Buscar

Slide de Apresentação Delineamento da pesquisa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Delineamento da pesquisa Cap. 06 
Livro: Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.
Autor: Antônio Carlos Gil ( 5ª edição ) 
 
Disciplina: Pesquisa em Serviço Social.
Profª: Indianara Bianqueto 
Alunas: Cristina V. Fiuza Lima RA: 9899528806
 Thalita Ximenes Borges RA: 9094462846
Conceito: 
	O delineamento de pesquisa é uma forma de apresentar aos leitores como a pesquisa foi realizada em âmbito geral, quanto aos procedimentos executados e também torna a execução da metodologia mais fácil ao pesquisador, uma vez que nele são pontuados todos as etapas para a execução da pesquisa. 
Definição do tipo de pesquisa quanto aos objetivos.
	Geralmente pode ser classificada em exploratória, descritiva e explicativa (ou causal).
Pesquisa bibliográfica – Sua base é a análise de material já publicado. É utilizada para compor a fundamentação teórica a partir da avaliação atenta e sistemática de livros, periódicos, documentos, textos, mapas, fotos, manuscritos e, até mesmo, de material disponibilizado na internet etc. 
Pesquisa documental – É o tipo de pesquisa que tem o levantamento de documentos como base. É uma valiosa técnica de coleta de dados qualitativos. 
Pesquisa experimental – É toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento
Pesquisa ex-post facto: O significado da expressão Ex-Post Facto é “a partir do fato passado”. Nesta pesquisa o estudo é realizado após alterações da variável dependente acontecidas no curso natural dos acontecimentos
As variáveis avaliadas na pesquisa ex-post facto NÃO são mensuráveis, tais como: sexo, classe social, nível intelectual, preconceito, autoritarismo, etc, e os resultados apresentados por meio da análise destas variáveis são sempre críticos e não experimentais
Pesquisa de levantamento (surveys)ou sondagem : Este tipo de pesquisa é caracterizado pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. 
Estudo de campo: As pesquisas de campo apresentam semelhança com as pesquisas de levantamento, porém distinguem-se em dois pontos. Em comparação, o estudo de campo tende a utilizar muito mais técnicas de observação do que de comparação.
Estudo de caso: É o estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.
Para Yin (1981 citado por GIL, 1999) “o estudo de caso é um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas e no qual são utilizadas várias fontes de evidência.”.
Referências Bibliográficas: 
______ Gil, Antônio Carlos > Método e técnicas de pesquisa social/ Antônio Carlos Gil. – 5. Ed. – São Paulo : Atlas,1999.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando