Buscar

Resumo Micro - Circulatório

Prévia do material em texto

Resumo – Micromorfologia
SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório medeia o movimento contínuo de todos os líquidos do organismo.
Principais funções: transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos, regulação de temperatura, distribuição de moléculas, como hormônios, e de células, como as do sistema imunológico.
O sistema circulatório possui dois componentes funcionais: O sistema vascular sanguíneo e o sistema vascular linfático.
Estrutura do Sistema Circulatório:
Endotélio: Um revestimento interno, que compreende uma camada única de células epiteliais extremamente achatadas.
Túnica íntima: Conjunto que sustenta o endotélio, constituído por uma lâmina basal e por delicado tecido conjuntivo frouxo subendotelial. Revestimento interno, formada de epitélio pavimentoso simples (endotélio), tecido conjuntivo frouxo.
*A artéria possui uma membrana limitante elástica interna (só artérias).
Túnica média: camada intermediária predominantemente muscular. É mais desenvolvida na artéria quando comparada com a veia. Essa condição estrutural está associada à pressão exercida pelo sangue na parede do vaso quando o mesmo sai do ventrículo (pressão arterial). A fibra muscular lisa e a fibra elástica dão elasticidade às artérias.
* A artéria possui uma membrana limitante elástica externa (só artérias).
Túnica adventícia: camada externa formada basicamente por tecido conjuntivo frouxo. Possui tecido conjuntivo frouxo, sua função é o revestimento interno. É mais desenvolvida na veia quando comparada com a artéria. OBS.: as artérias são profundas e as veias superficiais.
Sistema vascular sanguíneo
Coração: órgão cuja função é a propulsão do sangue. A parede do coração é composta por três camadas:
Endocárdio: normalmente uma camada delgada situada no interior do ventrículo – estrutura equivalente a túnica íntima dos vasos.
Possui uma camada superficial de células endoteliais achatadas sustentadas por uma camada fibrosa de tecido conjuntivo, que contém quantidades variáveis de fibras elásticas, as quais misturam-se às fibras colágenas que circundam o músculo cardíaco.
Miocárdio: A camada equivalente à túnica média é a camada que contém o músculo cardíaco (fibra muscular cardíaca). No corte longitudinal formam uma rede interconectada, estão unidas umas as outras por discos intercalares e apresentam núcleos centrais, estriações transversais citoplasmáticas regulares.
Epicárdio: A camada equivalente à túnica adventícia e corresponde ao revestimento externo do coração. Consiste em uma camada serosa externa ou mesotélio, apoiado em uma camada conjuntiva. O epicárdio corresponde à camada visceral do pericárdio. Este é um saco seroso onde está contido o coração. Entre o folheto visceral do pericárdio (epicárdio) e o folheto parietal existem pequenas quantidades de fluído que facilita os movimentos durante os batimentos cardíacos.
Esqueleto fibroso: é constituído pelos septos membranosos, trígonos fibrosos e anéis fibrosos. Essas formações são constituídas na sua maior parte por tecido conjuntivo denso. Em determinadas regiões, aparecem zonas de cartilagem fibrosa.
Válvulas cardíacas: Apresentam-se constituídas por uma porção central de tecido conjuntivo denso contendo fibras colágenas elásticas, revestidas nas suas duas faces por uma camada endotelial.
As bases das válvulas se prendem aos anéis fibrosos do esqueleto cardíaco.
Sistema nodal: A contração do coração é em grande parte executada por um sistema de condução especializado constituído por fibras musculares cardíacas modificadas. O impulso inicial origina-se de modo espontâneo no nodo sinoatrial, onde é transmitido à musculatura dos átrios, fazendo com que ela se contraia, e atinge o nodo atriventricular e segue por um feixe especializado de fibras condutoras, o feixe atrioventricular que se divide em ramos direitos e esquerdos. Esses ramos originam as fibras de Purkinge, que correm logo abaixo o endocárdio antes de penetrar no miocárdio.
Artéria e veia: São estruturas vasculares utilizadas para o transporte do sangue. As artérias recebem sangue do coração e as veias carregam sangue para o coração.
As artérias são profundas e as veias superficiais.
Artérias: São vasos eferentes e que diminuem de calibre à medida que se ramificam.
Função: transportar para os tecidos, sangue rico em nutrientes e oxigênio.
Corpos carotídeos e aórticos: são estruturas presentes na túnica íntima das artérias carótidas e aorta. Detectam variação de oxigênio e gás carbônico. QUIMIORRECEPTORES.
Seios carotídeos: dilatação presente na túnica íntima da carótida, que detecta variação de pressão. BARRORRECEPTORES.
A artéria possui uma membrana limitante elástica interna.
Artérias elásticas: Compreendem os grandes vasos de distribuição.
Apresenta uma túnica íntima constituída de endotélio, lâmina basal, com camada subendotelial incompletamente revestida por um fina lâmina elástica interna. A túnica média constitui de numerosas membranas elásticas, cada uma entrelaçada com músculo liso e tecido conjuntivo adicional na porção externa; lâmina elástica externa fina, incluindo vasa vasorum. Já a túnica adventícia apresenta tecido conjuntivo frouxo com vasa vasorum e nervos (feixes e fibras).
Artérias musculares: Compreendem os principais ramos de distribuição da árvore arterial.
Apresentam uma túnica íntima constituída de endotélio e lâmina basal, com camada subendoltelial revestida por uma espessa lâmina elástica interna. A túnica média possui poucas a muitas camada de músculo liso com membrana elástica única, composta por uma espessa lâmina elástica externa. A túnica adventícia apresenta com tecido conjuntivo frouxo, vasa vasorum e nervos (feixes e fibras).
Arteríolas: compreendem os ramos terminais da árvore arterial, que irrigam os leitos capilares.
Com túnica íntima revestida por endotélio e lâmina basal, com camada subendotelial delgada sem lâmina elástica externa. A túnica média difere das demais artérias por possuir uma ou duas camadas de músculo liso. E por fim a túnica adventícia com tecido conjuntivo frouxo, nervos e fibras.
Na arteríola não aparece as membranas limitantes.
Capilares: Uma rede de túbulos delgados que se anastomosam profusamente e através de cujas paredes que dá o intercâmbio entre o sangue e os tecidos. 
Função: São projetados para a troca de uma série de substâncias entre o sangue e os tecidos adjacentes, incluindo nutrientes, resíduos metabólicos e gases.
É responsável pela ligação vascular entre o ramo arterial e o ramo venoso. É o local de troca entre o sangue e a matriz extracelular. Apresenta na sua estrutura uma parede formada pelo epitélio pavimentoso simples (endotélio) e pericito (célula perivascular). Tipos de capilares: Contínuo ou somático, fenestrado sem diafragma, fenestrado com diafragma, sinusóide.
Capilares contínuos: se caracterizam pela ausência de fenestrações nas suas paredes. Estes capilares são encontrados em todos os tipos de músculo, no tecido conjuntivo, glândulas exócrinas e no tecido nervoso.
Capilares fenestrados ou viscerais: são constituídos por células endoteliais que apresentam orifícios ou fenestras, obliteradas por um diafragma que é mais delgado do que a membrana celular. São encontrados em órgãos onde ocorrem intensas trocas entre os tecidos o sangue, como nos rins, no intestino e nas glândulas endócrinas.
Capilares fenestrados sem diafragma: na altura dessas fenestras, o sangue esta separado dos tecidos adjacentes apenas pela lâmina basal, que é contínua nesse tipo de capilar. São encontrados nos glomérulos renais.
Capilares sinusóides: que apresentam seguintes características:
trajeto tortuoso, com calibre grandemente aumentado, que reduz a velocidade da circulação.
suas células endoteliais formam uma camada descontínua, sendo separadas por amplos espaços.
abundante quantidade de poros sem diafragmas na parede das células endoteliais.
presença de macrófagos na parede.
lâmina basal descontínua.
Veias: Resultam da fusão de capilares e se tornam cada vez mais calibrosas,à medida que se aproxima do coração, para onde trazem sangue.
A estrutura do sistema venoso obedece à organização geral de três camadas encontrada em outras partes do sistema circulatório, mas os componentes elástico e muscular são muito menos proeminentes. A maior parte do volume total de sangue está contida dentro do sistema venoso.
Vênulas: apresentam túnica íntima constituída por endotélio e delgada camada subendotelial. A camada média inexiste ou é formada apenas por poucas fibras musculares lisas. A adventícia, de tecido conjuntivo é a camada mais espessa.
Veias de pequeno e médio calibre: apresentam uma túnica íntima com camada subendotelial delgada, às vezes ausente. A camada média é constituída principalmente por pequenos feixes de músculo liso entremeados de fibras reticulares e fibras elásticas. A camada adventícia, de natureza colágena, é bastante desenvolvida.
Veias de grande calibre: apresentam uma camada íntima bem desenvolvida, porem com a camada média é muito reduzida, com pouco músculo e pouco conjuntivo. A adventícia é a camada mais evidente, contendo feixes de músculo liso dispostos longitudinalmente no vaso.
As veias, principalmente as de pequeno calibre ou médio, apresentam válvulas no seu interior.
Válvulas: são pares de dobras da camada íntima, em forma de semilua que fazem saliência para a luz do vaso – são formadas por tecido conjuntivo com fibras elásticas e são revestidas por endotélio.
Válvulas venosas: estão presentes nas veias de grande e médio calibre, são projeções da túnica íntima, localizadas na direção do fluxo sanguíneo. Estão associadas ao direcionamento do fluxo impedindo o retorno do sangue.
Sistema vascular linfático
Uma rede de vasos adjacentes.
Função: recolher o excesso de fluido tecidual, denominado linfa, e contribuir com a defesa do organismo.
A linfa move-se passivamente, por difusão dos espaços intersticiais de tecidos adjacentes, normalmente envolvendo tecido conjuntivo frouxo, para os capilares linfáticos que são os menores vasos linfáticos. Dos capilares, a linfa é progressivamente conduzida para vasos maiores até chegar aos ductos coletores, que drenam a linfa para porção venosa do sistema circulatório.

Continue navegando