Buscar

AV3 CIVIL II

Prévia do material em texto

Diferencie cessão de credito pro soluto e cessão de credito pro solvendo.
Resp: Na cessão pro soluto o cedente responde pela existência e legalidade do crédito, mas não responde pela solvência do devedor; já na cessão pro solvendo , responde também pela solvência do devedor.
A obrigação de dar coisa incerta apresenta um estado de indeterminação transitório. 
Certo ou errado? Justifique sua resposta.
Resp: Certo.  As obrigações de dar coisa incerta têm objeto inicialmente determinável (indicado por gênero e quantidade), devendo ser este determinado até o momento de seu cumprimento – art. 244, CC.
Lucas contrata por R$ 12.000,00 pagos no ato da contratação, a compra de 4.500 quilos de feijão de Jose, Manoel e marcos. É estabelecida no contrato a solidariedade passiva...Lucas decide perdoar a divida de Jose...
Resp: Houve a remissão de 1.500kg de feijão (extinção da parcela) Manoel teria que pagar o restante reduzido do valor perdoado.
Por força de um contrato escrito, caio, fazendeiro no mato grosso deveria restituir o cavalo de Jose (cujo sitio encontra-se no interior de são Paulo.. a) Há mora ou inadimplemento? B) caio é responsável pela morte cavalo.
Resp: A) Haveria mora por conta do atraso do pagamento e inadimplemento por conta da morte do cavalo (inadimplemento a partir do atraso da mora. B)sim, a única maneira de isentar-se de responsabilidade seria provar que o dano sobreviria ainda que a obrigação tivesse sido oportunamente cumprida.
Cessão de credito
Consiste na transmissão pelo credor do seu direito de credito a um terceiro, independentemente do consentimento do devedor, desde que não seja contrária à lei ou a convenção estabelecida entre as partes e desde que o crédito não possa ser desligado da pessoa do credor.

Continue navegando