Buscar

PROINTER final

Prévia do material em texto

8
UNIVERSIDADE UNIDERP
CURSO DE TECNOLOGIA EM EMPREENDEDORISMO
POLO EAD
ACADÊMICO: DEISE LEITE XAVIER – RA: 5901374084
TUTOR A DISTÂNCIA: AMADO LEITE
PROINTER II– RELATÓRIO FINAL
JUAZEIRO DO NORTE
11/2017
ACADÊMICO: DEISE LEITE XAVIER – RA: 5901374084
TUTOR A DISTÂNCIA: AMADO LEITE
PROINTER II– RELATÓRIO FINAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em empreendedorismo do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.
JUAZEIRO DO NORTE
11/2017
RESUMO
Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital). A microempresa escolhida para elaboração deste trabalho foi o meu local de trabalho, a auto escola norte; o seguinte trabalho fala sobre os segmentos de autoescolas e suas particularidades na cidade de juazeiro do norte. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como a empresa poderia agregar valor aos seus serviços e melhoria de obtenção de lucro, com a inclusão de mais categorias (ex: C,D e E) também com o aumento da sua frota possibilitando melhor fluxo de clientes.
 
Palavras-Chave: Empresa, Microempresa, Autoescola Norte, Categorias. 
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO FINAL)	6
2.1	Analise da política socioambiental	7
2.2	Propostas de melhorias	8
3	CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
4 REFERENCIAS	9
1. INTRODUÇÃO
Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).
A microempresa é uma sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário, devidamente registrados nos órgãos competentes, que aufira em cada ano calendário, a receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00.
Direito Empresarial  é um nome dado a o ramo das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão do chamado Direito Privado. Tal divisão irá cuidar da atividade empresarial e de seu executante, o empresário, estabelecendo um corpo de normas disciplinadoras importantes na condução harmônica da atividade com os interesses do coletivo.
O principal documento do direito empresarial no Brasil é o Código Civil, que prevê as disposições importantes para empresários e empresas, em uma parte dedicada especialmente à matéria o Livro II, "do Direito de Empresa" que se estende do artigo 966 aos 1195.
Como mencionado, o principal ator dentro do direito empresarial é o empresário, e este possui uma definição específica no mesmo artigo 966: "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços".
Importante lembrar que sócios de sociedade empresária não são empresários, sendo considerados empreendedores ou investidores. Por sua vez, o empresário distingue-se da sociedade empresária, pois um é pessoa física (empresário) e a outra pessoa jurídica (sociedade empresária).
Já a empresa deve ser entendida como atividade revestida de duas características singulares, ou seja: é econômica e é organizada. Tecnicamente, o termo empresa deve ser utilizado como sinônimo de "empreendimento".
De acordo com o Código Civil, as empresas podem se organizar de cinco formas distintas:
Sociedade por nome coletivo - é empresa por sociedade, onde todos os sócios respondem pelas dívidas de forma ilimitada.
Sociedade comandita simples - organizada em sócio comanditária, de responsabilidade limitada e comanditados de responsabilidade ilimitada.
Sociedade comandita por ações - sociedade onde o capital está dividido em ações, regendo-se pelas normas relacionadas às sociedades anônimas.
Sociedade anônima (companhia), conforme reza o artigo 1088 do Código Civil, sociedade onde o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista apenas pelo preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
Sociedade limitada - prevista no Código Civil, no seu artigo 1052, em tal sociedade a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, sendo que todos respondem solidariamente pela integralização do capital social, dividindo-se este em quotas iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
Além destas sociedades, o direito empresarial prevê a figura da sociedade simples, aquela que não é registrada em Registro Público de Empresas Mercantis (requisito obrigatório a todas as cinco modalidades previstas acima), sendo por isso, impedida de postular direitos perante a justiça comum. Na prática, as empresas no Brasil estão distribuídas entre sociedades limitadas ou anônimas, sendo que as outras modalidades existem praticamente apenas no papel.
Não está relacionado ao mundo empresarial, mas é citada no Código Civil, a figura do Profissional Liberal, exatamente no parágrafo primeiro do primeiro artigo no Código Civil dedicado ao direito empresarial, o 966:
"Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa".
AUTOESCOLA: Local, que funciona como uma escola, onde são ensinadas lições àqueles que desejam aprender a dirigir.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a formas do direito empresarial aplicada na microempresa escolhida bem como as responsabilidades sociais e meio ambientes que são adotadas pela microempresa, e suas tecnologias de gestão.
A microempresa escolhida para elaboração desde trabalho foi o meu local de trabalho, a microempresa A F AUTOESCOLA CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES LTDA – ME é uma sociedade limitada, a Autoescola norte esta situada na cidade de Juazeiro do Norte é constituída por apenas um proprietário e tem como segmento principal educar, conscientizar e formar condutores habilitados para a direção veicular nas categorias A e B no nosso transito brasileiro. 
2. DESENVOLVIMENTO
A Microempresa A F AUTOESCOLA CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES LTDA – ME é uma sociedade empresária limitada, de nome fantasia AUTOESCOLA NORTE, é administrada por um único proprietário Antônio Monteiro Barbosa Filho, Sócio Proprietário, Com Formação Técnica Em Instrutor De Trânsito, esta Localizada na Av Ailton Gomes, 2881, Jose Geraldo da Cruz, Juazeiro do Norte- CE.
A Microempresa tem com atividade principal a Educação para o Trânsito, habilitando nas categorias A e B, com a finalidade de promover a formação e capacitação de todos os cidadãos que a procura, com o intuito de produzir as mudanças e transformações de comportamento em seus alunos, tem como o foco central a valorização da vida.  A  Autoescola Norte, é um centro de formação de condutores credenciada junto ao DETRAN do CE. Atuando no mercado há 5 anos, sua filosofia foi criada para realmente ensinar a dirigir e não somente  ser aprovado no exame prático. 
Investindo sempre, a empresa dispõe de estrutura moderna e uma frota atualizada, adaptando-se rapidamente às constantes mudanças, mas sempre preservando a tradição e a qualidade de seus  serviços.
Através do treinamento e reciclagem de seus profissionais, a Autoescola está apta a atender os seus clientes com agilidade e eficiência, visando sempre à satisfação de todos.
No âmbito do direito empresarial, a Autoescola Norte encontra-se de acordo com a legalização exigida entre os órgãos: junta comercial, receita federal e prefeitura municipal.
 	A função social da empresa consiste no elementode compreensão e adequação aos fins sociais e econômicos da empresa, a sua razão de ser na sociedade, preservando, de acordo com a lei específica, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitando a poluição do ar e das águas (BRASIL, 2011).
Pelo princípio da preservação da empresa, visa-se o fomento da atividade empresária, para que possa cumprir o seu papel social. Assim, temos interesse na continuidade das atividades de produção de riqueza e na circulação de bens ou na prestação de serviços da empresa à sociedade, e não apenas na obtenção de lucro (MAMEDE, 2011).
O resultado desse trabalho está no alto índice de aprovação de seus alunos e na fidelidade dos seus clientes.
2.1 Analise da política socioambiental 
Das responsabilidades sociais a empresa participa de eventos públicos e contribui com instituições de caridades da cidade, desenvolvendo um papel importante na sociedade, além de formar condutores conscientes para o transito brasileiro.
Além disso, a empresa adota um comprometimento excelente junto aos seus funcionários, estando sempre em dias com os salários, auxilio alimentação e transporte, além te disponibilizar um ambiente de trabalho organizado e uma carga horaria ideal para os seus colaboradores. 
Do ponto de vista conceitual, desenvolvimento sustentável é definido como “aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”.( FERNANDO ALMEIDA ,2009)
A Autoescola Norte com os seus cinco anos de funcionamento tem sempre buscado inova no seu atendimento aos clientes, disponibilizando sempre transparência e rapidez em todos os aspectos.
Inovar significa capitalizar ativos intelectuais. No universo da sustentabilidade, é preciso buscar novos modelos de capitalização capazes de criar valor tanto para o negocio quanto para a sociedade. Não a sustentabilidade sem inovação. A capacidade de fazer inovação tecnológica e não tecnológicas (isto é organizacionais e gerenciais) esta na base do sucesso de uma empresa no longo prazo. Quem não inova desaparece (FERNANDO ALMEIDA, 2009). 
Buscando sempre inovar, a empresa oferece serviços específicos como: perda do medo de dirigir e serviços especiais para deficientes auditivos.
Contudo apesar da empresa oferecer muitos benefícios para os seus clientes, a evasão tem ocorrido há algum tempo, diversos fatores ocasionaram essa evasão desemprego na região, concorrência desleal, e o principal deles o aumento exorbitante de valores inviabilizando aos interessados em possuir uma carteira de habilitação. 
2.2 Propostas de melhoria
O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise de como a empresa poderia agregar valor aos seus serviços e melhoria de obtenção de lucro, com a inclusão de mais categorias (ex: C,D e E ) também com o aumento da sua frota possibilitaria uma fluxo melhor de clientes. 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Analisando alguns fatores críticos que podem ser de extrema importância para microempresa, deve-se ter consciência de que a concorrência está em constate mudança, tendo isso em vista que a microempresa Autoescola Norte trabalha a 5 anos com as mesma categorias A e B, poderia ser considerada a possibilidade de uma nova adaptação e melhoraria por intermédio de decisões quanto as ações tomadas para melhorar a rentabilidade e competitividade da empresa.
Visando a melhoria continua da microempresa citada no presente trabalho, a opção de adição de categorias e uma futura forma de microcrédito, foi repassada para o proprietário que aderiu aos conselhos e irá providenciar tais melhorias citadas.
4. REFERENCIAS
PINHEIRO, Adriano Martins. Noções básicas acerca do Direito Empresarial. Disponível em <http://www.artigonal.com/doutrina-artigos/nocoes-basicas-acerca-do-direito-empresarial-1360124.html>. Acesso em: 07 nov. 2017.
Disponível em ‹https://dicionariodoaurelio.com/autoescola>. Acesso em: 05 Nov. 2017.
Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencas-entre-microempresa-pequena-empresa-e-mei,03f5438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD acesso em 13 nov .2017
FRANCO, Décio Henrique. Tecnologias e Ferramentas De Gestão. 1ª Ed Campinas: Alínea, 2011

Continue navegando