Buscar

relatório de estagio EJA

Prévia do material em texto

3 
 
3 
 
13 
 
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER 
 
 
 
 
 
 
NILCIMARA CZADOTZ-RU 540837 
2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SPERVISIONÁDO: DOCÊNCIA NA EJA E NORMAL 
 
 
 
 
 
 
BLUMENAU-SC 
2017 
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
 
 
 
 
 
 
 
NILCIMARA CZADOTZ-RU 540837 
2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO 
 
 
 
Relatório de Estagio Supervisionado: Docência na EJA E 
Normal: Apresentado ao curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter. 
 
 
 
 
 
 
BLUMENAU-SC
 2017 
SUMÁRIO 
 
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................03 2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................04 
2.1Identificação da Escola Estagiada.........................................................................04 
2.2Concepção pedagógica da escola-Projeto Político Pedagógico...........................04 
2.3Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado..............05 
Caracterização estrutural...........................................................................................06 
2.3.2Caracterização 	dos 	profissionais 	que 	atuam 	na 	escola/instituição 
estagiada....................................................................................................................06 2.3.3Caracterização da turma estagiada....................................................................07 
2.3.4Perfil do professor observado durante o Estágio Supervisionado......................07 
2.3.5Descrição das aulas observadas........................................................................08 
2.4PLANO DE OFICINA PEDAGÓGICA....................................................................08 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................10 
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10 
ANEXOS I – FICHAS DE FREQUÊNCIA...................................................................12 
 
 
 
 
 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
O estágio supervisionado é uma experiência que enriquece e possibilita o aluno/estagiário, um contato direto com os espaços de atuação onde teremos a chance de atuar ao nos formar. O presente trabalho vem fazer um breve relato sobre a vivência de estágio na modalidade EJA, Ensino Fundamental, anos iniciais (nivelamento), tendo carga horária de 100 horas e tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas dentro do período do estágio e referenciar os estudos acadêmicos através de observação e participação ativa nas práticas pedagógicas por meio de acompanhamento direto do cotidiano escolar. O estágio foi realizado durante o período de 30 de maio a 30 de junho de 2017 no EJA, Ensino de Jovens e Adultos de Massaranduba – SC, localizada na Rua Onze de Novembro, S/N, anexo a igreja Nossa Senhora Auxiliadora, centro, Massaranduba – SC, pela aluna/estagiária, Nilcimara Czadotz. 
O estágio traz subsídios para a formação do aluno, desencadeando um caminho de relação entre a teoria e prática nas escolas, assim colaborando para uma reflexão acerca de todo aprendizado adquirido durante a licenciatura pedagógica, tomando o espaço escolar como ponto para aprimorar seus conhecimentos acerca do processo educacional e toda a formação do indivíduo que ali ocorre através de atividades e atitudes desenvolvidos por todos os envolvidos na construção do conhecimento este ser humano. 
 
 Portanto o estágio supervisionado oferece a oportunidade de se observar o contexto escola e desenvolver pesquisas e projetos que visem a melhoria da qualidade da mesma, conforme afirma Pimenta e Lima (2004 apud Perini, 2006, p. 39): 
 
O estágio traz um propósito de entrarmos a fundo dentro do mundo da aprendizagem dos alunos e tornando possível muitas reflexões sobre a formação do ser humano. Nos permite diante de situações reais e diversas dentro do âmbito escolar lidar com situações reais que enriquecerão nossa experiência para atividades futuras na educação.Com o objetivo de conhecer melhor as especificidades do trabalho pedagógico na EJA, faz-se necessário para podermos através das observações neste contexto escolar visivelmente tão diferente do ensino regular, desenvolver novas experiências e reflexões sobre esta prática e podermos assim conhecer melhor este trabalho que com certeza será de grande valia pois traz novos saberes e metodologias para práxis educacional. 
 
 
A ESCOLA/INTITUIÇÃO ESTÁGIADA 
 
2.1Identificação da Escola estagiada 
 
 
O estágio supervisionado na EJA e Normal, foi realizado no Ensino de Jovens e Adultos de Massaranduba, conhecida também como EJAM ou Naes. A escola fica localizada na Rua Onze de Novembro S/N, Centro, Massaranduba – SC, CEP: 89108000.Pode ser contatada através do telefone (47) 3379-2182 ou pelo e-mail: cejamassaranduba@jgs.sdr.sc.gov.br, a unidade de ensino funciona em dois turnos, matutino e noturno, recebendo um contingente de aproximadamente 160 alunos, distribuídos nas modalidades de Ensino Fundamental, e Médio. O estágio foi realizado no período noturno, do dia 30 de maio a 30 de junho, sendo observada uma turma de EJA de 4º e 5º ano, do nivelamento. 
 
 
Concepção Pedagógica da Escola 
 
 
Escola procura operar dentro de uma perspectiva de que o aluno deve ser o centro de todas as suas ações para resgatar este e desenvolver sua autoestima, pois por vezes esta é perdida durante a vida deste indivíduo e faz-se necessário buscar soluções para transformar a visão de mundo deste aluno, dando novas oportunidades de um futuro melhor, e uma ativa participação na sociedade. Todas as ações devem envolver a todos os integrantes desta instituição onde o objetivo é formar novos conceitos para mudar de vida e o seu meio. 
O Projeto Político Pedagógico vem dar uma maior estrutura a todas as ações realizadas para formação deste indivíduo, portanto busca escutar a todos os sujeitos envolvidos na EJA, ele vem contribuir e deve ser construído por toda comunidade escolar, pois são estes que participam efetivamente do processo dentro da escola. Desse modo o planejamento é elaborado pensando no coletivo favorecendo a construção da democratização da aprendizagem, da participação ativa de todos e com estratégias que permitam uma aprendizagem efetiva dos alunos. Busca alcançar não só a alfabetização dos alunos, mas que estes sujeitos sejam participantes ativos na sociedade letrada e que lhes permitam aprender significativamente a acessar outros níveis de escolarização buscando um progresso em sua vida. 
 
 
Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado 
 
 
observação em sala trouxe aspectos interessantes, pela convivência com pessoas de várias idades dentro de um mesmo proposito a aprendizagem. A poucos alunos na sala mas o empenho de todos é muito significativo, pois senhoras e senhores, pais, maridos deixarem seus lares e virem se dedicar a estudar é senão um grande esforço, uma observação é a irregularidade na frequência, ocorrem muitas faltas e a escola tenta de várias formas manter este aluno no curso, uma das práticas é o reforço dado aos faltantes para não desistirem, também é dado novas oportunidades de realizarem as atividades perdidas e tentar recuperar. A interação entre professora e alunos é constante, e harmônica. O conteúdo vem de encontro com o currículo e a necessidade dos alunos, sua metodologia em sua maioria é discursiva e trabalha com muitos textos em cópias, as vezes realiza aulas mais práticas. 
 
 
Caraterização estrutural 
 
 
escola encontra-se anexa a estrutura de uma igreja da comunidade, o ambiente é bastante limpo, organizado, suas salas são adequadas e sobram espaços. A iluminação porém, necessita de melhorias. A uma secretaria, uma sala dos professores juntamentecom a biblioteca, 4 salas de aulas. A pouca ventilação natural, mas há ar condicionado em todas as salas. A escola possui muito poucos recursos tecnológicos. 
 
 
2.5Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada 
 
 
Ao todo a escola possui 12 funcionários, uma coordenadora, uma secretária, uma faxineira e 9 professores, estes distribuídos no Ensino Fundamental e Médio. Apenas um ainda está cursando a graduação os outros já à possuem e muitos com pós graduação. Existe uma grande variedade de idades e tempo de experiência alguns já se aposentando e outros começando, tornando o ambiente bastante produtivo pois temos o novo olhar com novas ideias e a possibilidade de observar a experiência dos mais velhos. Certamente dentro de toda observação pode-se perceber que todos os envolvidos no ambiente escolar preza pelo educando, e gosta muito do que faz, pois fazem com muito amor. O respeito entre todos é visível, dando ênfase as muitas diferenças encontradas entre os alunos, e seus níveis de aprendizagem, os professores sem dúvida trabalham para minimizar estas diferenças e torná-los donos de seus saberes. 
 
2.6Caracterização da turma estagiada 
 
 
A turma estagiada se encontra com 4 alunas, não a nenhum homem, porém nem todas são assíduas, as alunas quando presente em sala são dedicadas não perdem tempo com conversas paralelas e estão sempre atentas ao que a professora tem a dizer. Alguns demonstram cansaço físico, pois trabalham o dia todo. O relacionamento entre alunas e professora é o melhor possível, com muito respeito, principalmente as opiniões diversas, a professora sempre propõe temas para debates onde cada um expõe suas ideias e suas opiniões sobre diversos assuntos .O perfil socioeconômico da turma é difícil de se perceber, mas aparentam ser estáveis financeiramente. Dentre as alunas somente uma quer fazer faculdade, as outras estão ali para se alfabetizar e melhorar sua comunicação e entendimento de suas vidas cotidianas. 
 
2.7Perfil do professor observado durante o estágio supervisionado 
 
 
A professora possui Magistério de 1ª a 4ª série, possuindo 30 anos de experiencia no ensino fundamental, no EJAM e no ensino regular, sua experiência é visível através de seu total domínio dos conteúdos e metodologias, percebemos que a uma grande satisfação na realização do trabalho e em relação ao papel desempenhado dentro da escola. 
 
2.8Descrição das aulas observadas 
 
 
As aulas são bastante discursiva e suas atividades sempre são cópias para maximizar o tempo, mas também procura as vezes introduzir atividades práticas nas aulas. A escola não possui sala de informática, no entanto quando a professora deseja fazer alguma pesquisa com a turma ela vai com as alunas até a sala dos professores e utiliza um computador que ali existe, isso é possível pelas poucas alunas que tem. Uma observação bastante relevante é a de que a letra utilizada nas cópias sempre são maior que a normal. Após conversa com a professora, ficou clara que a intenção da mesma é proporcionar um nivelamento entre todas as alunas pois algumas possuem dificuldade de leitura mesmo utilizando óculos. Deve ser relatado também que a professora procura estimular muito as aluna, fazendo -as pensar no futuro, e mostrando exemplos de ex-alunos que hoje estão trabalhando e tendo melhores salários ou em melhores empregos ou estudando em cursos superiores. Por vezes atende as alunas individualmente sanando suas dúvidas ou explicando de forma diferenciada para melhor compreenderem o conteúdo. É visível o empenho da professora em oferecer oportunidades a todas as alunas de desenvolverem suas habilidades, conhecimentos e pensamento reflexivo para melhorar suas vidas e seu dia a dia. 
 
 
2.9 PLANO DE OFICINA PEDAGÓGICA 
IDENTIFICAÇÃO 
Estagiaria: Nilcimara Czadotz 
Escola: EJAM-Ensino de Jovens e Adultos de Massaranduba 
Disciplina:Matemática/Português 
Turma: Nivelamento EJA, 4º e 5º ano 
Professora regente: Daria Radwanski 
TEMA: Medidas de massa, capacidade e tempo, texto instrucional 
JUSTIFICATIVA: Faz-se necessário para que o aluno se torne integrante do seu aprendizado então a escola vem criar situações do cotidiano, explorando as possibilidades e potencialidades existentes em cada um, aproximando o do conteúdo teórico a prática. 
OBJETIVOS: 
*Reconhecer um texto instrucional 
*Compreender a necessidade de medir em situações do cotidiano 
*Reconhecer a importância das medidas 
SÍNTESE DO ASSUNTO: Com prazer é possível buscar o comprometimento, habilidades para gerar ação e competência para agir. É neste propósito que viabiliza a construção de um campo de possibilidade ricas e diversas de interação entre os alunos, propiciando que a teoria se torne a prática, e este aprendizado se torne mais significativo a todos. 
DESENVOLVIMENTO DA OFICINA 
Primeiramente ocorrerá uma breve explicação de como acontecerá a aula, colocando o cronograma no quadro para orientação dos alunos, depois será entregue aos alunos a receita de um bolo, iremos ler e discutir sobre o gênero textual, até chegarmos ao tipo de texto que queremos (instrucional), com auxílio de todos os alunos iremos nos colocar diante da mesa com os ingredientes para confecção do bolo, iremos observar as embalagens com as medidas que trazem, mediremos as quantidades especificas da receita, medindo com balança, xícaras, e quantidade de ovos, observando o local adequado para colocar o bolo, e o tempo total, especifico para cada passo da receita até o tempo de assar mesmo. Enquanto assa o bolo daremos ênfase aos tipos de medidas que utilizamos, fazendo uma lista dos mesmos, os recursos utilizados e retomaremos o texto, expondo a utilização deste tipo de texto em nosso dia a dia, onde cada um irá colocar seu ponto de vista e a importância destes tipos de textos em seu cotidiano. Quando terminado de assar e resfriado o bolo todos compartilharão do mesmo lanchando juntos já trabalhando a ideia de união, confraternização e divisão. 
RECURSOS 
Quadro 
Giz 
Xerox de receita 
Fogão 
Mesa 
Ingredientes para o bolo(ovos, farinha de trigo, fermento, água, batedeira, forma retangular) 
Batedeira 
 
 
REFERÊNCIAS 
 
FELICIO, Fabiane de Oliveira Braga.Trabalhando com receitas: o gosto de aprender, 
Disponível 	em:<http://portaldo professor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html? aula=5950.Acesso em 12 de junho 2017, 14:03. 
SILVA, Mariane Ellen. Explorando receitas culinárias: leitura significativa, Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5587.Acessado em, 14 de junho de 2017, 14:50. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 
Após terminado o estágio verifica-se que o mesmo foi fundamental, pois proporcionou uma ampliação de conhecimento sobre toda realidade do contexto educacional da EJA, nos deu base para a construção dos planos e das práticas durante a regência. A algumas especificidades dentro desta modalidade que nos leva a refletir sobre a formação humana, e nos traz a visão de que está sempre está em constante processo de aprendizagem, basta estarmos dispostos para o mesmo. O ambiente encontrado estrutural e interacional dos sujeitos envolvidos em todo o processo é de extrema amizade e preocupação na formação integral do educando. O ambiente em sala era o mais agradável possível, havia muito respeito e educação, a uma constante troca de conhecimento entre alunos e professora, trazendo muito conhecimento de vida e teórico perfazendo a integração dos dois. Por isso acreditamos que a disciplina de Estágio Supervisionado é muito importante para uma compreensão como discente e futura docente. Mesmo não sendo possível ter aplicada a oficina pedagógica, acreditamos ser de grande aprendizado possibilitando um grande entendimento sobre a docência na EJA e suas especificidades. Esse estágio foi com certeza uma experiência única e que possibilitou crescimento como acadêmica, e dará um grande suporte para futuras docências. Sabe-se que diante de tantas dificuldades encontradas na área educacional não bastasomente ter o diploma em mãos, mas é necessário uma convicção e amor a profissão, mesmo com poucos recursos pedagógicos devemos ter a confiança que iremos contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos que se iniciam já com uma bagagem de vida porem ainda há muita vontade em aprender mais e mais, conforta-nos saber que poderemos atuar em um local onde a tanta sede do saber e por pessoas já tão vividas. Concluo o estágio com uma nova consciência pedagógica, o que certamente fará a diferença em uma futura prática como pedagoga. Podendo assim proporcionar maior aprendizado aos alunos dentro de uma prática mais completa, construtiva e reflexiva para desenvolver os alunos, tornando o aprendizado mais significativo e pautado na construção social e interacional do indivíduo, agindo de forma a mobiliza-los a ter uma mudança de vida. 
 
REFERENCIAS 
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: como construir o projeto politico pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001. 
PROEJA. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/acs_docbaseproeja.pdf.Acesso em: 
04 jun. 2017. 
BORSSOI, Berenice Lurdes, O estágio na Formação Docente: da teoria a prática, ação 	reflexão, Disponível em: www.unioeste.br/curso/cascavel/pedagogia/evntos/2008/1/Artigo%2028.pdf. 
Acesso em:04 de julho de 2017, 14:27. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO I (FICHAS DE ESTAGIO)

Continue navegando