Russel, J.B; “Química Geral”, 2º Edição, Makron Books Editora Ltda, São Paulo, (1994).

Outros materiais