Buscar

MEIOS DE CULTURA.rtfd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEIOS DE CULTURA.rtfd/TXT.rtf
MEIOS DE CULTURA
Meio de cultura é o material nutritivo preparado para o desenvolvimento de microrganismos. Algumas bactérias podem crescer normalmente em qualquer tipo de meio, outras bactérias exigem meio de cultura específico. Existem também aquelas que não se desenvolvem em nenhum tipo de meio de cultura já desenvolvido.
O tipo de meio utilizado para os microrganismos se desenvolverem depende de vários fatores, como a origem do material a ser analisado, a espécie que deseja obter na amostra, e as necessidades nutricionais dos organismos.
A especificidade dos meios de cultura é muito importante, para isolamento e identificação de certos microrganismos, como, por exemplo, isolamento de microrganismos do solo ou na análise microbiológica de água, alimentos, entre outros. 
Os meios de cultura são classificados quanto ao estado físico em sólidos, quando contém ágar na concentração de 1 a 2,0 %, semi-sólidos, quando a quantidade de ágar e ou gelatina é de até 0,5%, e líquidos, sem agentes solidificantes, apresentando-se como um caldo.
A consistência do meio de cultura acontece devido a presença do ágar, uma substância de natureza polissacarídica complexa obtida a partir de algas marinhas, que vem sendo bastante utilizado na microbiologia. Os meios de cultura ainda podem ser classificados quanto a sua complexidade em quimicamente definidos, básicos e complexos e em relação a sua aplicabilidade como meios diferenciais, seletivos para pré e enriquecimento de amostras.
Tipos de meio de cultura
Meios líquidos: os nutrientes estão dissolvidos em uma solução aquosa estando naturalmente mais biodisponíveis. São meios utilizados quando se objetiva proover o enriquecimento de amostras. Exemplo: Caldo BHI (infusão de coração e cérebro )
Meios semi-sólidos: além de possuir nutrientes em sua composição, apresentam ágar em pequena quantidade os quais são utilizados abitualmente nas provas de motilidade bacteriana.
Meios sólidos: possuem em sua composição nutriente e Agar sendo basicamente utilizados para o isolamento e cultivo de microrganismos, para a realização de provas e testes de indentificação de espécies dentre outros. Exemplo: Agar Mueller-Hunton.
Meios quimicamente definidos: sua composição química exata é conhecida. São bastante utilizados no estudo do comportamento nutricional de diferentes espécies bacterianas;
Meios de cultura básicos: permitem o crescimento bacteriano, sem satisfazer nenhuma exigência em especial;
Meios de cultura complexos: são compostos de nutrientes, como, por exemplo, extratos de levedura, carne, plantas ou produtos protéicos de outras fontes.Tais extratos fornecem as vitaminas e os outros fatores de crescimento orgânico,como, por exemplo, os extratos de levedura, que são extremamente ricos em vitaminas B em concentrações muitas vezes difíceis de se estabelecer, tornando os meios ricos em nutrientes porém por muitas vezes pouco seletivos. Exemplo; Agar sangue de carneiro
Meios seletivos: elaborados com o objetivo de favorecer o crescimento de outras bactérias. O ágar sulfeto de bismuto, por exemplo, é um dos meios de cultura utilizado para isolamento de bactéria causadora do tifo, a bactéria Gram negativa Salmonella typhi,a partir das fezes. Exemplo de meio seletivo: Meio Agar Sabouraud, é um meio que contém nutrientes que favorece o crescimento de diversos fungos;
Meio diferencial: Permite por sua composição a diferenciação de algumas bactérias em termos de gênero e espécie como, por exemplo, os diferentes tipos de Chromo Agar e o próprio Agar sangue de carneiro que permite a diferenciação de bactérias hemolíticas pelo padrão de hemólise de hemáceas por elas apresentado. Desta forma bactérias como do grupo dos Streptococcus spp e dos Stapylococcus spp podem ser diferenciadas pelo padrão de hemólise que apresentam;
O padrão de hemólise pode ser dos tipos alfa, beta ou gama. A alfa-hemólise ocorre quando da lise parcial das hemácias. É possível visualizar uma área de coloração esverdeada ao redor das colônias bacterianas provocada pela produção de um pigmento denominado de biliverdina. A Beta hemólise ocorre com lise total das hemácias percebe-se áreas claras em torno das colônias bacterianas. E por fim a  gama hemólise que apesar do nome é caracterizada pela ausência de lise das hemácias. 
Meios de pré-enriquecimento: utilizado para recuperar os microrganismos danificados por algum tipo de tratamento (térmico ou químico) Ex: água peptonadae caldo lactosado;
O meio de enriquecimento: utilizado para separar bactérias presentes em pequenas quantidades e de outras presentes em grandes quantidades.Geralmente, esse meio é utilizado em amostras de fezes e solos. Exemplo: Caldo Tetrationato e Selenito-Cistina, para cultivo de Salmonelas.
Meios de cultura utilizados na rotina laboratorial e suas aplicações/características:
A diversidade dos meios de cultura é essencial para processo de identificação dos microrganismos. E compreender o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adaptar ao perfil bacteriano, contribui muito no processo de diagnóstico microbiológico. 
Ágar Chocolate: Isolamento de Haemophilusspp, Neisseriaspp, Branhamella catarrhalis e Moraxella spp.em amostras clínicas
Ágar MacConkey: É um meio seletivo (pela presença de sais biliares, cristal de violeta e NaCl) para isolamento de bacilos Gram negativo, enterobactérias e não fermentadores
Ágar Mueller Hinton: Utilizado para realização do teste de avaliação da resistência aos antimicrobianos pelo método de difusão em disco (Kirby-Bauer) para bactérias de crescimento rápido.
Ágar Sangue: Meio utilizado para a maioria dos materiais clínicos, permite o crescimento de grande parte dos patógenos não fastidiosos ou que requerem incubação especial.Verificação de hemólise dos Streptococcus spp. e Staphylococcusspp
Tioglicolato: Meio liquido enriquecedor
ÁgarCystine Lactose Electrolyte Deficient (CLED): Usado para isolamento, identificação de microrganismos presentes em amostra de urina. A deficiência de eletrólitos inibe o véu de cepas de Proteus.
Ágar Salmonella-Shigella(SS): Meio para isolamento de Salmonella e Shiguellasp. Permite diferenciar bactérias lactose positivas e negativas, além de detectar a produção de H2S.
Ágar Dnase: Verificar se bactéria possui a enzima desoxiribonuclease, a qual degrada DNA.
Ágar Citrato de Simmnons: Verificar a capacidade do microrganismo em utilizar o citrato de sódio como única fonte de carbono. Auxilia na identificação das Enterobactérias
Ágar Chromoagar: Identificar e isolamento da maioria das espécies de Candida spp.
Ágar Saboraud (AS): Verificar o crescimento de espécies de Candida e fungos filamentosos.
 
__MACOSX/MEIOS DE CULTURA.rtfd/._TXT.rtf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais