Buscar

SISTEMA URINÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA URINÁRIO
Vai começar a se formar logo depois do dobramento do embrião, finalzinho da 3ª semana, pq assim que ele se formar vao surgir duas estruturas no mesoderma dorsal do embrião, na parede dorsal do embrião, essas 2 estruturas são chamadas de crista urogenital, cada cristaurogenital tem cordão nefrogênico e uma crista (uma projeção) que é a crista gonadal. Cordão nefrogênico dá origem aos rins. Crista gonadal dá origem as gônadas (testículo no embrião masculino e ovários no embrião feminino). Crista urogenital é uma projeção, cordão nefrogênico é uma massa celular. 
A crista urogenital se estende na região media do embrião, 
O cordão nefrogênico é uma massa de cels que na frente delas se projeta a cristaurogenital. 
Sistema urinário é formado pelos: Rins, ureteres, bexiga e uretra são os órgãos do sistema urinário. Os rins, que são órgãos que filtram o sangue, os ureteres, de cada rim sai um ureter que é um ducto. A bexiga urinaria que vai armazenar a urina produzida nos rins e conduzida até o ureter, da bexiga urinária vai sair o canal de eliminação, a uretra mais curta nas mulheres, e mais longa e estreita nos homens. 
A localização dos rins é na altura da nossa região lombar, a parte mais alta dela, na parte inferior do abdômen, na direção das vertebras lombares na nossa coluna , por isso as vezes inflações e infecções renais que a pessoa sente dores que acha que é dor na coluna, e é problema renal. 
A bexiga fica na região pélvica na parte mais inferior da região pélvica, ureter se estende do rim até bexiga e a uretra vai sair da bexiga para o meio externo. Inicialmente o embrião, o cordão nefrogênico localizado na região mais superior do embrião, que dará início ao pronefron, o pronefron é um órgão cilíndrico que vai apresentar um ducto central que é o ducto pronéfrico e uma massa celular que vai se formar ao redor nesse ducto, cels nefrogênicas provenientes do cordão nefrogênico, esse é o primeiro par de rins que se formam no corpo do embrião, se formam durante a 4ª semana , no final da 4 semana eles se degeneram, eles n funcionam, n ocorre filtração sanguínea , é um ‘’ensaio’’ do cordão nefrogênico para se transformar em rim, pois na 4 semana a circulação do embrião é bem rudimentar, ainda está se desenvolvendo o coração, os principais vasos e etc...
Do ducto pronéfrico vai estimular a formação do ducto mesonéfrico, e a partir dele vai se originar o mesonefros, que são o 2 par de rins que se formam no embrião, mas n funcionam, pois se degeneram. 
Os mesonefros ocupam o espaço na cavidade abdominal, por isso que o intestino médio tem q crescer para dentro do cordão umbilical , quando a cavidade abdominal crescer e os 2 mesonefros desaparecerem, ai a hérnia umbilical se desfaz , volta para dentro do embrião. 
Os mesonefros são formados por um ducto principal que se formam por todo comprimento dele, que é o ducto mesonéfrico e por ductos intermediários que são os túbulos mesonéfricos , esses túbulos mesonéfricos vao receber partículas filtradas do sangue, eles filtram o sangue e essas substancias filtradas são conduzidas para o ducto mesonéfrico. A maior parte da filtração ocorre na placenta. Esse par de rins (os mesonefros) ele vai funcionar ate mais ou menos na 10 semana, ele se origina na 5ª e no final da 10 semana ele se degenera. 
Os metanefros são os nossos rins definitivos.
 Cada um dos ductos mesonéfricos desembocam no seio urogenital , o ducto mesonéfrico está trazendo tudo que está sendo filtrado para o seio urogenital que depois vai virar bexiga e uretra. No final do ducto mesonéfrico antes dele se comunicar com o seio urogenital vai se projetar o divertículo metanéfrico, o tecido conjuntivo mesonefro do embrião ao redor do divertículo vai se diferenciar formando uma massa celular especifica que recebe o nome de massa metanefrica. 
O metanefro inicialmente é formado pelo divertículo que se origina no ducto mesonéfrico e pela massa metanefrica que se origina no mesoderma.
Estrutura nos rins que fazem a filtração no sangue: Os nefrons. O nosso rim é um agrupamento de Néfrons, milhões, eles são túbulos. 
O processo de filtração do sangue ele n é só para retirar impurezas do sangue, ele está diretamente relacionado ao controle da pressão arterial, então o nefron n é so uma estrutura filtrante, ele é uma estrutura que sofre ação hormonal para tirar mais ou menos agua do sangue , dependendo do que está sendo excretado, dependendo da pressão arterial. Quem tem pressão alta toma antidiurético para estimulares os nefros dos rins a tirarem mais agua do sangue para, manter o volume sanguíneo controlado para que n fique muito alta e faça a pressão subir. 
Os néfros são túbulos complexos extremamente complexos. Esses nefros vao se formar: parte do nefro se originam do divertículo metanéfrico e e parte se origina da massa metanéfrica. O divertículo começa a se ramificar e a massa metanéfrica começa a se proliferar ao redor dessas ramificações, a outra parte começa a se formar da massa metanéfrica que vao se desenvolver e se conectar. O rim tem milhões de nefros. Cada nefron dos rins tem origem tanto do divertículo quanto da massa metanefrica. 
O néfron é a unidade funcional do rim, ele que filtra , ele que participa do controle da pressão arterial , as duas primeiras estruturas que formam o metranefro depois irão originar os nefrons. Quando o metanefro já está bem desenvolvido, ele se desenvolveu na região pélvica do embrião , os rins acabam se formando na região pélvica do embrião, esses rins vao se posicionar na região lombar, mas ele n vao subir , a região lombar que vai crescer, se alongar e alcançar os rins; o corpo do embrião que vai se alongar, então os rins terminam na altura da região lombar da cavidade abdominal – o processo é chamado de ascensão renal ( a subida dos rins da pelve para o abdômen ), mas n é o rim que sobe, é a cavidade abdominal que cresce e alcança os rins fazendo com que ele va se posicionar no local definitivo dele que é na parte intermediaria do abdômen , na altura da região lombar.
 ASCENSÃO RENAL :Dos rins para a região lombar devido o crescimento da cavidade abdominal. – Ascensão renal.
DESENVOLVIMENTO DO SEIO UROGENITAL: Quando o septo uroretal separar o seio urogenital do reto, o seio urogenital vai se dividir em 3 partes : Parte vesical – que é parte que vai dar origem a bexiga urinária. A parte pélvica: vai se tornar a uretra prostática, parte da uretra masculina. Parte fálica: vai dar origem a porção esponjosa, outra parte da uretra masculina. 
Se for um embrião feminino a uretra como um todo se originam das duas porções: Pélvica e fálica do seio urogenital.

Outros materiais