Buscar

A Educação Ambiental é um instrumento de transformação social

Prévia do material em texto

UNINTER
FLAVIANE APARECIDA LESNIOWSKI SOEK. RU: 1279827
LISANDRA STEFANI FIORESE. RU: 1272390
PAMELA RIBEIRO. RU: 1275776
ROSILDA DE FATIMA LOPES. RU: 1275781
SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
RESUMO
Aprendemos conceitos de Responsabilidade Ambiental e a forma como nós seres humanos podemos assumir uma postura compatível com este conceito, devemos contribuir com as pessoas, o futuro e o planeta. Nossa responsabilidade para com o futuro começa pela forma como vivemos e como usamos os recursos deste planeta, como nos comportamos em nosso dia a dia e os impactos que geramos. Se pensarmos somente hoje e esquecermos que as pessoas do futuro também precisarão de ar, água e alimentos, seremos irresponsáveis com nossos descendentes.	
Caminho Para Uma Cidade Sustentável
A Educação Ambiental é um instrumento de transformação social, que favorece a aquisição de conhecimentos, valores e habilidades para a prática de atitudes ambientalmente corretas. Busca preparar os indivíduos para uma melhor compreensão dos problemas decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, incentivando hábitos e comportamentos voltados para a cidadania. A Educação Ambiental, como formação e exercício de cidadania, refere-se a uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens, que uma educação voltada para a cidadania deveria nos levar à construção de uma cultura da sustentabilidade, isto é, uma cultura da vida, de convivência harmônica entre os seres humanos e entre a natureza. Portanto, o indivíduo consciente da situação ambiental de seu município precisa se engajar na preservação dos recursos essenciais à vida .A postura de dependência e falta de responsabilidade da população em relação ao Meio Ambiente, decorre principalmente da desinformação, da falta de consciência ambiental e de um déficit de práticas comunitárias baseadas na participação e no envolvimento dos cidadãos, que proponham uma nova cultura de direitos baseada na motivação e na coparticipação da gestão ambiental. Nestes tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, a Educação para a Cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida. 
 Conceito De Sustentabilidade 
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. As questões ambientais tomaram força nos últimos anos. As consequências da degradação do planeta presentes no dia a dia chamam nossa atenção proporcionando que esse tema seja abordado constantemente. Muitas são as propostas para reversão dessa situação alarmante e viabilização da sustentabilidade. Acho que para termos um mundo sustentável é preciso que essa mudança parta de cada cidadão cada indivíduo, para termos uma sinergia nessa questão, contudo acho que é preciso muito mais dos governos, ou seja, os representantes da população, não basta apenas cobrar que as pessoas mudem seus hábitos de um dia para o outro, é preciso investir maciçamente em educação e tecnologia.... A prática da verdadeira sustentabilidade na escola é capaz formar cidadãos responsáveis, que valorizam mais o coletivo que o individual, e os prepara para construir uma sociedade mais sustentável, justa e democrática para todos. Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante trabalhar no sentido de envolver alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
 	A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente. Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito. Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo. O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade. Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Assim podemos contemplar a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade. Num mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos de degradação, a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância.
O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la. Toda a escola deveria ter, um espaço verde de convivência onde os alunos possam sentar, conversar e descansar nos intervalos, bem como desenvolver algumas atividades diferenciadas que deveria ser organizado e estruturado pela comunidade escolar. Como incentivo organizada uma horta escolar bem estruturada, com o intuito de produzir verduras, legumes, temperos e plantas medicinais para uso dos alunos da escola, para o enriquecimento da alimentação escolar diária.
E também ajudaria o convive num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
E Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente. Sobre a importância e o ensino sobre o desenvolvimento sustentável.
Os alunos crianças e adolescentes de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro, é de extrema importância que estas crianças conheçam a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional.
Além de conhecimentos teóricos nesta área, a escola deve trabalhar também com ações sustentáveis práticas, que criem hábitos e responsabilidades nos alunos para ações atuais e futuras. Vale ressaltar também, que a escola deve trabalhar para que a consciência sustentável formada nos alunos possa chegar até as famílias e outros grupos sociais e ambientes frequentados por estes estudantes.
Não podemos deixar de destacar a ação educadora dos professores neste processo. É de fundamental importância que estes não atuem como meros transmissores de conteúdos sobre a sustentabilidade. Devem acreditar e praticar, motivar e se envolver nos projetos e ações para que os bons resultados sejam colhidos.
 	Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em que vivemos. Para despertar o interesse pelos diferentes tiposde leitura Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais. Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. E poder favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para um futuro melhor.
Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética. Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente. Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição. Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar. 
Este trabalho me fez voltar no meu tempo de criança onde estudava, todos os alunos trabalhavam em uma horta no colégio as etapas de acompanhamento eram realizadas quinzenalmente durante todo o ano. Para o processo de manutenção da horta, permeando também a relação entre homem e natureza durante esse processo. Durante minha etapa colegial foram realizadas as colheitas, plantação de novas sementes arrecadadas selecionavam alguns alunos que dentro desse período se revezavam no cuidado do espaço de modo a, possibilitar a conservação de toda a área. Esse grupo ficou conhecido como “Amigos da escola”, e dentre esses, foi selecionado um aluno responsável para estar à frente do processo de acompanhamento. Esse aluno responsável fazia parte do turno da noite e já tinha habilidades de lidar com hortas e plantações diversas. Os professores também participavam do processo de acompanhamento, buscando incentivar e auxiliar os alunos no engajamento das atividades, permitindo também a integração de conhecimentos teóricos de suas aulas com a prática vivenciada na horta escolar pelos alunos na escola, adubação do solo, a limpeza semanal, a retirada de plantas daninhas e o controle de pragas, buscando manter a vitalidade da horta e condições favoráveis para o seu desenvolvimento. As hortaliças e verduras colhidas eram utilizadas diretamente na alimentação dos alunos, reduzindo alguns custos para a escola, mantendo assim uma alimentação saudável no cardápio escolar. Essas verduras colhidas ainda em baixa escala foi um dos primeiros passos para incentivar a agricultura sustentável em microescala no ambiente escolar, um plantio que não causava danos ao meio ambiente nem à saúde dos alunos e da comunidade. Restos de alimentos produzido dentro da escola eram utilizados para produção de adubo orgânico; mesmo sem técnicas sofisticadas essa prática era de grande importância para a sustentabilidade dentro e fora do espaço escolar. Através desses esforços os alunos puderam minimizar alguns problemas, a grande quantidade de resíduos orgânicos produzidos pela comunidade e a poluição local através do depósito de resíduos sólidos no entorno da escola e de suas próprias casas. A partir dessas práticas simples e presentes no cotidiano de todos os educandos e, principalmente, através do trabalho em equipe e o envolvimento de alunos e professores, foram desenvolvidas atitudes sustentáveis, com o objetivo de conservar e manter a qualidade da horta. Através desse comprometimento com mudanças diárias de determinados hábitos, pudemos não só contribuir com o desenvolvimento da horta escolar, mas minimizar os impactos de problemas ambientes em grande escala.
Conclusão
	Não podemos ficar impassíveis frente à degradação que causamos ao meio ambiente, de uma forma ou outra a natureza busca o equilíbrio, e o ser humano e seus impactos causam desequilíbrio. Não podemos deixar tudo para o futuro, nós temos que assumir compromissos com a sustentabilidade, pois já estamos ficando sem opção e não podemos esperar até ser tarde demais. Devemos refletir sobre a forma como estamos usando este planeta e sobre nossa responsabilidade para com o futuro, nosso ambiente será aquilo que nós quisermos que seja, será melhor se participarmos mais, se buscarmos soluções, se cobrarmos responsabilidade, se despertamos essa consciência nas pessoas, sobre os problemas as soluções já teremos feito um grande passo. 
REFERENCIAS:
Concluímos esse trabalho sobre sustentabilidade no contexto escolar
 Com as fotos de alunos na horta do colégio Percy
FOLDER
Sustentabilidade – Pequenas Atitudes Podem Fazer a Diferença.
Ser uma pessoa sustentável é estar constantemente provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, não só para o momento presente e sim visando o futuro. 
No nosso dia a dia será que estamos sendo sustentáveis?
Se não estamos, podemos começar com pequenas e simples atitudes, que farão uma grande diferença para o meio ambiente. 
Como diminuir ou até banir de vez o uso de sacola plástica. Para isso, basta guardar os objetos da compra em sua bolsa ou levar de casa uma sacola de tecidos ou de qualquer outro material que caiba o que você pretende comprar.
Também é importante fechar bem as torneiras e não usar além do tempo necessário a água em sua higiene pessoal, evitar o máximo que puder o uso de detergentes e produtos químicos na limpeza de casa e definir o dia ou os dias para lavagem de roupas, isso poupará desperdício de água. Além disso, a água da lavagem de roupa poderá ser aproveitada para lavar quintal ou frente de casas
Evite lavar as calçadas, separe os objetos recicláveis dos não recicláveis. Nunca jogue nenhum tipo de lixo na rua, lugar de lixo é no lixo.
Trocar as lâmpadas comuns pelas lâmpadas fluorescentes mais compactas também ajuda muito a economizar energia e preservar o ambiente. Não deixe as lâmpadas acessas sem necessidade. 
Deixe sempre o carro em casa quando tiver que ir a lugar perto de sua casa, for caminhando a pé ou de bicicleta é além de tudo muito mais saudável Ensine as crianças o quanto é importante cuidar da natureza.
Vale sempre lembrar que a possibilidade de alcançarmos o desenvolvimento sustentável depende de cada um de nós.

Continue navegando