Buscar

trabalho HAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hipertensão arterial sistêmica (HAS)
Uma das doenças que mais acomete as pessoas e é popularmente chamada de pressão alta, é a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). O coração bombeia sangue para todos os órgãos do corpo, através de uma rede de tubos chamados artérias. A tensão gerada ou força gerada na parede das artérias é chamada pressão arterial.
A hipertensão arterial ou pressão alta é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais, o que pode causar inúmeros problemas de saúde.
Nos livros científicos a definição que temos é: a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e às alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.
A HAS é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sua prevalência no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos.
O que faz mal para a sua pressão?
 
Má alimentação: ingestão excessiva de sal e gorduras predispõe o aumento da pressão arterial, aumentando o nível de colesterol, que também causa doenças do coração.
Obesidade: pessoas com excesso de peso tem maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu normal em relação a sua idade, altura e sexo. Se estiver acima, consulte seu medico sobre um programa de exercícios e dieta saudável.
Diabetes: quem tem Diabetes pode sofrer de hipertensão. Essa combinação aumenta os riscos de doenças cardíacas e renais.
Idade: quem tem mais que 35 anos deve controlar sempre sua pressão, pois o risco aumenta com a idade.
Raça: pessoas da raça negra tem mais propensão à pressão alta
Historia familiar: se na sua família há casos de hipertensão, você pode ter tendência ao problema. Comunique a seu medico.
Abuso de álcool: estudos demonstram que o abuso de álcool pode estar associado à pressão alta. O significado de abuso pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade. De qualquer maneira, recomenda-se moderação.
Vida sedentária: a falta de exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.
Cigarro: o hábito de fumar é um fator de risco para a elevação da pressão arterial.
 
O diagnóstico não requer tecnologia sofisticada, e a doença pode ser tratada e controlada com mudanças no estilo de vida, com medicamentos de baixo custo e de poucos efeitos colaterais, comprovadamente eficazes e de fácil aplicabilidade na Atenção Básica (AB) ou no seu medico particular. Além do diagnóstico precoce, o acompanhamento efetivo dos casos pelas equipes da AB é fundamental, pois o controle da pressão arterial (PA) reduz complicações cardiovasculares e desfechos como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas renais, entre outros.
O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90 mmHg, verificada em pelo menos três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas, ou seja, soma-se a média das medidas do primeiro dia mais as duas medidas subsequentes e divide-se por três. A constatação de um valor elevado em apenas um dia, mesmo que em mais do que uma medida, não é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hipertensão.
Cabe salientar o cuidado de se fazer o diagnóstico correto da HAS, uma vez que se trata de uma condição crônica que acompanhará o indivíduo por toda a vida. Deve-se evitar verificar a PA em situações de estresse físico (dor) e emocional (luto, ansiedade), pois um valor elevado, muitas vezes, é consequência dessas condições.
Como controlar sua pressão e ter uma vida saudável, sem riscos:
 
Alimente-se bem. Prefira saladas, legumes, alimentos preparados com pouca gordura e pouco sal.
Faça exercícios físicos constantemente. Prefira escadas ao invés do elevador, caminhe mais, escolha atividade física de sua preferencia. Uma caminhada de 30 minutos por dia já reduz o risco de pressão alta.
Não fume.
Minimize o uso de álcool.
Mantenha o peso ideal.
A tensão do dia-a-dia também pode elevar sua pressão arterial. Encontre sua maneira de viver com mais qualidade e menos estresse.
Controle sua pressão periodicamente. Vá a um medico ou a uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Anote em um cartão de controle sua pressão para ver se não estão ocorrendo alterações.

Continue navegando