Buscar

Exercício 3 Manutenção Predial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
EXERCÍCIO PRÁTICO – MANUTENÇÃO PREDIAL
ALUNO(A):	
ALUNO(A):	
ALUNO(A):	
ALUNO(A):	
ALUNO(A):	
TURMA:	DATA: ____/____/____
MANUTENÇÃO PREDIAL NAS INSTALAÇÕES ACADÊMICAS
 As inconformidades das instalações acadêmicas podem ser fatores que comprometem o bom desenvolvimento das atividades na escola de maneira a comprometer a qualidade do ensino e consequentemente do aprendizado. Os prédios públicos apresentam falhas que implicam no desconforto destas instalações, muitas vezes relacionado às modificações de uso, problemas derivados do projeto e obra original, bem como o desgaste natural de uma construção. Existem problemas simples cujas soluções oferecem ganhos qualitativos consideráveis com custos reduzidos.
 É surpreendente o fato de frequentemente encontrarmos pessoal de manutenção de vários níveis: gestores, supervisores e técnicos e de diferentes organizações que não conhecem a essência de suas próprias atividades profissionais e que acabam se atrapalhando com os termos relacionados com a manutenção de equipamentos e de seu espaço físico. O mau entendimento destes princípios, por mais simples que eles sejam, poderá estar custando caro para as organizações como resultadas da prática de atividades de manutenções inadequadas. 
 Há cinco métodos de manutenção e pelo menos três deles são os mais utilizados pelas organizações: Manutenção Corretiva, Manutenção Preditiva e a Manutenção Preventiva.
 Para solucionar os problemas da área física que vem se acumulando ao longo do tempo, um Programa de Manutenção Preventiva planejado é essencial para permitir que os edifícios, subsídios básicos para as atividades da universidade, estejam sempre em condições de atender as necessidades de seus usuários. Esta pesquisa utilizou uma abordagem tanto qualitativa como quantitativa, tem caráter exploratório, aplicado e utiliza como método principal o estudo de caso. 
 Este trabalho consiste em um estudo no qual o objetivo é padronizar um roteiro de manutenção a fim de propor ações preventivas, preditivas e corretivas para os problemas da escola GRAU TÉCNICO unidade BH, e incluir a participação de toda a comunidade acadêmica a cultura de conservação do mesmo.
ETAPAS:
Montar um cronograma de atividades de manutenções preditivas.
- Relacionar serviços de manutenção preditiva a serem feitos e as áreas a serem feitas as manutenções diariamente e semanalmente.
Fazer um check list indicando manutenções preventivas a serem executadas na escola, conforme a urgência. (modelo check list da VPO)
Montar um relatório técnico, discriminando todas as manutenções corretivas a serem realizadas e a tendência a ser realizada: (modelo check list da VPO)
Curto prazo
Médio prazo
Longo prazo
Realizar um orçamento prévio para execução dos serviços de manutenções preditiva, preventiva e corretiva nos 3 andares da escola.
OBS: elaborar planilha de orçamento.
Observe o projeto acima:
Com base nos cômodos apresentados acima, elaborar um check list de imóvel, informando:
Os materiais a serem levados para a vistoria da casa;
O procedimento de vistoria a ser realizado em todos os cômodos da casa. (separar por cômodo e por material a ser inspecionado). (pisos, esquadrias, etc).
Simular um orçamento final, com preços dos principais materiais a serem usados em manutenções corretivas.
OBS: elaborar planilha de orçamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando