Buscar

CC 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marcio Vila		6º Período
RA: 201502288338		Contato: 21 9 8260-7353
Caso Concreto 11
Roberto e Marcela, divorciados, são os pais de João. Quando João completou 18 anos, Roberto, que se encontrava desempregado, de imediato parou de pagar pensão alimentícia sem prévia autorização judicial. A conduta praticada por Roberto foi por ele justificada sob o argumento de que cessa automaticamente o dever de assistência dos pais em relação aos filhos quando estes atingem a maioridade. João, que necessita da prestação alimentícia é estudante cursando o primeiro período da graduação em Direito, procura advogado para saber se a conduta e os argumentos utilizados por Roberto procedem e qual seria a medida cabível a ser aplicada. Qual a orientação correta a ser dada no caso concreto? Justifique sua resposta.
A pesar de ter sido atingida a maioridade para fins de alimentos a obrigação alimentar continuará produzindo os seus efeitos em quanto o obrigado não requerer judicialmente a exoneração, bem como não houver o reconhecimento judicial. Vale salientar que o referencial para manutenção alimentar deve ser analisado pela égide da perspectiva da capacidade civil absoluta e não somente pela maioridade, uma vez que, a emancipação extingue o exercício do poder familiar conseguintemente os seus efeitos, desta forma poderá o dependente econômico na etapa de formação superior exigir a cobrança dos valores não pagos, desde que seja feita no prazo prescricional de 02 anos, nos termos do art 206, §2º CC
Tem obrigação conforme a Sumula 301 do STJ de acordo com a presunção de paternidade (Presunção de paternidade) 
Questão Objetiva
(MPE –SC -2013) Com relação ao tema alimentos, marque a opção correta:
Fixados judicialmente os alimentos gravídicos, com base na análise da necessidade da parte autora e das possibilidades da parte ré, estes perdurarão somente até a data do nascimento da criança, devendo a parte interessada buscar, após essa data, através de nova ação, o pensionamento alimentar.
Os alimentos pagos deverão ser restituídos se for desconstituído o título que serviu de base para o pagamento.
obrigação dos avós de prestar alimentos aos netos é sucessiva e complementar, podendo o alimentado, diante do mero inadimplemento da prestação alimentícia pelo genitor, pleitear alimentos diretamente dos avós.
De acordo com o Código Civil, a pretensão de cobrança de um crédito alimentar prescreve em dois anos a partir do vencimento de cada prestação.

Continue navegando