Buscar

Atividade Contextualizada Introdução à EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
LETRAS-INGLÊS
INTRODUÇÃO À EaD
ENZO DE OLIVEIRA MOREIRA
DEVISON FRANCISCO DAS NEVES
MARCOS ALVES DE BRITO
INTRODUÇÂO
 	As (TICs) Tecnologias da Informação e Comunicação estão modificando a forma de aprender e ensinar dentro dos meios educacionais. Existindo a necessidade de uma aprendizagem construída e auxiliada pela tecnologia contemporânea. A internet tem é um meio de comunicação que tem atingido cada vez mais o sistema educacional. 
De acordo com Prensky (2001), “os estudantes de hoje não são mais as mesmas pessoas para as quais nosso sistema educacional foi desenvolvido”, e esta afirmação deve ser levada em consideração ao se pensar nos modelos educacionais aos quais as instituições de ensino de hoje se servem. O matemático e educador Seymour Papert (2008), defensor da utilização do computador como uma ferramenta educacional na aprendizagem, defende que o sujeito constrói o seu próprio conhecimento por intermédio do computador. 
Pretto (1999) vem afirmar que “em sociedades com desigualdades sociais como a brasileira, a escola deve passar a ter, também, a função de facilitar o acesso das comunidades carentes às novas tecnologias”.
Siemens (2004) afirma que a aprendizagem é uma atividade constante na vida humana e é contínua, permanente e fluída, e a tecnologia a potencializa cada vez mais, ligando os indivíduos e conectando-o a diversas áreas. 
Como profissionais do ensino, usamos algumas tecnologias necessárias dentro das escolas como o uso de: computador, Projetor, Som, celular e outros. Sendo ótimas ferramentas para se trabalhar com slides e vídeos para apresentação de conteúdos disciplinares, pesquisas e afins, como também filmes para interpretação e construção textual; em aulas de Artes com músicas e imagens, enfim, Pode-se trabalhar com a tecnologia voltando-se para as disciplinas que se desejam explorar.
 É importante a reflexão sobre o tema, pois, os equipamentos tecnológicos que usamos no cotidiano para divertimento como celular ou computadores, esses meios também podem ser utilizados para facilitar o processo de ensino aprendizagem dentro das paredes da escola; contanto que essa tecnologia seja capaz primeiro de modificar a forma didática dos profissionais da instituição, para que possa ser usada na sala de aula como auxílio da aprendizagem.
REFERÊNCIAS
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática.
Porto Alegre: Artmed, 2008.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University
Press, v. 9, n. 5, 2001.
PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro. Campinas: Papirus, 1996.
PRETTO, Nelson de Luca (org.). Globalização & Organização: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade monetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
SIEMENS, G. Conectivismo: Uma teoria de Aprendizagem para a idade digital.
2004.

Outros materiais