Buscar

cromatografia em papel.rtf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CROMATOGRAFIA- EM PAPEL
- Cromatografia é uma técnica utilizada para separação e identificação dos componentes de uma amostra , nas quais são divididas em duas fases (fase estacionária(líquida sólida ou um gel), fase móvel (gás)). 
- Fase estacionária, é a fase fixa, se a fase estacionaria for mais polar doq a fase móvel, ela é chamada de fase normal.; se a fase estacionaria for mais apolar doq a fase móvel, é chamada de fase reversa . Então dependendo do tipo de fase que for utilizada, oq ficar retido pode ser mais apolar ou mais polar tendo base a fase estacionária.
- Geralmente o teste de separação são feitos a partir de solventes apolares e sua polaridade é aumentada gradativamente , podendo utilizar uma mistura de solvente polar e apolar para esta técnica, desde que esses solventes sejam imiscíveis entre si. 
 - Esta técnica é utilizada na identificação de compostos atraves da comparação com os padrões que ja existem, purificação de compostos, e também, sepração de um compnente de uma mistura. 
- Eluição é a corrida cromatográfica, é a imagem formada pela passagem da fase móvel pela estacionária.
- Eluente é um tipo de solvente que não vai dissolver ou reagir com as amostras, mas sim interagir com elas. Ele é a fase móvel, promovendo assim a separação dos componentes.
- Função das fases móveis por adsorção: (SOLVENTE: solubiliza os componentes, p.e baixo), (ELUENTE: conduz os componentes pela coluna, remove os composnentes da fase estacionária).
- Cormatografia em papel é um técnica de partição líquido-líquido, estando um deles fixado a um suporte. Baseia-se na diferença de solubilidade das substâncias entre duas fases imiscíveis.
- O solvente é saturado em água, e a partição ocorre na presença de água e celulose.
- Sendo assim, uma amostra (tinta), é colocada no papel (F.E). O solvente arrasta as substâncias que se separam devido as diferentes capacidades de absorção do papel.
- Uma substância que interage fortemente com a F.E, percorre um caminho menor, doq aquela que possui uma interação mais fraca.

Continue navegando