Buscar

Resumo Legislação Social e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apanhadão Legislação Social e Previdenciária.
SINASE = Sistema Nacional Sócio Educativo. Órgão com objetivos estratégicos com ações para proteção de crianças e adolescentes em situação de conflito com a lei.
CMDCA = Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Órgão deliberativo que tem a função definir diretrizes para a formulação das políticas públicas à criança e ao adolescente.
ECA= Estatuto da Criança e Adolescente. Se inspira na doutrina de proteção integral. Não está em sua diretriz o fortalecimento de vínculo.
Conselho Tutelar = Órgão Municipal destinado a zelar pelos direitos da criança e adolescente sua competência e organização está no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Menoristas e estatistas = grupos que debatiam sobre a proteção integral de jovem e adolescentes como um segmento social que ultrapassa os limites dos chamados em situação irregular.
INSS = Instituto Nacional do Seguro Social – Órgão responsável pela concessão dos benefícios da previdência social.
16 anos o cidadão pode filiar-se a previdência social e pagar mensalmente a contribuição 
BPC = Benefício de Prestação Continuada. Tem direito a um salário mínimo a pessoa acima de 65 anos, pessoa com deficiência incapaz de trabalhar, renda familiar inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa. Direito intransferível (cessa com a morte), não pode ser acumulado com outro benefício, não tem 13º salário, pode ser cancelado se a renda familiar aumentar (maior que 25%) ou voltar a ser capaz para o trabalho, é revisada a cada 2 anos. 
SUS = Sistema único de Saúde – Sistema que participa de ações referente a vigilância sanitária e epidemiológica, saúde do trabalhador, assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, vigilância nutricional, orientação alimentar e fiscalização e inspeção de alimentos. É considerado um dos maiores sistemas de saúde do mundo e garante acesso de forma gratuita para toda a população. Municipalização não faz parte dos princípios básicos do SUS.
LOS = Lei Orgânica da Saúde. Lei 8.080. Objetivo é regular em todo o território nacional os serviços e ações referente a saúde, assim como o funcionamento e organização de suas instituições. 
LOAS = Lei Orgânica da Assistência Social. Definiu a Assistência Social como: Direito do Cidadão e dever do Estado, Política de Seguridade Social não contributiva 
SUAS = Sistema Único de Assistência Social. Organiza as ações de assistência social de proteção social básica e especial. Define e garante o direito a assistência social.	
CRAS = Centros de Referência da Assistência Social também conhecido como: Casa das Familias. Lá serão oferecidos serviços continuados e ações de proteção social básica de assistência social, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
CREAS = Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados.
PNIPD = Política nacional para a integração da pessoa com deficiência, inclusão das pessoas com deficiência em todas as iniciativas governamentais, inclusive qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Adaptação razoável = significa as modificações e os ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional ou indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.
CONADE = Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É um órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão de pessoas com deficiência.

Outros materiais