Buscar

A formação da sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A formação da sociologia
Anos atrás, um matemático francês se referiu a sociologia como uma ciência de muitos métodos e poucos resultados, ao passo que hoje não é tão considerado os resultados obtidos pela mesma.
Os pensadores do passado construíram seus feitos contra o pensamento iluminista, a inspiração era obtida pela sociedade feudal. O que deu início aos conservadores foi a Revolução francesa, que era vista como um castigo de Deus a humanidade, culpando os iluministas pelo fato.
Os pensadores positivistas, Saint-Simon, Auguste Comte e Emile Durkheim, foram responsáveis por darem uma nova visão as ideias dos conservadores, com propósitos de defender o capitalismo.
Saint-Simon foi o primeiro a olhar para a carência econômica, defensor da classe operária e da sociedade desigual, pois cada indivíduo tinha uma função.
Para Comte o positivismo constituía a observação dos fenômenos, contrariando o racionalismo e o idealismo, isso negava a ciência qualquer tipo de investigação das causas dos fenômenos naturais. Quanto a ordem e o progresso, era um lema extraído do positivismo, o amor no início, a ordem era a base, como consequência disso, o progresso.
Durkheim, vivendo em uma época que as teorias socialistas ganhavam espaço, elaborou ideias que responderiam as formulações socialistas. Ele acreditava que os problemas da época não eram por motivos econômicos e sim, por falta de orientar o comportamento dos indivíduos. Segundo ele, a divisão do trabalho iria resultar em trocas de ajuda entre os trabalhadores, as transformações socioeconômicas dificultariam o bom funcionamento da sociedade.
Marx e Engels, aprovaram as ideias de seus antecessores, logicamente criticando algumas coisas, isso se devia ao caráter apolítico desse socialismo. Contudo, assinalaram também, na sociedade capitalista, o interesse econômico pessoal como um objetivo social.
Marx, deixava claro que, assim como os economistas eram porta-vozes da burguesia, assim como socialistas e comunistas os representantes da classe operária. Deixava claro também, que a luta de classes e não a harmonia social, eram características de uma sociedade capitalista.
A sociologia, através de Marx e Engels encontrou uma herança de temas posteriores para pesquisas.
Max Weber, por sua vez, deixou clara a diferença de conhecimento cientifico e a realidade. Para ele, o estudo da sociologia era em torno do ser social, como ele intervia em situações sociais.
Enfim, todos os clássicos pensadores buscavam explicar as transformações que ocorriam na época, principalmente pela ação do capitalismo. Forneceram uma importante compreensão dos processos históricos.

Continue navegando