Buscar

Teorias da personalidade interpessoal Harry stack Sullivan

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Harry Stack Sullivan-psicologia interpessoal
Teorias da personalidade interpessoal
Harry stack Sullivan, psiquiatra americano, desenvolveu a teoria da personalidade intrapessoal. Alegando que a personalidade é "o padrão relativamente duradouro de relações interpessoais que caracterizam uma vida humana". Sullivan baseou suas teorias nas raizes psicanaliticas de Sigmond Freud, se distanciando dela mais para frente, criando assim a sua propria teoria da personalidade .
 Sullivan via a personalidade como um sistema de energia, ou pelo petencial de ações . As tensões são potencialidades de transformações de energia. As tensões podem ser divididas em 2 categorias: Necessidade e Ansiedade.
*Necessidade: são tensões de origem biologica, internas ou externas, depois de stisfeitas perdem seu poder temporariamente. São as buscas pela satisfação das necessidades que movem o homem.
*Ansiedade tmbem é uma tensão, porem não é tão bem aceita , pois chega a ser dolorosa. Ocorre quando as necessidades não são satisfeitas, mobilizando as pessoas n aprocura de suas satisfações. A ansiedade é transmitida para a pessoa desde o momento em que nasce, pelo cuidador materno (simbolico). A mãe passa a ensiedade atravez de seus cuidados para o bbe, esse mesmo absorve a ansiedade, se tornando uma criança ansiosa. Isso se da atravez do proceso de empatia do cuidador com o bebe. Todas as mães são ansiosas, então todos os bebes tambem vão ser.
A ansiedade tem seu lado negativo, sendo a principal força destruidora das relações interpessoais, incapacitando as pessoas de aprender, atrapalhando a memoria , estreitando a percepção e resultando até em amnesia total.
Transformação de energia
As tensões que são transformadas em ação , são transformações de energia. A tenção é uma potencialidade de ação e a ação é umatransformação de energia. Podendo dizer então que a tensão quando é transformada em ação acaba por ser uma transformação de energia.
Esse termo se refere ao nossos comportamentos direcionados a satisfação das necessidades e a redução da ansiedade.
Dinamismo
O dinamismo nada mais é que um conjunto de trsnformações de energia , organizados em padroes que caracterizam as pessoas ao longo de sua vida. Podendo ser divido em 2 classes:
*relacionados a zonas especificas do corpo
*relacionado as tensões: que se subdivide em 3 categorias:
Disjuntiva: padrões do comportamento relacionado ao conceito de malevolência.
Isoladora: incluem padrões de comportamento dissociados das relações interpessoais.
Conjuntivo: Dinamismo conjuntivo, incluem padroes de comportamento beneficos, como a intimidade e o auto-sistema.
Tipo de dinamismo : 
malevolencia: dinamismo do odio, do mal. Caracteriza com os entimento de viver cercados de inimigos. Surge a partir dos 2/3 anos de idade, onde o afeto do cuidador é negado e subistituido por rejeição.
Intimidade: surge a partir da necessidade inicial de efeto . É quando eiste um relacionamento interpessoal mais intimo entre duas pessoas com status parecidos. Tem por objetivo reduzir a ansiedade e a solidão.
Sensualidade/luxuria: se da depois da puberdade, não havendo necessidade de relaçoes interpessoais com o objetivo da satisfação . Comportamento auto-erotico. (mesmo havendo outrea pessoa como objeto)
Auto-sistema: é o mais complexo e abrangente dos dinamismos. O auto-sistema é o dinamismo da proteção, que tem por objetivo combater diretamente a ansiedade e nos proporcionar segurança. Surge antes da intimidade ( entre 12/18 meses de vida) .
Porem, como o seu papel é combater a ansiedade, ele impede o ganho de experiencias com a mesma .
A medida que auto-sistema se desenvolve, as pessoas criam uma imagem de si mesma. Cada experiencia que forcontratia a essa imagem, ameaça a segurança. A proteção a isso se chama operação de segurança.
Aoperação de segurança é dividida em 2 grupos:
*dissociação: consiste em impulsos, desejos e necessidades que a pessoa se recusa a aceitar em sua consciencia, contudo afeta a personalidade da mesmo constantemente sem o mesmo saber.
*desatenção seletiva:
Personificação
Imagens que as pessoas adquirem delas ou dos outros. Essas imagens podem ser influenciadas pelas necessidades e ansiedades, podendo ser prefundamente distocida.
Durante a infancia, são identificadas 3 personificações basicas: Mãe boa, Mãe Má e Eu. (havendo algumas crianças possuem amigos imaginarios, como personificação)
Mãe má- é uma representação simbolica do cuidados, quando a criança não não temsuas necessidades basicas satisfeitas. Não é uma representação real da mãe e muito menos quer dizer que os cuidadoires são ruins, mas sim que a criança não foi satisfeita do jeito que queria, sendo gerada uma ansiedade nela que associa a imagem do cuidador como mãe má.
Mãe boa- uma outra representação do cuidador, so que desta vez as necessidades da criança foram satisfeitas. Gerando uma redução de ansiedade e uma associação da imagem do cuidador como mãe boa. Podendo haver uma dualidade de associações entre a Mãe boa e a mãe má nomesmo cuidador, sendo assimilado mais tarde como caracteristicas do mesmo .
Eu- o "Eu", nada mais é do que uma representação simbolica de si mesmo , o seu self. De acordo com as relações interpessoais, o eu acaba por ter uma ruptura em "Eu bom" e 'Eu mal".
*"Eu mal" : é originado devido a punições e reprovações do cuidador. Onde a ansiedade é grande e ensina as crianças que elas são más.
*"Eu bom" : resultado oposto ao "eu mal". Criança recebe afeto e aprovações dos cuidados, diminuindo a ansiedade e criando uma ideia de que elas são boas.
Etapas de desenvolvimento
Sullivan desenvolveu uma teoria de desenvolvimento da personalidade, onde foi dividia em 6 classes de desenvolvimento:
Infância – nascimento até fala articulada. Zona oral é a zona primária. Amamentação como primeira experiência primária. Transição do modo prototáxico para o paratáxico. Dinamismo de pataia e desligamento sonolento. Movimentos coordenados. Autossistema rudimentar. Organização das personificações e da aprendizagem.
Meninice – organização sintáxica. Aprendizagem da linguagem. Autossistema mais coerente. Início da concepção de gênero. Dramatizações (brincar de ser adulto). Aparece a sublimação (substituição do que causa dor por comportamentos sociais aceitos), se dedica a atividades que visam diminuir a ansiedade e evitar a punição. Transformação malevolente (sentimento de que vive com inimigos causada por experiências dolorosas)
Idade juvenil – anos iniciais do ensino fundamental. Socialização, competitividade e cooperação. Ostracismo, desprezo e sentimento de pertencer a um grupo. Controle internos, presta atenção somente ao que interessa. Estereótipos. Diferenciação da fantasia e do real. Surge a orientação na vida.
Pré-adolescência – breve. Necessidade de relacionamento íntimo com mesmo sexo. Amigo. Relacionamentos humanos genuínos.
Adolescência inicial – padrão de atividade heterossexual. Puberdade experienciada como desejo sexual. Zona genital. Necessidade erótica com o sexo oposto. necessidade de intimidade com o mesmo sexo. Se essas necessidades não se separarem, surge a homossexualidade (????????? Que viagem!!). Período persiste até que um padrão de satisfação das pulsões genitais seja encontrado.
Adolescência final – do padrão de satisfação das pulsões genitais até o estabelecimento de relações maduras interpessoais. Aperfeiçoamento das relações interpessoais. Desenvolvimento sintáxico. Ampliação do horizonte simbólico. Estabilização do autossistema.

Continue navegando