Buscar

CRIOTERAPIA E CRIOLIPÓLISE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CRIOTERAPIA E CRIOLIPÓLISE
CRIOTERAPIA
CONCEITO
A crioterapia pode ser definida como a terapia pelo frio ou terapia fria. A crioterapia abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utilizam o frio nas formas, líquido (água), sólido (gelo) e gasosa (gases) com o objetivo terapêutico de retirar calor do corpo. A retirada de calor do corpo tem por objetivo induzir os tecidos a um estudo de hipotermia, para favorecer urna redução da taxa metabólica local
EFEITOS
A técnica é realizada sempre em sessões, até que se obtenha o resultado esperado. Cada sessão tem duração máxima de trinta minutos e a temperatura utilizada depende muito do tipo de lesão, podendo variar entre -196 °C e 10°C.
 Vasoconstrição (diminuição da passagem da corrente sanguínea), diminuição da dor, espasmo muscular, fluxo linfático, metabolismo, velocidade da condução do impulso nervoso, da formação e acúmulo de edema e excitabilidade muscular.
INDICAÇÕES
Redução da dor – analgesia;
– Contenção do processo inflamatório e do edema;
– Restrição da área do trauma;
– Redução do espasmo muscular;
– Diminuição do metabolismo celular;
Principais indicações nas lesões ortopédicas:
–  Lesões musculares;
– Entorses articulares;
– Traumas agudos;
– Luxações;
CONTRA-INDICAÇÕES
Hipersensibilidade ao frio
Distúrbios vaso espásticos
Fenômeno de Reynaud
Distrofia Simpático-reflexa
Gota (Uma forma de artrite caracterizada por dor intensa, vermelhidão e sensibilidade nas articulações.)
CUIDADOS
Crianças
Doenças periféricas vasculares e neurológicas
Regiões onde a pele é mais sensível e fina
Infecções na pele
Feridas abertas
Grávidas
TÉCNICAS DE APLICAÇÃO
Pacote de gelo: 
A principal e mais barata modalidade da crioterapia é a bolsa ou saquinho de gelo. Simples de fazer, utilizando cubos de gelos, de preferência picados dentro de bolsas apropriadas ou somente sacolas plásticas.
Aplicação: recomendada para regiões pequenas do corpo; se forem utilizadas em articulações a dica é tirar o ar do saquinho, para ficar mais moldável. Utilizada na fase aguda da lesão, 24 a 48 horas após a lesão (começo do processo inflamatório) e em lesão como entorses, distensões musculares e traumas agudos.
Tempo: 15 a 20 minutos de aplicação contínua.
Banho de Imersão:
A imersão utiliza o gelo com água num recipiente.
Aplicação: Utilizada normalmente para extremidade do corpo onde o pacote de gelo não se molda adequadamente ou para ter um resfriamento de grandes regiões do corpo. Na imersão não conseguiremos realizar a elevação, mas teremos pressão da água proporcionando a compressão na região da lesão.
Tempo: 10 a 15 minutos de aplicação contínua.
Spray:
Aplicação: para traumas ou lesões superficiais. Atua principalmente no alívio da dor.
– Vaporize em uma toalha por 2 a 3 segundos e aplique com leve compressão a toalha no local lesionado;
– Se for aplicar direto na pele, vaporize a pelo menos 30 cm de distância da pele por 2 a 3 segundos.
Cuidado: Leia sempre as recomendações do fabricante antes de aplicar o Spray. Por ter um resfriamento muito rápido o risco de queimadura é mais alto, nunca aplique nos olhos e tenha muito cuidado com aplicações em crianças.
CRIOLIPÓLISE
Criada na Universidade de Harvard, a criolipólise é o método mais recomendado atualmente para eliminar gordura localizada sem agulhas e cirurgias plásticas. O tratamento, feito em consultórios e clínicas de estética, promove uma destruição das células de gordura (adipócitos) através do resfriamento controlado.
TÉCNICA
É realizada com auxílio de máquinas. 
Posiciona-se o aparelho sobre a parte do corpo a ser tratada
A máquina promove então uma sucção a vácuo da pele entre dois painéis.
A pele tracionada é congelada durante cerca de uma hora a uma temperatura aproximada de -5°C a -10°C. A gordura é mais sensível ao frio que os demais tecidos, logo o dano ocorre especificamente nos adipócitos, poupando a pele e músculos.
A gordura sofre cristalização, as células adiposas são destruídas e posteriormente eliminadas pelo sistema imunológico, via sistema linfático. "É um procedimento não invasivo, sem cortes, sem uso de agulhas ou necessidade de anestesia", esclarece a especialista.
TEMPO
São indicadas de 1 a 3 sessões com intervalos mínimos de 2 meses e máximo de 3 sessões por ano.
Cada sessão dura cerca de uma hora. Cada ponteira abrange, em média, uma região de 20 cm quadrados, mas é possível usar mais de uma ponteira ao mesmo tempo.
CONTRA INDICAÇÕES
- Sobrepeso ou obesidade;
- Doenças metabólicas descompensadas, como diabetes, dislipidemia, síndrome metabólica;
- Cirurgias há menos de 6 meses;
- Pacientes com hérnia no local a ser tratado;
- Pacientes com implantes metálicos;
- Doenças cardíacas;
- Gestantes;
- Alta sensibilidade ao frio;
- Urticária;
- Prega cutânea menor do que 2 cm (medidos pelo adipômetro);
- Processos infecciosos;
- Neuropatias periféricas;
- Doenças que causam alterações dos fatores de coagulação, como hemofilia, trombocitopenia, deficiência do Fator V de Leiden, entre outros.
- Crioglobulinemia (doença relacionada ao frio).
Áreas de aplicação
A criolipólise pode ser feita apenas em algumas partes do corpo, aquelas que se adaptam bem as ponteiras. Não é possível fazer no rosto, por exemplo, porque o aplicador não se encaixa. De acordo com o fabricante do aparelho, há a perspectiva do lançamento de ponteiras que se adaptem a outras partes do corpo.
Reações adversas e complicações
Pode haver dor no local após o procedimento, podendo durar até uma semana. Em caso de dor importante, pode-se fazer uso de analgésicos. Além da dor, inchaço e hematomas também são comuns de serem vistos, regredindo totalmente com o passar dos dias.
Quando o procedimento é feito por pessoas que não estão aptas à faze-los ou com aparelhos não certificados, complicações como queimaduras e outras, ainda mais sérias, podem ser encontradas.
MATHEUS J.P.C. et al, Análise Biomecânica dos Efeitos da Crioterapia
KENNETH L. Knight, Cryotherapy: Theory, Technique and Physiology, first edition, Indiana State University, 1995.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais