O QUE É NEUROSE
4 pág.

O QUE É NEUROSE


DisciplinaTestes e Exames Psicologicos I50 materiais486 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Freud para isolar uma neurose cujo sintoma central é a fobia, e para sublinhar a sua semelhança estrutural com a histeria de conversão.Histeria de angústia: esta inovação terminológica é assim justificada:Encontram-se sintomas fóbicos em diversas afecções neuróticas e psicóticas. São observados na neurose obsessiva e na esquizofrenia.
Mesmo na neurose de angústia segundo Freud, podem ser encontrados certos sintomas de aspecto fóbico. Por isso em o Pequeno Hans, Freud acha que não se pode considerar a fobia \u201cum processo patológico independente\u201d.Existe, no entanto uma neurose em que a fobia constitui o sintoma central. Freud não a isolou imediatamente; suas primeiras concepções, as fobias, ou eram ligadas à neurose obsessiva ou a neurose de angústia, como neurose.
Neurose Obsessiva \u2013 compulsiva Neste caso o doente se vê dominado por idéias fixas, tolas, que não consegue afastar do seu espírito por mais que se esforce, ou então se sente compelido a realizar atos pueris, inúmeras vezes ( abrir e fechar portas, contar os degraus da escada, o numero de passos que dá em determinada direção, etc) É dominado por um certo \u201critual\u201d, do qual não se consegue libertar e se torna extremamente angustiado quando impossibilitado de executá-lo.
Estado de Ansiedade, Neurose de Angústia. Preocupação continua e extrema com algum problema, as vezes de pequena monta. Angústia e ansiedade manifesta.
Histeria, Pitiatismo. O paciente aparenta os mais variados sintomas físicos, como paralisias, dores, impossibilidade de ação, perda da visão ou audição, ataques semelhantes aos epilépticos, atitudes teatrais, dramáticas, etc; sem que existam anomalias orgânicas correspondentes aos sintomas. Não se esqueça de que, nestes casos o paciente sempre deseja uma platéia. Ele gosta de ser um \u201cator\u201d diante dos seus \u201cespectadores\u201d
Neurastenia Fadiga ou exaustão nervosa, tanto do corpo como do espírito. Sintomas hipocondríacos, queixas diversas a respeito dos diferentes órgãos.
Psicastenia Incapacidade de deixar de fazer ou pensar coisas desarrazoadas e desnecessárias, sintomas mais de ordem psíquica. Ansiedade, cansaço psíquico permanente. Dificuldade na execução do menor esforço intelectual.