Buscar

Trabalho Pim III

Prévia do material em texto

Universidade paulista – unip
Instituto de ciências sociais e comunicação
Curso superior de tecnologia em gestão comercial
Lj shows e eventos Ltda.
Projeto integrado multidiciplinar-pim si
Colider– MT
2017
Universidade paulista – Unip
Instituto de ciências sociais e comunicação
Curso superior de tecnologia em gestão comercial
Lj shows e eventos Ltda.
Projeto integrado multidisciplinar – pim iii
Alunos: 	jhone alves da silva		ra: 1726520
	Fernanda de Paula Souza 	ra: 1736778
	Perla aparecida drunm molinas ra: 1771974
Projeto integrado multidisciplinar – pim III, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no curso superior de tecnologia em gestão comercial.
Orientador (a):
Colíder - MT
2017
Resumo
Este estudo teve como principal objetivo ter uma maior visibilidade do mercado bem com ação e consequência elaborar um plano de marketing para a empresa lj shows e eventos. Sendo assim analisamos os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças e ainda propor estratégias dos 4 p’s para uma maior satisfação aos clientes. 
Constatou-se que para permanecer num mercado que mudam constantemente, as organizações devem investir cada vez mais em marketing para se sobressair perante os seus concorrentes, se destacarem nos mercados. Portanto o plano de marketing possibilitou estruturar e direcionar a empresa, dando sustentação às decisões mercadológicas. Dessa forma, se minimiza riscos e contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e lucros. Por isso, deve-se procurar sempre revisar e adaptar e acompanhar as mudanças do mercado e estabelecendo novas ações que contribuirão para alcançar os objetivos e metas definidos.
Palavra-chave: marketing – mercado – lucro – investimento 
Abstract
This study had as main objective to have a greater visibility of the market well with action and consequence to elaborate a marketing plan for the company LJ concerts and events. Thus we analyze the strengths and weaknesses, the opportunities and threats and also propose strategies of the 4 p's for greater customer satisfaction.
It has been found that to stay in a constantly changing market, organizations must invest more and more in marketing to stand out from their competitors, stand out in the markets. Therefore, the marketing plan made it possible to structure and direct the company, giving support to market decisions. In this way, it minimizes risks and contributes to promote actions that will be important to gain advantages over competition, increase market share and profits. Therefore, we must always seek to review and adapt and follow the changes in the market and establish new actions that will contribute to achieving the goals and targets defined.
Keyword: marketing - market - profit - investment
Introdução
Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar III que consiste em abordar teoricamente as disciplina Marketing, Estatística Aplicada e Contabilidade.
Ultilizamos, vários tipos de planos de marketing, para mostrar o desenvolvimento da empresa LJ shows e eventos, 
.
2.Resumo executivo
O Planejamento é a primeira fase a ser executada para que as estratégias se concretizem. Planejamento é processo contínuo e o plano é um segmento desse processo contínuo. Neste sentido, o Plano de Marketing ora desenvolvido é um documento formal que registra informações, atividades, estratégias e decisões desenvolvidas no processo de planejamento para cumprimentos de metas estabelecidas pela empresa. Esta etapa pretende responder às perguntas: “onde sua empresa está e aonde ela quer chegar?” Adicionalmente, pode-se considerar que diante do complexo e indefinido ambiente, é fundamental que as organizações possuam um sentido de orientação, e, sobretudo, definam ações para alcançarem seus objetivos.
3. A empresa
Empresa que trabalha na área de entretenimento nasceu em fevereiro de 2008 no estado do Paraná – PR. Teve inicio fazendo eventos locais .
Assim surgiram, propostas de para realização de eventos em outras cidades, em casas de shows, no ano seguinte LJ Shows e Eventos Ltda.	Já atingia todo sul do LJ Shows e Eventos atuam em 15 estados e mais de 200 cidades trabalhando com locação de som, palco e na contratação de shows nacionais, internacionais e regionais para festas de peão de rodeio, aniversário do município com média de 90 festas anuais em todo Brasil.
Empresa atuante na área de shows e eventos de unidade de capital aberto.
A LJ Shows e Eventos, atuando constantemente no gerenciamento organização de shows nacionais eventos por todo Brasil.
	Criada pela empresaria no ramo artístico Sr.ª Adriana Andreia dos Santos com vivencia no meio artístico desde os 10 anos de idade influenciada pela sua mãe a LJ Shows e Eventos Ltda.	No início contava apenas com um carro popular para divulgação, 1 carreta para efetuar transporte de toda estrutura, de som palco e iluminações.Com passar dos anos empresa evolui em sua área, conta hoje com mais de 80 funcionários, três carretas, cinco carros, e uma estrutura para cinco eventos no mesmo dia.
4. Análise do ambiente de marketing
4.1 Macroambientes e Microambientes.
Uma empresa é constituída por atores e forças que estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir. Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas ações de marketing às tendências e desenvolvimentos nesse ambiente.
4.2 Microambiente:
O microambiente é tudo aquilo que é fator de influência interno da sua empresa. Está ligado diretamente ao fator competitivo.
O sucesso de uma estratégia de marketing não depende apenas dos profissionais da área, mas depende também dos clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros os clientes são a vida da empresa, sem a participação deles não há porque existir, temos também Os fornecedores que são peças fundamentais para o funcionamento da empresa, bem como os concorrentes ponto que mais tira o sono dos responsáveis por uma empresa. 
4.3 Macroambiente:
Quando nos referimos a macroambiente significa que estamos falando de fatores externos que interferem na sua administração de marketing. O macroambiente influência de forma direta no microambiente.
4.4 Ambiente econômico
Esse fator é fundamental para o funcionamento da sua empresa.
A economia afeta não só a forma como você realizará investimentos na sua empresa mas também o comportamento de consumo do seu público.
4.5 Ambiente natural
Pode até parecer que não, mas este é um ambiente que pode afetar e muito a sua estratégia de negócio.
Para que a empresa tenha um grande sucesso ela deve optar pelas novidades e tendências do mercado de shows. Agradando todos os tipos de gostos musicais.
4.6 Analise de Swot
A análise s.w.o.t. também denominada análise F.OF.A. Em português, é uma ferramenta estrutural da administração, utilizada na análise do ambiente interno e externo, com a finalidade de formulação de estratégias da empresa. Nesta análise identificamos as forças e fraquezas da empresa, extrapolando então oportunidades e ameaças internas para a mesma.
Os pontos internos têm por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, segundo oliveira (2001). Estas informações estão dentro da organização e tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A empresa lj shows procura formas de diferenciar os seus objetivos e eventos para promover um impacto positivo e atraente em seus consumidores e assim então obter uma fidelidade de seus clientes, ela conta com uma ótima segurança assim dando maisconfiança em seus consumidores. O seu ponto forte é o comprometimento, procurando sempre melhorar em seus eventos para atingir sempre um público maior que o esperado, e ainda busca satisfazer todo e qualquer tipo de gosto musical. Com o preço, qualidade e responsabilidade que a concorrência não consegue alcançar.
 Suas fraquezas e ameaças surgem quando a concorrência lança ou publica um diferente show no mesmo dia, com o valor abaixo que o esperado. Porém o local não conta com seguranças adequadas, qualidade de som, entre outros. Assim deixando a desejar.
4.7 As cinco forças competitivas de Porter
As cinco forças competitivas de Porter destina-se à análise de competição das empresas. Michael Porter refere-se a essas forças como microambiente e em contraste com o termo mais geral de macroambiente. Quando em uma empresa sua capacidade de servir seus clientes e obter seus lucros utilizam dessas forças. Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade da empresa.
As cinco forças competitivas de Porter são:
Rivalidades entre os concorrentes
Para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes empresas rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também a inovação, marketing, propaganda. 
Poder de negociação dos clientes
Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros. Também descrito como o mercado de realizações. A capacidade dos clientes de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.
Poder de negociação dos fornecedores
Também descrito como mercado de insumos. Fornecedores de matérias-primas, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou, por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos e de baixa qualidade.
Ameaça de entrada de novos concorrentes
Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte de empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado. 
Essa ameaça também pode ser conhecida como a ameaça de novos entrantes, ou mesmo barreiras à entrada de concorrentes. 
Ameaça de produtos substitutos
A existência de produtos (bens e serviços) substitutos no mercado, que analisados, desempenham funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica de barganha que pode afetar as empresas. Assim os substitutos (bens ou serviços) podem limitar os lucros em tempos normais, e como também podem reduzir as fontes de riqueza que a indústria pode obter em tempos de prosperidade.
Há, assim, a análise de quantos concorrentes existem, dos seus preços e da qualidade comparada ao negócio que está sendo examinado, bem como quanto do lucro tais concorrentes estão ganhando, a fim de que se possa aferir a possibilidade de baixar seus custos ainda mais (ou não).
A “ameaça” da concorrência é informada pela troca de custos, tanto imediatos quanto em longo prazo, considerando também a inclinação do comprador para realizar mudanças.
Em um determinado momento, uma ou algumas dessas forças são mais importantes para um determinado setor industrial, assumindo maior influência na determinação da sua lucratividade. A fim de se elaborar uma boa estratégia, é necessário conhecer-se bem o setor e as características que governam as suas forças competitivas.
5.O novo produto ou serviço
Lj shows eventos oferece os melhores eventos e shows nacionais, internacionais e regionais para sua cidade.
Com segurança e responsabilidade e compromisso com cliente nosso grande diferencial sempre foi a honestidade, compromisso e o profissionalismo acima de tudo.	Acreditamos que todo comprometimento profissional e essencial para sucesso de uma empresa e assim da Lj shows e eventos.
Assim nosso principal público e o jovem, com shows mais atuais shows sertanejos e de música eletrônica ex. Dj Alok, Jorge e Matheus, Pedro Paulo e Alex e Everton Polisel, entre outros, trabalhamos para todos os públicos, gostos, gêneros e tribos musicais agradando grande parte do público.
6. Público alvo
Grande parte do nosso público alvo e o jovem que compra e consome produtos e serviços, antes do produto oferecido e feito uma análise de mercado para saber quais produtos e serviços podem ser oferecidos naquela cidade ou região. Depois do estudo feito revemos qual principal foco e público a ser atingido sendo que há cidades que principal foco e o jovem e outras não assim podemos mostrar todo nosso leque de produtos e serviços disponíveis para cada região.
De uma maneira em geral nosso principal público e os jovens entre 18 e 35 anos nossos maiores consumidores estando em todos os lugares grande maioria nos grandes centros.
7. Objetivo de marketing
A Lj shows e eventos pretende aumentar o número de clientes em 5%em dois anos, visamos assim conquistar 1 cliente novo a cada semana, totalizando em torno de 4 a 5 clientes no mês e 55 no ano.
O gráfico abaixo mostra o objetivo a se atingir por trimestre de acordo com a temporada. 
Gráfico 1: gráfico do objetivo da empresa em crescimento.
7.1 Objetivos da empresa
Objetivo da empresa é ser líder em seu segmento de estruturas para shows e para atingirmos 5% do nosso público alvo em 2 anos a empresa investiu em treinamento para seus funcionários, em todas as áreas, visando assim um melhor rendimento da empresa, tanto em oferecer nosso novo produto, quanto em melhorar os serviços já existentes. 
Foi contratado um profissional formado na área de marketing cujo papel vai ser planejar e executar estratégias, especializadas para o nosso crescimento para que assim possamos atingir esse objetivo. Além de oferecermos estruturas para shows, iluminação e som, a empresa, investiu em parcerias, por exemplo: 
Parceria com empresa alimentícia que faz lanches, petiscos e comidas em geral, especializados em médios e grandes eventos, assim o contratante, tem um leque adicional que podem ser contratados juntamente com nossa estrutura. Empresa de segurança com pessoas altamente capacitadas para ajudar e orientar as pessoas, nas entradas saídas de emergência etc. Contamos também com o serviço de distribuição de bebidas em gerais.
A empresa utilizou 20% de sua renda mensal para investir em treinamentos para seus funcionários e para adquirir novos aparelhos 
O gráfico a seguir mostra como foi distribuído esses 20%.
Gráfico 2: gráfico de investimento 
Nossos novos funcionários também utilizaram das mídias sociais para a divulgação de nossos novos produtos, foram assim propaganda em rádio e televisão, divulgação em carros de som, e-mail/facebook e whatssap. 
7.2 Mix de marketing
Serviço: nosso novo serviço vai oferecer aos nossos clientes além de toda estrutura do show, iluminação e som, vamos oferecer a parte de bebidas e petiscos, segurança. 
Marca – O slogan da empresa é vem 
Preços a empresa Lj shows tem três bases de shows, pequenos shows custam em média 8,000 reais, de médio porte 20,000, e grandes eventos custam em média 120,000 reais variando, de acordo com o que o cliente pede, como a empresa tem várias parcerias, os shows podem aumentar os valores, nossos preços cobrem nossos custos e a empresa acredita que com maximização de participação no mercado isso vai levar a empresa ao aumento nas vendasA distribuição do nosso produto é indireta, vendemos uns produtos a empresas, companhias, prefeituras e órgãos em geram que pretende realizar shows na sua região.
Para a divulgação de nossos novos serviços a empresa conta com carros de som, divulgando o produto que comercializamos e eventualmente quando, tem eventos a serem divulgados, utilizamos o carro de som. 
8. Investimento necessário
A lj shows e eventos vêm investindo constantemente em seus produtos e 
Serviços para a realização dos melhores eventos, neste ano já teve um investimento de mais de 
150.000 reais foi comprado 1 caminhão truck no valor de 105.000 reais sendo que 80,000 foi no credito e 25,000 no debito para carregamento dos equipamentos e produtos a serem comercializados.
Além disso foi adquirido mais um automóvel fiat palio no valor de 35.000 mil no credito e contratado mais um funcionário para efetuar a divulgação e marketing dos eventos fechados pois a propaganda que e a alma do negócio.
Através dos investimentos acima citados dá pra prever um aumento no ganho líquido de 15% pela alta procura dos produtos e serviços de locação de palco, som, arquibancadas, tendas, banheiros químicos além dos shows que e nosso principal atrativo.
8.1 projeções financeiras
	Em 2017 a Lj shows e eventos começou muito bem está com agenda lotada com ótimas projeções de mais vendas, até primeiro semestre foi feito mais de 50 eventos de grande médio e pequeno porte, e já estão agendadas mais 49 datas restando somente mais algumas para fechamento do ano o custo gira de acordo com cada evento pequeno em média de 8.000 reais médio porte em torno de 20.000 reais e os grande porte tem muitas variáveis mais que ficam em torno de 120.000 mil reais para realização de eventos de grande porte.
	Mostrando a força da equipe e o equilíbrio da Lj shows e eventos que trabalha com uma agenda com 6 meses antecedência e pré agendadas e vendidas com sinal garantido para realização dos eventos assim batendo todas suas metas de vendas mensal e anual.
Aqui vamos demostrar na tabela DRE, a receita bruta, impostos custos de mercadorias entre outros, e o lucro bruto e o lucro liquido da empres.
	DRE
	R$
	Receita Bruta de Vendas
	350.000,00
	Impostos 
	80.000,00
	Receita Líquida 
	270.000,00
	CMV (Custo da Mercadoria Vendida)
	65.000,00
	Lucro Bruto
	205.000,00
	Despesas Comerciais 
	25.000,00
	Despesas Administrativas 
	15.000,00
	Despesas Financeiras 
	10.000,00
	Depreciação e Amortização 
	5.000,00
	Lucro Operacional
	150.000,00
	Lucro antes do IR e CSLL
	150.000,00
	IR E CSLL
	51.000,00
	Lucro Liquido
	99.000,00
A tabela a seguir mostra o fluxo de caixa e o balanço patrimonial da empresa Lj Show e a reserva a ser investida em novos produtos e parcerias. Podemos verificar que a empresa, conta com credito em caixa, e em bancos. As duplicatas a receber, é a forma de prazo que a empresa trabalha, com cheques pré-datados. 
	Ativo Circulante
	
	Caixa
	125.000,00
	Bancos c/movimentos
	274.300,00
	Aplicações financeiras 
	100.000,00
	Duplicatas a receber
	200.000,00
	Estoque
	500.000,00
Tabela 2 ativo circulante
	ITENS 
	
	Caixa Liquido consumido nas atividades operacionais
	48.020,00
	Caixa Liquido consumido nas atividades investimento
	52.130,00
	Caixa liquido gerado nas atividades de financiamento
	146.131,00
Tabela 3.
9. Cronograma e plano de ação
O plano de ação e elaborado a partir da identificação de ações, projetos, investimentos etc., necessários para atingir os objetivos e metas da organização. Como planos de marketing das viagens de divulgadores e vendedores da lj shows e eventos.
Para a realização do plano de ação, orçamento e controle foram utilizados as ferramentas simples e eficaz na solução de problemas na tomada de ações corretivas e preventivas ao longo do semestre lançado o traçado pela empresa. 
Portanto e utilização de mídia de tv radio internet e ate divulgações em caminhões carretas e carros da lj shows e eventos que ainda serão realizados e já prontamente divulgados em outras regiões.
10. Acompanhamento e revisões
	Nos gráficos a seguir vamos mostrar, nossas metas atingidas, por semestre. 
11. Conclusão
Com base no projeto e nas técnicas utilizadas para atender ao escritório de marketing PELIBA, conclui-se que foi montado um plano preparado para evitar futuros problemas na rede, melhorar a segurança e também o desempenho de rede.
6. Referencias
OLIVEIRA, L. F. S.; DINIZ, F. L. B. Apostila do curso de manutenção centrada em confiabilidade. Foz do Iguaçu: DNV Principia, abr. 2001. 102p.

Continue navegando