Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 2017 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – DISCIPLINA FUNDAMENTOS CIÊNCIAS SOCIAIS
ASSUNTO: PLANOS DE AULA 01 A 05.
Em um conhecido episódio da nossa história, Oswaldo Cruz liderou uma campanha de erradicação da varíola  na cidade do Rio de Janeiro. Cientista de grande porte, tendo estudado no Instituto Pasteur, na França, convenceu as autoridades de que era necessário vacinar todos os moradores da cidade. Objetivamente, sua preocupação era a de combater uma epidemia que estava matando grande parte da população carioca. Entretanto, essa iniciativa não foi bem recebida pela população, que atacava os agentes da brigada sanitária e promoveu uma série de protestos que ficou conhecida como A Revolta da Vacina. Uma das causas da reação adversa da população foi o fato de que, para aplicar a vacina, os agentes sanitários viam os braços desnudos das moças, considerados objeto de desejo na época, e, portanto, não podendo ser mostrado a estranhos.
Pergunta-se: se Oswaldo Cruz pudesse ter recorrido a um cientista social, como ele poderia ter auxiliado? Analise sob o prisma da objetividade científica e da relação sujeito/objeto os fenômenos acima descritos.
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas:
Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário:
"Frequentemente me pergunto que vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui ... Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamente falando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologia cultural/Franz Boas. Celso Castro (org.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004).
I- Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa?
II- Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas.
Defina Cultura a partir do conceito elaborado por Tylor.
Como adquirimos cultura?
Relacione Etnocentrismo e Relativismo Cultural
O que é a Antropologia, etnografia de gabinete e método etnográfico?
Conceitue o Liberalismo Clássico Inglês do Séc. XVIII.
Fale sobre o Iluminismo e seus ideais.
Comente sobre as Revoluções Burguesas ocorridas na Europa, Séc. XIX.
 Com suas palavras, explica o declínio do sistema feudal e surgimento do sistema capitalista, com a Revolução Industrial.
 Estadão 24/02/2013 22:28 "Torcedor corintiano confessa ter disparado sinalizador São Paulo – 
O Torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparo do sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia”.
A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso de H.A.M. e outros similares somos levados a nos perguntar se é o homem faz a sociedade ou se é a sociedade que faz o homem? 
Quais das respostas a seguir são coerentes com a visão das ciências sociais:
 I Na realidade não existe esse abismo entre os indivíduos e a sociedade, ou seja, o homem faz a sociedade e a sociedade faz o homem. 
II Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se
 humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros.
III Na realidade a violência expressa os instintos selvagens do indivíduo humano, que não dependem da sociedade, mas sim de um a herança genética agressiva.
 As respostas não são coerentes com a visão das ciências sociais.
 As respostas I e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
 As respostas I, II e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
 As respostas II e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
 As respostas I e II são coerentes com a visão das ciências sociais.
 O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo ¿ sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios, etc., sem o que não poderia existir. Para Marx qual é o ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade? 
(A) Identificar as várias fases do sistema social capitalista e como se estabelecem as relações sociais de produção, bem como a apropriação por parte da burguesia das riquezas produzidas pela classe operária
As relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona a política, as classes, a cultura e todo o resto da sociedade
Identificar dentro da estrutura social o papel na produção da classe dominante e a formação do estado, elemento que cria as classes sociais 
 As condições materiais e espirituais de cada comunidade ou grupo social
Identificar as classes sociais dentro da produção, passo principal para identificar os vários modos de produção na história, ou seja, do primitivo ao capitalista e as relações de exploração do homem peio homem
A sociologia científica de Émile Durkheim, observou-se que anomia caracteriza-se pela: 
 Ausência ou desintegração das normas sociais. O estado de anomia gera conflitos e desordens. Seu aparecimento ocorreria quando diversas funções sociais se tornassem muito tênues ou intermitentes. 
 Presença ou integração das normas sociais. O estado de anomia gera conflitos e desordens. Seu aparecimento ocorreria quando diversas funções sociais se tornassem muito tênues ou intermitentes. 
 Presença ou desintegração das normas sociais. O estado de anomia gera conflitos e desordens. Seu aparecimento ocorreria quando diversas funções sociais se tornassem muito tênues ou intermitentes. 
 Presença ou integração das normas sociais. O estado de anomia gera conflitos e ordens. Seu aparecimento ocorreria quando diversas funções sociais se tornassem muito tênues ou intermitentes. 
 Presença ou integração das normas anti-sociais. O estado de anomia gera conflitos e ordens. Seu aparecimento ocorreria quando diversas funções sociais se tornassem muito tênues ou intermitentes.
	A partir do texto abaixo, construa uma análise que contemple a perspectiva teórica de Karl Marx sobre o papel do Estado na sociedade capitalista; Levantamento aponta que maioria dos presos no Brasil são jovens, negros e pobres (www.em.com.br, 23/06/15)Os presos do sistema penitenciário brasileiro são majoritariamente jovens, negros, pobres e de baixa escolaridade, aponta o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgado nesta terça-feira, 23, pelo Ministério da Justiça. De acordo com o Infopen, 56% dos presos no Brasil são jovens - pessoas de 18 a 29 anos, conforme faixa etária definida pelo Estatuto da Juventude. O número de jovens no sistema prisional supera a proporção de jovens da população brasileira: enquanto os jovens representam 56% da população prisional, as pessoas dessa faixa etária compõem 21,5% da população total. "Nota-se que o encarceramento elevado da população jovem é um fenômeno observado em todo país. Os Estados com menor proporção de jovens presos são Roraima e Rio Grande do Sul, que, ainda assim, têm 47% de sua população prisional composta por jovens. Por outro lado, no Amazonas, no Maranhão e em Pernambuco aproximadamente, dois entre cada três presos são jovens", destacao levantamento. Segundo o Infopen, dois em cada três presos no Brasil são negros (67% do total). Da população prisional, 31% são brancos e 1% se declaram amarelos.O levantamento também constatou que é muito baixo o grau de escolaridade da população prisional brasileira: cerca de 53% dos presos possuem ensino fundamental incompleto. A maior parte da população prisional brasileira é solteira (57%).Quanto à situação de estrangeiros privados de liberdade no Brasil, o levantamento aponta que cinco em cada dez estrangeiros presos no Brasil são provenientes de países do continente americano. Paraguai (350 presos), Nigéria (337) e Bolívia (323) são os países com o maior número de presos no Brasil.
	
15, Vamos Dançar : Ed Motta Eu não nasci pra trabalho Eu não nasci pra sofrer Eu percebi que a vida É muito mais que vencer Já dirigi automóveis Já consumi capital Já decidi que o dinheiro Não vai pagar, não vai pagar a minha paz Vamos dançar lá na rua Vamos dançar pra valer Vamos dançar enquanto é tempo Nos aplicar a viver. Para Max Weber, o trabalho entendido como instrumento de purificação e meio de salvação, na ética protestante, é que sustentará o espírito capitalista, ou seja, a busca do lucro, favorecendo, assim, a acumulação capitalista. Quais idéias religiosas fundamentais do protestantismo ascético Weber destaca para estabelecer a relação causal entre ética protestante e espírito do capitalismo? 
A concepção de vocação e a teoria da predestinação. 
 O ócio como pernicioso e o trabalho como base da vida. 
 O trabalho como condenação pelo pecado original. 
 A ação racional com relação a fins. 
 A divisão do trabalho e a diferenciação dos homens como resultado da vontade divina.

Continue navegando