Buscar

REDAÇÃO INSTRUMENTAL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703134162)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o parágrafo que segue e marque a opção CORRETA:
"Com o gradual enchimento das nossas cidades, mais e mais edifícios foram tomando o lugar das casas - porém o número médio de automóveis por apartamento já há bastante tempo tem crescido a uma progressão bem maior. Acresça-se a isso que os bons ventos que têm soprado ultimamente sobre a economia brasileira aceleraram ainda mais dramaticamente essa carência por vagas, por conta da realização do antigo sonho de consumo do nosso povo: o automóvel próprio. Consequência direta desse fenômeno foi que as ruas das cidades médias e grandes viraram imensos estacionamentos, mormente à noite. É esse o contexto que inspirou a proibição de alienação ou locação de vagas em condomínio".
		
	
	Argumento de senso comum.
	 
	Argumento de causa e efeito.
	
	Argumento de autoridade.
	
	Argumento de oposição.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703129722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a decisão abaixo e as afirmações feitas sobre ela a seguir.
            Estabeleceu-se, através do referido artigo 1.521, inciso IV do CC/16, presunção de responsabilidade dos estabelecimentos ali elencados por aquilo que ocorresse com os hóspedes ou pacientes no interior de suas dependências. Presunção essa que apenas poderia ser afastada por alguma das causas que excluem o nexo causal.  É fato incontroverso que o autor foi internado nas dependências da ré para realização de cirurgia, assumindo a instituição, a partir daquele momento, a guarda e vigilância deste e, conseqüentemente, responsabilizando-se por sua incolumidade física e mental.  Desta forma, comprovada a existência de queimaduras e que estas, por óbvio, não são conseqüências normais de cirurgia de hérnia, ficando evidenciada a falta de cuidado do estabelecimento hospitalar, resta a este comprovar fato excludente do nexo de causalidade como ocorrência de fato exclusivo da vítima, caso fortuito e força maior ou fato de terceiro.   Não obstante alegue que as lesões foram provocadas pelo médico particular do apelado, não tendo qualquer responsabilidade nos fatos ocorridos, a apelante não conseguiu ilidir a presunção de responsabilidade que milita contra si ou afastar o nexo de causalidade entre os fatos alegados e as conseqüências advindas ao apelado.  Assim, deve ser mantida a sentença, cabendo ao réu ressarcir os prejuízos decorrentes das lesões decorrentes da cirurgia realizada em suas dependências. (TJ/RJ. Terceira Câmara Cível. Apelação Cível nº 2008.001.31095)
 Agora leia as afirmações feitas a respeito do texto:
O fato contrário à tese adotada na decisão e mencionado no argumento de oposição está expresso no trecho "as lesões foram provocadas pelo médico particular do apelado"
Identificamos  um silogismo  ao relacionarmos  ideias presentes nos parágrafos primeiro, quarto e quinto.
Trata-se de um texto narrativo cuja tese é apresentada na frase "Assim,  deve ser mantida a sentença, cabendo ao réu ressarcir os prejuízos decorrentes das lesões decorrentes da cirurgia realizada em suas dependências."
Está correto o que se afirma:
 
 
		
	
	 Apenas em III
	
	 Em I e III
	
	Apenas em I
	 
	 Apenas em I e II
	
	 Apenas em II
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703135788)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que demonstra o texto corretamente adequado e relacionado às três valências em que a escrita jurídica é realizada (descritiva, valorativa e normativa):
		
	
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL). A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (DESCRITIVO - FATO).
	
	A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (DESCRITIVO - FATO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (NORMATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO).
	
	A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (DESCRITIVO - FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO). A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL).
	 
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (DESCRITIVO - FATO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (NORMATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL).
	
	A funcionária de uma determinada farmácia foi ferida porque, enquanto ela trabalhava, a escada que utilizava para pegar remédios quebrou. (DESCRITIVO - QUALIFICAÇÃO); A quebra da escada foi causada por negligência da empresa (VALORATIVO - ENQUADRAMENTO LEGAL); A administração da farmácia se comportou negligentemente e deve, por isso, indenizar a funcionária (NORMATIVO - QUALIFICAÇÃO DO FATO).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703108830)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todos os alunos da Estácio são estudiosos. Diogo é aluno da Estácio, logo:
		
	
	Diogo é estudioso, sendo essa a premissa maior do silogismo jurídico apresentado.
	
	Diogo não é aluno da Estácio, sendo essa uma premissa negativa que concluímos do silogismo apresentado.
	 
	Diogo é estudioso, sendo essa a conclusão do silogismo apresentado.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	Diogo é estudioso, sendo que essa é a premissa menor do silogismo apresentado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703089176)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as assertivas abaixo e - considerando os estudos sobre fatos e versões - marque a correta: I) No raciocínio dialético, o verossímil é considerado ¿ainda¿ uma probabilidade, por se tratar da análise de uma proposição. II) A busca pelo verossímil no processo de argumentação dependerá das representações socioculturais divididas pelos membros de um determinado grupo em nome da experiência e do conhecimento. III) Na atividade argumentativa o sujeito argumentante participa de duas buscas: a da racionalidade e a de influencia.
		
	
	Todas estão incorretas
	
	I e II estão corretas.
	 
	Todas estão corretas.
	
	II e III estão corretas
	
	I e III estão corretas

Outros materiais