Buscar

ADRINA E ANA PAULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
No Brasil em 2003, foi aprovada a Lei Federal n° 10639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica. Essa lei tem o intuito de que as escolas sejam promotoras da valorização da cultura negra perante aos estudantes, contribuindo para uma sociedade justa.
Considerando a importância dos pressupostos dessa lei, o presente trabalho abordará os seguintes aspectos: assuntos discutidos na referida lei, qual a importância de trabalhar tal lei nas diferentes áreas do conhecimento, a contribuição da pratica docente para minimizar o preconceito racial na sociedade e por último será evidenciado a importância do trabalho interdisciplinar para contemplar os objetivos dessa lei.
A fundamentação teórica será embasada em dois artigos, sendo eles, Os desafios da prática docente na aplicação da Lei 10639/03 das autoras Eliane Mimesse Prado e Lilian Elizabete DA Silva de Fatima e Contribuições do Ensino de Ciências a Educação das Relações Étnico-Raciais da autora Maria da Conceição Costa.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente a Lei 10639/03 completou 14 anos desde a sua promulgação e isso representou um marco e um grande avanço contra o preconceito que as pessoas negras sofreram e ainda sofrem até os dias atuais. 
Muita coisa mudou na aplicação e eficiência da efetivação da lei nas escolas, mas ainda existe obstáculos, por exemplo a falta de bons materiais didáticos que abordem de forma plena a temática da lei em questão, muitas vezes falta apoio e incentivo na formação complementar dos professores, aliás isso prejudica a aprendizagem dos alunos.
A escola por ser um local onde se tem diversas culturas ficou incumbida, de abordar, questionar, explicar, desmistificar e minimizar o preconceito em qualquer uma das suas faces. É nesse ambiente que se deve ser abordado a formação do povo brasileiro, o qual é a miscigenação de índios, europeus, asiáticos e africanos. Fazer com que os alunos compreendam que cada um desses povos colabora na formação do povo brasileiro, que nenhuma cultura é superior ou inferior que a outra, todas são importantes.
O professor poderá trabalhar a temática da lei em qualquer área do conhecimento, mas a própria legislação estabelece as áreas mais propicias como Educação Artística (Artes), História e Literatura. Dentro da sala de aula o professor deverá criar situações em que os educandos valorizem e aprendam a respeitar a cultura da cada um dos colegas, colaborando assim para a formação de um ser humano ético e integro. E a partir desse ponto será mais relevante trabalhar e discutir com os alunos a importância de respeitar e valorizar a cultura e a história do povo africano e afro-brasileiro, o que eles contribuíram e contribuem socialmente, suas danças, pratos típicos, religião, costumes, historias, etc. Com isso cada vez mais será erradicado o ensino centrado na escravidão e castigos que era ensinado nos livros de história.
A escola não pode fragmentar esse tema, ensinando em uma única área do conhecimento e sim deve proporcionar aos alunos da educação básica um conhecimento interdisciplinar relacionado com a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira promovendo um ser humano com bons hábitos, valores e que respeite e valorize as diferenças, sejam elas religiosas, cor da pele, tipo de cabelo, posição social, dentre muitos outros. É imprescindível o professor buscar se qualificar e apresentar uma pratica em sala de aula embasada em conhecimentos teóricos que contribuam na formação da sociedade respeitosa que muitos almejam.
.

Outros materiais