Buscar

Síntese aula 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos Avançados em Contabilidade – Aula 06 – Operação Descontinuada
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Visualizar a apresentação na Demonstração do Resultado do Exercício dos resultados decorrentes das operações continuadas e descontinuadas;
2- Reconhecer a determinação e o reconhecimento dos ganhos e perdas relacionadas às operações descontinuadas.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tem a sua apresentação regulada através do Pronunciamento Técnico 26 (R1) do CPC, tornado obrigatório para as Sociedades Anônimas de Capital Aberto pela Deliberação CVM nº. 676/11 e, para as demais empresas, pelo CFC através da Resolução nº.  1.185/09, alterada pela Resolução nº. 1.376/11, que instituiu a NTC TG 26, baseada no referido Pronunciamento.
O item 82 desse Pronunciamento Técnico estabeleceu como a DRE deve ser apresentada. Nele consta, no mínimo, os elementos que a seguir devem ser divulgados na demonstração:
receitas;
custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos; lucro bruto; 
despesas com vendas, gerais, administrativas e outras despesas e receitas operacionais;
parcela dos resultados de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial;
resultado antes das receitas e despesas financeiras;
despesas e receitas financeiras;
resultado antes dos tributos sobre o lucro;
despesa com tributos sobre o lucro;
resultado líquido das operações continuadas;
valor líquido dos seguintes itens:
-resultado líquido após tributos das operações descontinuadas;
-resultado após os tributos decorrente da mensuração ao valor justo menos despesas de venda ou na baixa dos ativos ou do grupo de ativos à disposição para venda que constituem a unidade operacional descontinuada.
-resultado líquido do período.
Elementos da demonstração
o quadro em que apresentamos a demonstração da Cia. Vale, para o exercício de 2010, com o pleno atendimento do contido nesse pronunciamento técnico. 
Essa forma de divulgar o resultado da empresa guarda diferenças relevantes para a apresentação prevista na Lei 6404/76, com as alterações estabelecidas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09, que no seu artigo 187 determinou que essa demonstração discriminará: 
I. a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; 
II. a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; 
III. as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
IV. o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009) 
V. o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto; 
VI. as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009) 
VII. o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Podemos ver, destacadamente, o resultado das operações continuadas (conforme item j anterior) e o resultado das operações descontinuadas imediatamente após o resultado das operações continuadas.
Resultado operacional e não operacional
Como visto anteriormente, é de se notar que na divulgação do resultado os legisladores responsáveis pela emissão da lei societária inicialmente buscaram hierarquizar o resultado em função do atendimento aos objetivos da empresa, distinguindo-os em operacional e não operacional.
Mas, as mudanças promovidas pela edição das Leis 11.638/07 e 11.941/09 deram uma guinada 
em outra direção, deixando de apresentar o chamado Resultado não Operacional, cujos componentes foram renomeados para “Outras Receitas e Despesas” e continuaram a ser apresentados após o lucro operacional, conforme pode ser visto no inciso IV, do artigo 187, da Lei, apresentado anteriormente.
Distinção dos resultados
A emissão do Pronunciamento Técnico 26 e sua primeira revisão, em dezembro de 2011, buscou um caminho bem diferente, preferindo distinguir os resultados obtidos pelas entidades como decorrentes das operações que a empresa continuará a exercer (Resultado das Operações Continuadas) daquelas operações que a empresa descontinuou (Resultado das Operações Descontinuadas).
A propósito desta distinção, Érias, comentando o contido no IFRS 5, entendeu que ela possibilita ao usuário da informação contábil acesso de forma mais rápida às informações que apresentam os impactos das decisões de desinvestimento, no patrimônio e nos resultados das entidades, permitindo a avaliação da situação, que se desconte efeitos futuros dessas decisões e se coloque em perspectiva a evolução do resultado da empresa.
Operações descontinuadas
As operações descontinuadas, conforme item 32, do Pronunciamento Técnico 31, representam componentes da empresa baixados ou classificados como colocado à venda. Além disso:
representa uma importante linha separada de negócios ou área geográfica de operações;
é parte integrante de um único plano coordenado para vender uma importante linha separada de negócios ou área geográfica de operações; ou
é uma subsidiária adquirida exclusivamente com o objetivo da revenda.
O resultado decorrente de operações descontinuadas deve ser apresentado na demonstração do resultado em um montante único, após o imposto de renda, bem como os ganhos ou as perdas, também após o imposto de renda, reconhecidos na avaliação a valor justo menos os custos de vender referentes àqueles ativos colocados à venda, que constituam a operação descontinuada, conforme pode ser visto na alínea a*, do item 33, do Pronunciamento Técnico 31.
* (a)  um montante único na demonstração do resultado compreendendo: 
I. o resultado total após o imposto de renda das operações descontinuadas; e
II. os ganhos ou as perdas após o imposto de renda reconhecidos na mensuração pelo valor justo menos as despesas de venda ou na baixa de ativos ou de grupo de ativos(s) mantidos para venda que constituam a operação descontinuada.
Além disso, no referido item 33, do Pronunciamento Técnico 31, alínea b, encontramos a determinação de que seja apresentada uma análise do montante divulgado como resultado das operações descontinuadas, em nota explicativa ou na demonstração do resultado, devendo conter:
as receitas, as despesas e o resultado antes do imposto de renda das operações descontinuadas;
as despesas de imposto de renda  relacionadas conforme exigido pelo item 81(h), do Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro;
os ganhos ou as perdas reconhecidas na mensuração pelo valor justo menos os custos de vender ou na alienação de ativos ou de grupo de ativos colocado à venda que constitua a operação descontinuada; e
as despesas de imposto de renda relacionadas conforme exigido pelo item 81(h), do Pronunciamento Técnico CPC 32 - Tributos sobre o Lucro.
Clique aqui para ver uma nota explicativa da Vale S/A e um exemplo prático.

Outros materiais