Buscar

AVALIANDO O APRENDIZEDO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201309124817)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando o NCPC (Lei nº 13.105/15), assinale a alternativa correta quanto aos embargos de declaração, interpostos por determinado Município, para impugnar sentença proferida por magistrado lotado em juizado especial fazendário estadual.
		
	
	e) os embargos de declaração são incabíveis em sede de juizados especiais fazendários estaduais, por ausência de previsão legal.
	 
	b) estes embargos deverão ser interpostos no prazo de dez dias, em razão de a Fazenda Pública ter a prerrogativa de praticar atos com o prazo em dobro.
	
	a) estes embargos possuem efeito suspensivo quanto ao prazo para a interposição de ulterior recurso inominado.
	
	d) os embargos de declaração são cabíveis da decisão interlocutória proferida no ato do recebimento da decisão de recebimento da inicial.
	 
	c) estes embargos deverão ser interpostos no mesmo prazo da parte autora, pois não há prerrogativa de prazo em dobro para a Fazenda Pública no sistema dos juizados especiais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309110388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O novo devedor poderá ser sujeito passivo na execução desde que com consentimento do credor. II. A execução poderá ser movida no foro do exequente, sendo desconhecido o foro do executado. III.A morte da parte extingue o processo pois não há como se proceder habilitação em processo de execução por quantia. IV.A convenção das partes suspende o processo e não requer autorização, porém depende de ato decisório do magistrado. V.Segundo o princípio da titularidade toda execução deverá tr por base titulo executivo judicial líquido, certo e exigível
		
	
	V, V, V, V, V.
	
	V, V, F, F, V.
	
	V, V, V, V, F.
	 
	V, V, F, V, F.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309154615)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FGV/2010.2 QUESTÃO 35 CADERNO DE PROVA 1) A Lei no 9.099/95 disciplina os chamados Juizados Especiais Cíveis no âmbito Estadual. Nela é possível encontrar diversas regras especiais, que diferenciam o procedimento dos Juizados do procedimento comum do CPC. Segundo a Lei no 9.099/95, assinale a alternativa que indique uma dessas regras específicas.
		
	 
	Não é cabível nenhuma forma de intervenção de terceiros nem de assistência, exceto o incidente de desconsideração da personalidade jurídica.
	
	Se o pedido formulado for genérico, admite-se, excepcionalmente, sentença ilíquida.
	
	É vedado o litisconsórcio.
	
	Nas ações propostas por microempresas, admite-se a reconvenção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309124815)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a execução em sede de Justiça Comum e em Juizado Especial Estadual, Fazendário e Federal, podemos dizer.
		
	
	a) Será sempre em procedimento vinculado, mesmo o oriundo de procedimento sincrético, sendo necessária nova citação, visto este procedimento ser acessório do principal que é o conhecimento.
	
	c) O procedimento de execução é autônomo, mesmo quando existente em decorrência do sincretismo processual, sendo neste desnecessária a citação da parte executada. Porém, em procedimento individual, sem o sincretismo, é um processo como outro qualquer, precisando de citação para a apresentação de contestação, visto que se inicia a cognição processual de maneira ampla.
	
	e) O procedimento de execução é um mero acessório do processo de conhecimento, só existindo nesta situação.
	 
	d) O procedimento de execução é autônomo, mesmo quando existente em decorrência do sincretismo processual, sendo neste desnecessária a citação da parte executada. Porém, em procedimento individual, sem o sincretismo, é um processo como outro qualquer, precisando de citação para o início do processo e intimação para pagar a dívida.
	
	b) Será sempre em procedimento sempre vinculado, mesmo o oriundo de procedimento sincrético, não sendo necessária nova citação, visto este procedimento ser acessório do principal que é o conhecimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309079977)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ano: 2015 - Banca: FUNDATEC - Órgão: PGE-RS - Prova: Procurador do Estado O movimento do constitucionalismo surgiu
		
	
	e) no final do século XVII, com a elaboração das primeiras constituições escritas, com o objetivo de assegurar liberdades e coibir o arbítrio, mediante a cláusula federativa.
	
	d) no final do século XX, com a emergência das constituições pós-sociais, com o objetivo de reduzir o alcance do Estado, em nome do princípio da eficiência.
	
	c) em meados do século XX, com a emergência do pós-positivismo, com o objetivo de assegurar o princípio da dignidade humana e a proteção de direitos.
	
	b) no início do século XX, com a emergência das constituições sociais, com o objetivo de assegurar a igualdade social, em face do flagelo da 1ª Guerra Mundial.
	 
	a) no final do século XVIII, com a elaboração das primeiras constituições escritas, com o objetivo de assegurar direitos e coibir o arbítrio.
	1a Questão (Ref.: 201309154628)
	Pontos:  / 0,1
	Assinale a alternativa correta quanto aos embargos de declaração, interpostos para impugnar sentença proferida por magistrado lotado em JUIZADO ESPECIAL, após a vigência da Lei nº 13.105/15.
		
	
	estes embargos possuem efeito suspensivo quanto ao prazo para a interposição de ulterior recurso inominado;
	x
	estes embargos possuem efeito interruptivo quanto ao prazo para a interposição de ulterior recurso inominado;
	
	os embargos de declaração são incabíveis em sede de juizados especiais;
	
	os embargos de declaração deverão ser apreciados pelo mesmo magistrado prolator da decisão embargada, em obediência ao princípio da identidade física do juiz;
	
	os embargos de declaração poderão ser empregados para a correção de erro material e nova valoração sobre as provas produzidas.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201309154621)
	Pontos:  / 0,1
	Assinale a alternativa correta quanto aos embargos de declaração, interpostos por determinado Município, para impugnar sentença proferida por magistrado lotado em juizado especial fazendário estadual.
		
	
	estes embargos possuem efeito suspensivo quanto ao prazo para a interposição de ulterior recurso inominado;
	
	estes embargos deverão ser interpostos no prazo de dez dias, em razão de a Fazenda Pública ter a prerrogativa de praticar atos com o prazo em dobro (art. 183, NCPC);
	
	os embargos de declaração são incabíveis em sede de juizados especiais fazendários estaduais, por ausência de previsão legal;
	
	os embargos de declaração deverão ser apreciados pelo mesmo magistrado prolator da decisão embargada, em obediência ao princípio da identidade física do juiz;
	x
	estes embargos deverão ser interpostos no prazo de cinco dias, pois não há prerrogativa de prazo em dobro para a Fazenda Pública no sistema dos juizados especiais.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201309109229)
	Pontos:  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Ministério Público moveu ação civil pública em face do estado A1 e do município A2, e em favor dos interesses da criança B, que precisava realizar um procedimento cirúrgico indispensável à manutenção de sua saúde, ao custo de R$ 8.000,00 (oito mil reais), o qual a família não tinha como custear. Os réus aduziram em contestação que os recursos públicos não poderiam ser destinados individualmente, mas, sim, em caráter igualitário e geral a todos os que deles necessitassem. Considere a narrativa e assinale a única opção correta a seguir.
		
	
	Não tem cabimento a medida intentada pelo Ministério Público, uma vez que a ação civil pública destina-se a interesse difusos ou coletivos, não sendo ferramenta jurídica hábil a tutelar os interesses individuais indisponíveis, como os descritos no enunciado, devendo o processo ser extinto sem resolução do mérito
	
	A causa teráseguimento, visto que cabível ação civil pública na hipótese, mas, no mérito, os argumentos dos réus merecem acolhimento, já que conferir tratamento desigual à criança B implica violação ao princípio da isonomia, o que não encontra amparo na norma especial do ECA
	x
	A ação civil pública é perfeitamente cabível no caso e, no mérito, a prioridade legal assiste a criança B no atendimento a necessidades como vida e saúde, nisso justificando-se a absoluta prioridade na efetivação dos seus direitos, conferindo-lhe primazia de receber socorro e proteção, e a precedência no atendimento em serviço público.
	
	Não é cabível ação civil pública na hipótese, por se tratar de direito meramente individual, embora indisponível, e, como no mérito assiste razão aos interesses da criança B, a ação deverá ser extinta sem resolução do mérito, a fim de que outra ação judicial, intentada com o uso da ferramenta jurídica adequada, possa ser processada sem incorrer em litispendência.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309110412)
	Pontos:  / 0,1
	Considerando o CPC (Lei nº 13.105/15), e, principalmente, as normas que tutelam a legitimidade passiva em execução, indique a alternativa incorreta, ou seja, de quem não pode figurar como executado.
		
	
	o devedor, reconhecido como tal no título executivo;
	
	o responsável tributário, assim definido em lei;
	
	o fiador do débito constante em título extrajudicial;
	x
	o Ministério Público, nos casos previstos em lei.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201308554583)
	Pontos:  / 0,1
	Em ação civil pública, promovida pelo Município X, do Estado Y, o Estado foi citado, como réu, para promover as obras imprescindíveis de recuperação do solo urbano com a finalidade de eliminar danos causados ao meio ambiente pela própria administração pública estadual em área geográfica do Município X. Neste caso: tecnicamente comprovado ser imprescindível a realização das obras para proteção ambiental.
		
	
	o Município é carecedor do direito da ação, sendo parte ilegítima ativa para a causa, porque a tutela pretendida não tem pertinência temática com a competência municipal prevista na CRFB;
	
	o Estado é parte ilegítima passiva para a causa e o processo deve ser extinto sem resolução de mérito porque não pode a pessoa jurídica de menor grau infirmar o interesse público do Estado;
	
	o processo deverá ser extinto, sem resolução de mérito, por impossibilidade jurídica do pedido, porque o Poder Judiciário não pode ordenar a realização de obras pelo Poder Executivo estadual;
	x
	o pedido poderá ser julgado procedente se houver provas concretas dos prejuízos e estiver tecnicamente comprovado ser imprescindível a realização das obras para proteção ambiental.
	1a Questão (Ref.: 201309094113)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o NCPC, dá-se o cumprimento provisório da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa quando:
		
	
	O devedor não for localizado;
	
	O devedor for localizado mas não for encontrado nenhum bem penhorável .
	 
	A sentença estiver fundada em sentença impugnada mediante recurso recebido só no efeito devolutivo;
	
	A sentença estiver fundada em título executivo extrajudicial;
	
	A sentença estiver fundada em sentença impugnada mediante recurso recebido em ambos os efeitos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309132829)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João ajuizou ação de execução por título extrajudicial em face de Luiz, objetivando o pagamento de cheque devolvido por insuficiência de fundos, no valor de R$ 5.000,00 Após Luiz ser regularmente citado, João requereu ao juízo a desistência do processo. Diante da situação hipotética descrita, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O juiz somente poderá homologar a desistência com a anuência do executado.
	 
	O juiz deverá homologar a desistência, independentemente da concordância do executado, caso não tenham sido apresentados embargos versando sobre questões de direito material.
	
	O juiz não deve homologar a desistência, já que não é possível a desistência nessa fase processual.
	
	O juiz não deve homologar a desistência caso o devedor, citado, ofereça defesa que verse tão somente sobre matéria processual.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309092800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos autos de ação indenizatória movida por Henrique e face de Paulo, ambos prósperos empresários, transitou em julgado sentença de procedência do pleito autoral, condenando o réu ao pagamento de indenização, no montante equivalente a 500 salários mínimos, na data da prolação da sentença, acrescidos de juros legais e correção monetária. Assinale a alternativa que apresenta a providência a ser imediatamente adotada pelo advogado de Henrique.
		
	 
	B) Instauração da fase de cumprimento de sentença, com a apresentação da memória de cálculo contemplando o valor da condenação em moeda corrente.
	
	C) Propor ação de execução de título judicial
	
	D) Ajuizamento de ação rescisória, a fim de que o tribunal apure o valor da condenação em moeda corrente.
	
	A) Instauração da fase de liquidação de sentença a fim de apurar o valor da condenação em moeda corrente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309101640)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de execução, cabe ao credor instruir a petição inicial com o título extrajudicial, com o demonstrativo do crédito atualizado, comprovando tratar-se de crédito líquido, e a prova de que se operou a condição ou termo, tornando-o exigível. Sobre a temática, assinale a afirmativa correta.
		
	
	B) A expropriação segue, necessariamente, a seguinte ordem legal: alienação em hasta pública, alienação por iniciativa particular e adjudicação em favor do exequente.
	
	D) Se admite, no processo de execução, a citação pelo correio, por oficial de justiça e por edital.
	
	A) Na execução por quantia certa com devedor solvente, cabe ao executado indicar os bens a serem penhorados.
	 
	C) O juiz pode determinar de ofício, e a qualquer momento, a intimação do executado para indicar bens passíveis de penhora.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309092796)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da penhora, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	D) O juiz autorizará a alienação antecipada dos bens penhorados quando houver manifesta vantagem.
	
	B) Havendo mais de uma penhora, lavrar-se-á um único auto de penhora.
	
	A) A penhora não será realizada quando o bem estiver na posse, detenção ou guarda de terceiro.
	
	C) Se o devedor fechar as portas da casa, a fim de obstar a penhora dos bens, o oficial de justiça providenciará o arrombamento, independente de qualquer autorização judicial.
	1a Questão (Ref.: 201309101618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em se tratando de execução de entrega de coisa, esta se resolve pelo desapossamento, e, em se tratando de execução por quantia certa esta se resolverá:
		
	
	Pela expropriação que consiste na adjudicação e na imposição de multa.
	
	Pelo desapossamento, pela expropriação e pela transformação.
	 
	Pela expropriação que consiste na adjudicação, alienação ou apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimento e de outros bens.
	
	Pela transformação e pela expropriação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309110388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O novo devedor poderá ser sujeito passivo na execução desde que com consentimento do credor. II. A execução poderá ser movida no foro do exequente, sendo desconhecido o foro do executado. III.A morte da parte extingue o processo pois não há como se proceder habilitação em processo de execução por quantia. IV.A convenção das partes suspende o processo e não requer autorização, porém depende de ato decisório do magistrado. V.Segundo o princípio da titularidadetoda execução deverá tr por base titulo executivo judicial líquido, certo e exigível
		
	
	V, V, V, V, V.
	
	V, V, F, F, V.
	 
	V, V, F, V, F.
	
	V, V, V, V, F.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309094125)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ato processual por meio do qual se buscam e se apreendem bens do executado para empregá-los, de modo direto ou indireto, na satisfação do crédito exequendo denomina-se:
		
	 
	penhora.
	
	penhor.
	
	hipoteca.
	
	usufruto.
	
	adjudicação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309101627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em determinada ação de execução por quantia certa, Esmeralda peticionou ao juízo pleiteando a substituição da penhora realizada sobre seus dois veículos. Recebida a petição o juiz a indeferiu de plano fundamentando que uma vez realizada a penhora esta não poderá ser substituída. Diante de tal situação tem-se que a decisão do magistrado está:
		
	 
	Incorreta pois segundo a legislação poderá ser substituída quando, por exemplo, havendo bens no foro da execução, outros bens tiverem sido penhoras.
	
	Correta em parte , pois somente poderá ocorrer a substituição quando o executado não indicar o valor dos bens ou omitir qualquer das indicações previstas em lei, o que não ocorreu no caso em tela.
	
	Nenhuma das respostas acima está correta.
	
	Correta pois a penhora é realizada sobre bens disponíveis e, que, portanto, ficam vinculados a execução.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309101628)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere aos bens penhorados tem-se que:
		
	 
	Poderão ser alienados antecipadamente quando se tratar de veículos automotores, pedras e metais preciosos e de outros bens móveis sujeitos a depreciação ou deterioração, bem como na hipótese de existir manifesta vantagem na venda;
	
	Poderão ser alienados antecipadamente, mediante autorização do julgador somente na hipóteses de existir manifesta vantagem;
	
	Poderão ser alienados antecipadamente somente quando se tratar de veículos automotores, pedras e metais preciosos e de outros bens móveis sujeitos a depreciação ou deterioração.
	
	Não poderão ser alienados antecipadamente pois segundo o devido processo legal, os bens penhorados somente poderão ser alienados quando do leilão;
	1a Questão (Ref.: 201309101618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em se tratando de execução de entrega de coisa, esta se resolve pelo desapossamento, e, em se tratando de execução por quantia certa esta se resolverá:
		
	
	Pela expropriação que consiste na adjudicação e na imposição de multa.
	
	Pelo desapossamento, pela expropriação e pela transformação.
	 
	Pela expropriação que consiste na adjudicação, alienação ou apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimento e de outros bens.
	
	Pela transformação e pela expropriação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309110388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O novo devedor poderá ser sujeito passivo na execução desde que com consentimento do credor. II. A execução poderá ser movida no foro do exequente, sendo desconhecido o foro do executado. III.A morte da parte extingue o processo pois não há como se proceder habilitação em processo de execução por quantia. IV.A convenção das partes suspende o processo e não requer autorização, porém depende de ato decisório do magistrado. V.Segundo o princípio da titularidade toda execução deverá tr por base titulo executivo judicial líquido, certo e exigível
		
	
	V, V, V, V, V.
	
	V, V, F, F, V.
	 
	V, V, F, V, F.
	
	V, V, V, V, F.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309094125)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ato processual por meio do qual se buscam e se apreendem bens do executado para empregá-los, de modo direto ou indireto, na satisfação do crédito exequendo denomina-se:
		
	 
	penhora.
	
	penhor.
	
	hipoteca.
	
	usufruto.
	
	adjudicação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309101627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em determinada ação de execução por quantia certa, Esmeralda peticionou ao juízo pleiteando a substituição da penhora realizada sobre seus dois veículos. Recebida a petição o juiz a indeferiu de plano fundamentando que uma vez realizada a penhora esta não poderá ser substituída. Diante de tal situação tem-se que a decisão do magistrado está:
		
	 
	Incorreta pois segundo a legislação poderá ser substituída quando, por exemplo, havendo bens no foro da execução, outros bens tiverem sido penhoras.
	
	Correta em parte , pois somente poderá ocorrer a substituição quando o executado não indicar o valor dos bens ou omitir qualquer das indicações previstas em lei, o que não ocorreu no caso em tela.
	
	Nenhuma das respostas acima está correta.
	
	Correta pois a penhora é realizada sobre bens disponíveis e, que, portanto, ficam vinculados a execução.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309101628)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere aos bens penhorados tem-se que:
		
	 
	Poderão ser alienados antecipadamente quando se tratar de veículos automotores, pedras e metais preciosos e de outros bens móveis sujeitos a depreciação ou deterioração, bem como na hipótese de existir manifesta vantagem na venda;
	
	Poderão ser alienados antecipadamente, mediante autorização do julgador somente na hipóteses de existir manifesta vantagem;
	
	Poderão ser alienados antecipadamente somente quando se tratar de veículos automotores, pedras e metais preciosos e de outros bens móveis sujeitos a depreciação ou deterioração.
	
	Não poderão ser alienados antecipadamente pois segundo o devido processo legal, os bens penhorados somente poderão ser alienados quando do leilão;

Continue navegando