Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Nutricional Avaliando o aprendizado

User badge image
Grecy Andrade

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O método da Avaliação Subjetiva Global (ASG), proposto por Detsky et al. (1987), quando realizado por investigador treinado, é um bom procedimento para verificar modificações no estado nutricional. Fazem parte desse questionário as seguintes informações:
São corretas apenas:
I. Situação socioeconômica
II. Presença de edema, ascite
III. Alterações de peso e ingestão alimentar
IV. Sinais e sintomas gastrintestinais
V. Avaliação psicomotora
II, III, IV e V
I, II e III
I, II, III e IV
I, III e V
I, IV e V

A mudança de peso involuntária constitui importante informação para avaliar a gravidade do problema de saúde do indivíduo. A perda de peso é considerada importante quando for:
a. maior do que 10% em 6 meses
b. maior do que 2% em 1 semana
c. maior do que 5% em 1 mês
d. maior do que 5% em 6 meses
e. maior do que 3% em 1 mês

A dobra cutânea subescapular é importante para avaliar o estado nutricional quando utilizada em combinação com outras dobras e deve ser aferida da seguinte forma:
localizar o ângulo superior da escápula e destacar a dobra na horizontal.
localizar o ângulo inferior da escápula e destacar a dobra na diagonal.
apalpar o meio da escápula e destacar a dobra na diagonal.
localizar o ângulo superior da escápula e destacar a dobra na diagonal.
apalpar o meio da escápula e destacar a dobra na horizontal.

Considerando os critérios clínicos para diagnóstico, a mancha de Bitot é um indicador de:
Deficiência de vitamina B12
Hipovitaminose C
Hipovitaminose A
Anemia Perniciosa
Hipovitaminose K

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (1998), a medida da circunferência da cintura está associada ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um homem de 45 anos, com medida de circunferência da cintura igual a 96 centímetros, é classificado como propenso a um risco de complicações metabólicas:
médio
muito elevado
muito baixo
baixo
elevado

O recordatório alimentar de 24 horas é um dos métodos dietéticos mais utilizados na investigação do consumo alimentar.
Assinale a afirmativa que melhor caracteriza esse método.
O consumo resulta da quantidade total dos alimentos registrados no primeiro dia, menos a quantidade encontrada no último dia da investigação.
Utilizado para saber quantas vezes por dia, semana ou mês, o indivíduo come determinado alimento.
Exige pouco tempo e pode-se quantificar e qualificar a ingestão.
Envolve maior compreensão por parte do paciente, que fica com a incumbência de anotar tudo o que come e bebe.
Inclui o controle das sobras e do desperdício.

É uma doença auto-imune que consiste na perda da função das células gástricas parietais que secretam o ácido clorídrico para acidificar o estômago (hipocloridria) e do fator intrínseco gástrico que facilita a absorção da vitamina B12. A falta de vitamina B12 causa anemia megaloblástica, mas quando há somente má absorção em função da falta do fator intrínseco, esta anemia é chamada de:
ferropênica
macrocítica
perniciosa
ferropriva
microcítica

Apesar de os dados laboratoriais apontarem apenas a deficiência de ferro, a redução ou ausência na concentração de outros nutrientes também podem estar presentes, pois, quando se instala no organismo alguma deficiência, normalmente ela é acompanhada de outras deficiências nutricionais.
Nesse sentido, solicito assinalar a alternativa que corresponde aos nutrientes que são fundamentais para o metabolismo do ferro, agindo como cofatores ou por estarem envolvidos na manutenção da síntese normal da hemoglobina, participando, assim, indiretamente no metabolismo do metal:
Piridoxina, riboflavina, vitamina C, zinco, cobre e proteína
Ácidos graxos essenciais, vitamina C e vitamina A
Fibras solúveis, proteína e vitamina E
Molibdênio, cromo e zinco
Cálcio, fósforo, ácidos graxos essenciais

(AOCP) Algumas proteínas séricas podem ser utilizadas na avaliação nutricional do paciente enfermo. Em relação à albumina, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A síntese de albumina ocorre nos hepatócitos.
II. Os valores de referência de albumina entre 3 a 3,5 g/dL significam uma depleção leve.
III. O valor de albumina sérica está reduzido nas doenças hepáticas e, por ser uma proteína de fase aguda negativa, na presença de inflamação e infecção.
IV. A principal função da albumina é transportar hormônios da tireoide.
Apenas II, III e IV são verdadeiras
Apenas I e IV são verdadeiras.
I, II, III e IV são verdadeiras
Apenas I, II e III são verdadeiras
Apenas I é verdadeira

Para obter informações qualitativas da dieta de uma população, o melhor método de avaliação dietética a ser empregado é:
Frequência alimentar
História dietética
Registro Alimentar
Anamnese Alimentar
Recordatório 24 horas

Para a avaliação antropométrica por meio da medida da circunferência abdominal, a OMS estabelece como ponto de corte, indicativo de risco aumentado para complicações metabólicas, para homens e mulheres, valor igual ou superior, em cm, a, respectivamente,
92 e 78.
92 e 80.
94 e 88.
104 e 88
94 e 80.

Acerca dos indicadores clínicos, antropométricos e bioquímicos do estado nutricional, julgue os itens subsequentes.
B) A estatura infantil é indicador bastante sensível do estado nutricional, reflete diretamente a variação na situação nutricional e indiretamente a condição econômica e social da população estudada.
A) Podemos considerar a avaliação nutricional a partir dos sinais clínicos uma metodologia de elevada especificidade, se destacando em relação a outros métodos.
E) Os indicadores bioquímicos são altamente relevantes por diagnosticar possíveis deficiências nutricionais ainda na fase subclínica, momento em que os principais sintomas se tornam mais evidentes, facilitando assim, a classificação da doença.
C) A albumina sérica é um bom indicador do prognóstico nutricional, no entanto, apresentando alta sensibilidade para avaliar idosos.
D) O exame bioquímico é um parâmetro fundamental para complementar o diagnóstico nutricional, e consiste em avaliar as alterações orgânicas expressas nos tecidos externos do indivíduo, ou mesmo a evolução de patologias já existentes no organismo.

(NUTRICIONISTA-PREF. DE ACARAPE/ CE-2012-PRÓ- MUNICIPIO). Relacione os indicadores de antropométricos com os seus respectivos significados e assinale a sequência correta:
I. Peso/Idade;
II. Estatura/Idade;
III. IMC;
IV. Relação cintura-quadril;
V. Circunferência Muscular do Braço.
( ) Indicador de estado nutricional atual, seu uso tem sido observado em todas as faixas etárias dos distintos ciclos de vida, da infância à senilidade, com exceção dos menores de dois anos de idade;
( ) Expressa a quantidade de massa muscular do braço;
( ) Se acompanhado com certa periodicidade, pode diagnosticar precocemente as alterações de crescimento ponderal, possibilitando a triagem dos casos de desnutrição atual ou aguda;
( ) A OMS recomenda o seu uso como indicador de obesidade abdominal e, consequentemente, de risco para doenças cardiovasculares em adultos;
( ) Afeta-se de forma negativa quando existem deficiências nutricionais por longos períodos ou durante períodos críticos de crescimento.

Avalie as afirmativas abaixo, assinale F para a afirmativa falsa e V para afirmativa verdadeira, indicando a sequência correta.
I. Inquéritos de sinais e sintomas clínicos, inquéritos antropométricos e bioquímicos constituem métodos indiretos de avaliação nutricional.
II. Pessoas que possuem maior proporção de gordura na parte inferior do corpo, especialmente na coxa e no quadril, têm obesidade do tipo ginecóide.
III. A desnutrição grau 3 é identificada em adultos a partir do ponto de corte de IMC < 16kg/m2.
IV. A antropometria e a avaliação da situação socioeconômica são métodos diretos de avaliação da composição corporal.
V, F, V, F
F, V, V, F
F, V, F, V
F, F, F, F
V, V, V, F

Marque a alternativa que corresponde o IMC pré-gestacional, o IMC gestacional, faixa de ganho de peso adequado e o diagnóstico nutricional atual da paciente.
22,5 Kg/m², 27,0 Kg/m², 11,5 a 16Kg, Adequado
26,0 Kg/m², 27,0 Kg/m², 10,5 a 16Kg, Sobrepeso
21,0 Kg/m², 26,0 Kg/m², 11,5 a 16Kg, Adequado
18,0 Kg/m², 21,0 Kg/m², 12,5 a 18Kg, Adequado

(AOCP) De acordo com índices antropométricos propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, como classificamos uma criança do sexo masculino com 3 anos completos e com percentil 15, segundo o peso para a estatura?
Risco para magreza
Sobrepeso
Eutrofia
Magreza acentuada
Obesidade

Diversos estudos têm indicado que a deficiência de Vitamina A é um problema mundial de saúde pública em crianças, principalmente nas regiões mais pobres.
Considerando os sintomas, sinais, consequências dessa deficiência, avalie as asserções a seguir:
O sinal clínico mais específico da deficiência dessa vitamina é a xeroftalmia, que é caracterizada por cegueira noturna (danos na adaptação noturna devido a redução da regeneração da rodopsina), xerose conjuntival, mancha de Bitot, xerose corneal e ulceração da córnea.
Além das alterações oculares, o retardo do crescimento, o aumento do risco de infecções respiratórias e gastroentéricas são outras graves consequências dessa deficiência vitamínica.
as duas afirmacoes são falsas
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira

Para uma mulher que apresenta IMC pré-gestacional igual a 22,0 kg/m2, é desejável que ao final da gestação ela ganhe entre:
8,0 a 15,0 kg.
15,0 a 16,5
11,5 a 16,0 kg.
12,0 a 15,5 kg
10,0 a 14,0 kg.

Qual das seguintes não é uma medida antropométrica?
Circunferência do braço
Circunferência da panturrilha
Albumina
Peso
Altura

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O método da Avaliação Subjetiva Global (ASG), proposto por Detsky et al. (1987), quando realizado por investigador treinado, é um bom procedimento para verificar modificações no estado nutricional. Fazem parte desse questionário as seguintes informações:
São corretas apenas:
I. Situação socioeconômica
II. Presença de edema, ascite
III. Alterações de peso e ingestão alimentar
IV. Sinais e sintomas gastrintestinais
V. Avaliação psicomotora
II, III, IV e V
I, II e III
I, II, III e IV
I, III e V
I, IV e V

A mudança de peso involuntária constitui importante informação para avaliar a gravidade do problema de saúde do indivíduo. A perda de peso é considerada importante quando for:
a. maior do que 10% em 6 meses
b. maior do que 2% em 1 semana
c. maior do que 5% em 1 mês
d. maior do que 5% em 6 meses
e. maior do que 3% em 1 mês

A dobra cutânea subescapular é importante para avaliar o estado nutricional quando utilizada em combinação com outras dobras e deve ser aferida da seguinte forma:
localizar o ângulo superior da escápula e destacar a dobra na horizontal.
localizar o ângulo inferior da escápula e destacar a dobra na diagonal.
apalpar o meio da escápula e destacar a dobra na diagonal.
localizar o ângulo superior da escápula e destacar a dobra na diagonal.
apalpar o meio da escápula e destacar a dobra na horizontal.

Considerando os critérios clínicos para diagnóstico, a mancha de Bitot é um indicador de:
Deficiência de vitamina B12
Hipovitaminose C
Hipovitaminose A
Anemia Perniciosa
Hipovitaminose K

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (1998), a medida da circunferência da cintura está associada ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um homem de 45 anos, com medida de circunferência da cintura igual a 96 centímetros, é classificado como propenso a um risco de complicações metabólicas:
médio
muito elevado
muito baixo
baixo
elevado

O recordatório alimentar de 24 horas é um dos métodos dietéticos mais utilizados na investigação do consumo alimentar.
Assinale a afirmativa que melhor caracteriza esse método.
O consumo resulta da quantidade total dos alimentos registrados no primeiro dia, menos a quantidade encontrada no último dia da investigação.
Utilizado para saber quantas vezes por dia, semana ou mês, o indivíduo come determinado alimento.
Exige pouco tempo e pode-se quantificar e qualificar a ingestão.
Envolve maior compreensão por parte do paciente, que fica com a incumbência de anotar tudo o que come e bebe.
Inclui o controle das sobras e do desperdício.

É uma doença auto-imune que consiste na perda da função das células gástricas parietais que secretam o ácido clorídrico para acidificar o estômago (hipocloridria) e do fator intrínseco gástrico que facilita a absorção da vitamina B12. A falta de vitamina B12 causa anemia megaloblástica, mas quando há somente má absorção em função da falta do fator intrínseco, esta anemia é chamada de:
ferropênica
macrocítica
perniciosa
ferropriva
microcítica

Apesar de os dados laboratoriais apontarem apenas a deficiência de ferro, a redução ou ausência na concentração de outros nutrientes também podem estar presentes, pois, quando se instala no organismo alguma deficiência, normalmente ela é acompanhada de outras deficiências nutricionais.
Nesse sentido, solicito assinalar a alternativa que corresponde aos nutrientes que são fundamentais para o metabolismo do ferro, agindo como cofatores ou por estarem envolvidos na manutenção da síntese normal da hemoglobina, participando, assim, indiretamente no metabolismo do metal:
Piridoxina, riboflavina, vitamina C, zinco, cobre e proteína
Ácidos graxos essenciais, vitamina C e vitamina A
Fibras solúveis, proteína e vitamina E
Molibdênio, cromo e zinco
Cálcio, fósforo, ácidos graxos essenciais

(AOCP) Algumas proteínas séricas podem ser utilizadas na avaliação nutricional do paciente enfermo. Em relação à albumina, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. A síntese de albumina ocorre nos hepatócitos.
II. Os valores de referência de albumina entre 3 a 3,5 g/dL significam uma depleção leve.
III. O valor de albumina sérica está reduzido nas doenças hepáticas e, por ser uma proteína de fase aguda negativa, na presença de inflamação e infecção.
IV. A principal função da albumina é transportar hormônios da tireoide.
Apenas II, III e IV são verdadeiras
Apenas I e IV são verdadeiras.
I, II, III e IV são verdadeiras
Apenas I, II e III são verdadeiras
Apenas I é verdadeira

Para obter informações qualitativas da dieta de uma população, o melhor método de avaliação dietética a ser empregado é:
Frequência alimentar
História dietética
Registro Alimentar
Anamnese Alimentar
Recordatório 24 horas

Para a avaliação antropométrica por meio da medida da circunferência abdominal, a OMS estabelece como ponto de corte, indicativo de risco aumentado para complicações metabólicas, para homens e mulheres, valor igual ou superior, em cm, a, respectivamente,
92 e 78.
92 e 80.
94 e 88.
104 e 88
94 e 80.

Acerca dos indicadores clínicos, antropométricos e bioquímicos do estado nutricional, julgue os itens subsequentes.
B) A estatura infantil é indicador bastante sensível do estado nutricional, reflete diretamente a variação na situação nutricional e indiretamente a condição econômica e social da população estudada.
A) Podemos considerar a avaliação nutricional a partir dos sinais clínicos uma metodologia de elevada especificidade, se destacando em relação a outros métodos.
E) Os indicadores bioquímicos são altamente relevantes por diagnosticar possíveis deficiências nutricionais ainda na fase subclínica, momento em que os principais sintomas se tornam mais evidentes, facilitando assim, a classificação da doença.
C) A albumina sérica é um bom indicador do prognóstico nutricional, no entanto, apresentando alta sensibilidade para avaliar idosos.
D) O exame bioquímico é um parâmetro fundamental para complementar o diagnóstico nutricional, e consiste em avaliar as alterações orgânicas expressas nos tecidos externos do indivíduo, ou mesmo a evolução de patologias já existentes no organismo.

(NUTRICIONISTA-PREF. DE ACARAPE/ CE-2012-PRÓ- MUNICIPIO). Relacione os indicadores de antropométricos com os seus respectivos significados e assinale a sequência correta:
I. Peso/Idade;
II. Estatura/Idade;
III. IMC;
IV. Relação cintura-quadril;
V. Circunferência Muscular do Braço.
( ) Indicador de estado nutricional atual, seu uso tem sido observado em todas as faixas etárias dos distintos ciclos de vida, da infância à senilidade, com exceção dos menores de dois anos de idade;
( ) Expressa a quantidade de massa muscular do braço;
( ) Se acompanhado com certa periodicidade, pode diagnosticar precocemente as alterações de crescimento ponderal, possibilitando a triagem dos casos de desnutrição atual ou aguda;
( ) A OMS recomenda o seu uso como indicador de obesidade abdominal e, consequentemente, de risco para doenças cardiovasculares em adultos;
( ) Afeta-se de forma negativa quando existem deficiências nutricionais por longos períodos ou durante períodos críticos de crescimento.

Avalie as afirmativas abaixo, assinale F para a afirmativa falsa e V para afirmativa verdadeira, indicando a sequência correta.
I. Inquéritos de sinais e sintomas clínicos, inquéritos antropométricos e bioquímicos constituem métodos indiretos de avaliação nutricional.
II. Pessoas que possuem maior proporção de gordura na parte inferior do corpo, especialmente na coxa e no quadril, têm obesidade do tipo ginecóide.
III. A desnutrição grau 3 é identificada em adultos a partir do ponto de corte de IMC < 16kg/m2.
IV. A antropometria e a avaliação da situação socioeconômica são métodos diretos de avaliação da composição corporal.
V, F, V, F
F, V, V, F
F, V, F, V
F, F, F, F
V, V, V, F

Marque a alternativa que corresponde o IMC pré-gestacional, o IMC gestacional, faixa de ganho de peso adequado e o diagnóstico nutricional atual da paciente.
22,5 Kg/m², 27,0 Kg/m², 11,5 a 16Kg, Adequado
26,0 Kg/m², 27,0 Kg/m², 10,5 a 16Kg, Sobrepeso
21,0 Kg/m², 26,0 Kg/m², 11,5 a 16Kg, Adequado
18,0 Kg/m², 21,0 Kg/m², 12,5 a 18Kg, Adequado

(AOCP) De acordo com índices antropométricos propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, como classificamos uma criança do sexo masculino com 3 anos completos e com percentil 15, segundo o peso para a estatura?
Risco para magreza
Sobrepeso
Eutrofia
Magreza acentuada
Obesidade

Diversos estudos têm indicado que a deficiência de Vitamina A é um problema mundial de saúde pública em crianças, principalmente nas regiões mais pobres.
Considerando os sintomas, sinais, consequências dessa deficiência, avalie as asserções a seguir:
O sinal clínico mais específico da deficiência dessa vitamina é a xeroftalmia, que é caracterizada por cegueira noturna (danos na adaptação noturna devido a redução da regeneração da rodopsina), xerose conjuntival, mancha de Bitot, xerose corneal e ulceração da córnea.
Além das alterações oculares, o retardo do crescimento, o aumento do risco de infecções respiratórias e gastroentéricas são outras graves consequências dessa deficiência vitamínica.
as duas afirmacoes são falsas
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira

Para uma mulher que apresenta IMC pré-gestacional igual a 22,0 kg/m2, é desejável que ao final da gestação ela ganhe entre:
8,0 a 15,0 kg.
15,0 a 16,5
11,5 a 16,0 kg.
12,0 a 15,5 kg
10,0 a 14,0 kg.

Qual das seguintes não é uma medida antropométrica?
Circunferência do braço
Circunferência da panturrilha
Albumina
Peso
Altura

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702592597) 
O método da Avaliação Subjetiva Global (ASG), proposto por Detsky et al. (1987), quando realizado por 
investigador treinado, é um bom procedimento para verificar modificações no estado nutricional. Fazem parte 
desse questionário as seguintes informações: 
I. Situação socioeconômica 
II.Presença de edema, ascite I 
II.Alterações de peso e ingestão alimentar 
IV. Sinais e sintomas gastrintestinais 
V. Avaliação psicomotora 
São corretas apenas: 
 
 I, IV e V 
 I, II e III 
 I, III e V 
 I, II, III e IV 
 II, III, IV e V 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201702917806) 
A mudança de peso involuntária constitui importante informação para avaliar a gravidade do problema de 
saúde do indivíduo. A perda de peso é considerada importante quando for: 
a. maior do que 10% em 6 meses 
b. maior do que 2% em 1 semana 
c. maior do que 5% em 1 mês 
d. maior do que 5% em 6 meses 
e. maio do que 3% em 1 mês 
 
 as alternativas a, b e d estão corretas 
 as alternativas a, b e c estão corretas 
 as alternativas c e d estão corretas 
 as alternativas b e d estão corretas 
 as alternativas a, c e d estão corretas 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201703029392) 
A dobra cutânea subescapular é importante para avaliar o estado nutricional quando utilizada em combinação 
com outras dobras e deve ser aferida da seguinte forma: 
 
 
localizar o ângulo superior da escápula e destacar a dobra na horizontal. 
 
apalpar o meio da escápula e destacar a dobra na diagonal. 
 
localizar o ângulo superior da escápula e destacar a dobra na diagonal. 
 
apalpar o meio da escápula e destacar a dobra na horizontal. 
 localizar o ângulo inferior da escápula e destacar a dobra na diagonal. 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201702992183) 
Considerando os critérios clínicos para diagnóstico, a mancha de Bitot é um indicador de: 
 
 
Hipovitaminose C 
 
Deficiência de vitamina B12 
 Hipovitaminose A 
 
Hipovitaminose K 
 
Anemia Perniciosa 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201703029367) 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (1998), a medida da circunferência da cintura está associada 
ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um homem de 45 anos, com medida de 
circunferência da cintura igual a 96 centímetros, é classificado como propenso a um risco de complicações 
metabólicas 
 
 
baixo 
 
muito baixo 
 elevado 
 
muito elevado 
 
médio 
 
 
 
 
 
 1a Questão (Ref.: 201703463313) 
O recordatório alimentar de 24 horas é um dos métodos dietéticos mais utilizados na investigação do consumo 
alimentar. Assinale a afirmativa que melhor caracteriza esse método. 
 
 
O consumo resulta da quantidade total dos alimentos registrados no primeiro dia, menos a quantidade 
encontrada no último dia da investigação. 
 
Utilizado para saber quantas vezes por dia, semana ou mês, o indivíduo come determinado alimento. 
 Exige pouco tempo e pode-se quantificar e qualificar a ingestão. 
 
Envolve maior compreensão por parte do paciente, que fica com a incumbência de anotar tudo o que 
come e bebe. 
 
Inclui o controle das sobras e do desperdício. 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201703460150) 
É uma doença auto-imune que consiste na perda da função das células gástricas parietais que secretam o ácido 
clorídrico para acidificar o estômago (hipocloridria) e do fator intrínseco gástrico que facilita a absorção da 
vitamina B12. A falta de vitamina B12 causa anemia megaloblástica, mas quando há somente má absorção em 
função da falta do fator intrínseco, esta anemia é chamada de: 
 
 
macrocítica 
 
ferropriva 
 perniciosa 
 
ferropênica 
 
microcítica 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201703460128) 
Apesar de os dados laboratoriais apontarem apenas a deficiência de ferro, a redução ou ausência na 
concentração de outros nutrientes também podem estar presentes, pois, quando se instala no organismo 
alguma deficiência, normalmente ela é acompanhada de outras deficiências nutricionais. Portanto, a deficiência 
de outros nutrientes pode ser a causa indireta da anemia nutricional, pela interligação do metabolismo dos 
micronutrientes como um todo. Nesse sentido, solicito assinalar a alternativa que corresponde aos nutrientes 
que são fundamentais para o metabolismo do ferro, agindo como cofatores ou por estarem envolvidos na 
manutenção da síntese normal da hemoglobina, participando, assim, indiretamente no metabolismo do metal: 
 
 Piridoxina, riboflavina, vitamina C, zinco, cobre e proteína 
 Ácidos graxos essenciais, vitamina C e vitamina A 
 
Fibras solúveis, proteína e vitamina E 
 
Molibdênio, cromo e zinco 
 
Cálcio, fósforo, ácidos graxos essenciais 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201703211525) 
(AOCP) Algumas proteínas séricas podem ser utilizadas na avaliação nutricional do paciente enfermo. Em 
relação à albumina, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. A síntese de 
albumina ocorre nos hepatócitos. II. Os valores de referência de albumina entre 3 a 3,5 g/dL significam uma 
depleção leve. III. O valor de albumina sérica está reduzido nas doenças hepáticas e, por ser uma proteína de 
fase aguda negativa, na presença de inflamação e infecção. IV. A principal função da albumina é transportar 
hormônios da tireoide. 
 
 
Apenas I é verdadeira 
 
Apenas I e IV são verdadeiras. 
 
I, II, III e IV são verdadeiras 
 
Apenas II, III e IV são verdadeiras 
 Apenas I, II e III são verdadeiras 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201703482794) 
Qual o IMC que classifica o idoso com peso adequado? 
 
 
32 
 
21 
 23 
 
28 
 
18,5 
1a Questão (Ref.: 201702598476) 
 
Para obter informações qualitativas da dieta de uma população, o melhor método de avaliação dietética a ser 
empregado é: 
 
 
Anamnese Alimentar 
 
História dietética 
 Frequência alimentar 
 
Recondatório 24 horas 
 
Registro Alimentar 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201703396370) 
Para a avaliação antropométrica por meio da medida da circunferência abdominal, a OMS estabelece como 
ponto de corte, indicativo de risco aumentado para complicações metabólicas, para homens e mulheres, valor 
igual ou superior, em cm, a, respectivamente, 
 
 
92 e 78. 
 
92 e 80. 
 
94 e 88. 
 
104 e 88 
 94 e 80. 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201703427044) 
3) Acerca dos indicadores clíncicos,antropométricos e bioquímicos do estado nutricional de , julgue os itens 
subsequentes. 
 
 B) A estatura infantil é indicador bastante sensível do estado nutricional, reflete diretamente a variação 
na situação nutricional e indiretamente a condição econômica e social da população estudada. 
 
A) Podemos considerar a avaliação nutricional a partir dos sinais clínicos uma metodologia de elevada 
especificidade, se destacando em relação a outros métodos. 
 E) Os indicadores bioquímicos são altamente relevantes por diagnosticar possíveis deficiências 
nutricionais ainda na fase subclínica, momento em que os principais sintomas se tornam mais 
evidentes,facilitando assim,a classificação da doença. 
 
C) A albumina sérica é um bom indicador do prognóstico nutricional, no entanto, apresentando alta 
sensibilidade para avaliar idosos. 
 
D) O exame bioquímico é um parâmetro fundamental para complementar o diagnóstico nutricional, e 
consiste em avaliar as alterações orgânicas expressas nos tecidos externos do indivíduo, ou mesmo a 
evolução de patologias já existentes no organismo. 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201703213159) 
(NUTRICIONISTA-PREF. DE ACARAPE/ CE-2012-PRÓ- MUNICIPIO). Relacione os indicadores de antropométricos 
com os seus respectivossignificados e assinale a sequência correta: I. Peso/Idade; II. Estatura/Idade; III. IMC; 
IV. Relação cintura-quadril; V. Circunferência Muscular do Braço. ( ) Indicador de estado nutricional atual, seu 
uso tem sido observado em todas as faixas etárias dos distintos ciclos de vida, da infância à senilidade, com 
exceção dos menores de dois anos de idade; ( ) Expressa a quantidade de massa muscular do braço; ( ) Se 
acompanhado com certa periodicidade, pode diagnosticar precocemente as alterações de crescimento ponderal, 
possibilitando a triagem dos casos de desnutrição atual ou aguda; ( ) A OMS recomenda o seu uso como 
indicador de obesidade abdominal e, consequentemente, de risco para doenças cardiovasculares em adultos; ( ) 
Afeta-se de forma negativa quando existem deficiências nutricionais por longos períodos ou durante períodos 
críticos de crescimento. 
 
 
I, V, III, II, IV 
 
IV, V, II, III, I 
 III, V, I, IV, II 
 
I, II, III, IV, V 
 
III, V, II, IV, I 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201702416144) 
Avalie as afirmativas abaixo, assinale F para a afirmativa falsa e V para afirmativa verdadeira, indicando a 
sequência correta. 
I. Inquéritos de sinais e sintomas clínicos, inquéritos antropométricos e bioquímicos constituem métodos 
indiretos de avaliação nutricional. 
II. Pessoas que possuem maior proporção de gordura na parte inferior do corpo, especialmente na coxa e no 
quadril, têm obesidade do tipo ginecóide. 
III. A desnutrição grau 3 é identificada em adultos a partir do ponto de corte de IMC < 16kg/m2. 
IV. A antropometria e a avaliação da situação socioeconômica são métodos diretos de avaliação da 
composição corporal. 
 
 V, F, V, F 
 F,V, V, F 
 F,V, F, V 
 V,V, V, F 
 F, F, F, F 
 
 
 
1a Questão (Ref.: 201702419862) 
 
Marque a alternativa que corresponde o IMC pré-gestacional, o IMC gestacional, faixa de ganho de peso 
adequado e o diagnóstico nutricional atual da paciente. (Leve em consideração a ordem que os itens foram 
solicitados) Dados antropométricos: Peso pré-gestacional: 55,0Kg/ Peso Atual: 68,0Kg/ Altura: 1,62cm, idade 
gestacional: 36 semanas. 
 
 
 21,0 Kg/m², 26,0 Kg/m², 11,5 a 16Kg, Sobrepeso 
 22,5 Kg/m², 27,0 Kg/m², 11,5 a 16Kg, Adequado 
 26,0 Kg/m², 27,0 Kg/m², 10,5 a 16Kg, Sobrepeso 
 21,0 Kg/m², 26,0 Kg/m², 11,5 a 16Kg, Adequado 
 18,0 Kg/m², 21,0 Kg/m², 12,5 a 18Kg, Adequado 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201703211529) 
(AOCP) De acordo com índices antropométricos propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, 
como classificamos uma criança do sexo masculino com 3 anos completos e com percentil 15, segundo o peso 
para a estatura? 
 
 Risco para magreza 
 
Sobrepeso 
 Eutrofia 
 
Magreza acentuada 
 
Obesidade 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201703460160) 
Diversos estudos têm indicado que a deficiência de Vitamina A é um problema mundial de saúde pública em 
crianças, principalmente nas regiões mais pobres. De acordo com FERRAZ, I. S., 2004, no Brasil, cerca de 70% 
das crianças em idade pré-escolar apresentam deficiência de vitamina A. Considerando os sintomas, sinais, 
conseqüências dessa deficiência, avalie as asserções a seguir: O sinal clínico mais específico da deficiência dessa 
vitamina é a xeroftalmia, que é caracterizada por cegueira noturna (danos na adaptação noturna devido a 
redução da regeneração da rodopsina), xerose conjuntival, mancha de Bitot, xerose corneal e ulceração da 
córnea PORQUE Além das alterações oculares, o retardo do crescimento, o aumento do risco de infecções 
respiratórias e gastroentéricas são outras graves conseqüências dessa deficiência vitamínica A esse respeito, 
pode-se concluir que: 
 
 
as duas afirmações são falsas 
 
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira 
 a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa 
 as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira 
 
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201703384389) 
Para uma mulher que apresenta IMC pré- gestacional igual a 22,0 kg/m2 , é desejável que ao final da gestação 
ela ganhe entre: 
 
 8,0 a 15,0 kg. 
 
15,0 a 16,5 
 11,5 a 16,0 kg. 
 
12,0 a 15,5 kg 
 
10,0 a 14,0 kg. 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201702449999) 
Qual das seguintes não é uma medida antropométrica? 
 
 Circunferência do braço 
 Albumina 
 Circunferência da panturrilha 
 Altura 
 Peso

Mais conteúdos dessa disciplina