Buscar

Globalização - Tópicos especiais


Continue navegando


Prévia do material em texto

TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO – Profº Adhemar
Aluna: Fernanda Karla Cavalcante Oliveira
Matrícula: 201402188595
Curso/Turno: Administração/Noite
GLOBALIZAÇÃO
 A globalização é o processo de integração mundial caracterizado pelo fluxo intenso de capitais, serviços, produtos e tecnologias entre os países, o que resulta num mundo interligado por transações econômicas que movimentam capitais volumosos. Ou seja, diz respeito a processos de um mundo cada vez mais interligado e sem fronteiras, onde pessoas tem acesso à informação em tempo real do que acontece em vários cantos do mundo. Como o próprio nome já diz é globalizar.
Não há um consenso a respeito de quando surgiu a globalização. Há quem diga que nasceu nos anos 80. Outros acreditam que a origem da globalização remonta à segunda metade do século XIX. E outros estudiosos dizem que a globalização é um fenômeno bem mais antigo, que surgiu com as grandes viagens marítimas dos séculos XV e XVI.
 	A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos e grandes e atinge todos os setores da sociedade. Hoje em dia, as coisas mudam muito rápido, o território mundial ficou mais integrado, mais ligado. Um exemplo concreto é que na década de 1950, uma viagem de avião cruzando o Atlântico durava 18 horas, hoje a mesma rota pode ser feita em menos de 5 horas. Em 1865, a notícia da morte de Abraham Lincoln levou 13 dias para chegar na Europa, mas hoje, ficamos sabendo de tudo o que acontece no mundo em minutos.
A necessidade de união causada pela globalização fez com que vários países que visavam uma integração econômica se unissem formando os blocos econômicos, o interesse dessa união seria o aumento do enriquecimento geral.
Efeitos
• Integração entre países
• Diluição das fronteiras
• Crescimento do comércio mundial
• Crescimento e desenvolvimento da economia dos estados
• Redução de custos
• Aumento da desigualdade social e do desemprego
A globalização afeta a todos os setores da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível do desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta. O movimento da globalização tende a criar uma cultura de consumo padronizada por meio de uma estratégia mundialmente unificada de marketing.