Buscar

avaliando aprendizagem de Redação Instrumental

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0130_SM_201607427354 V.1 
	Aluno(a): MARA CRISTINA LEITE CAVALCANTE
	Matrícula: 201607427354
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 15/11/2017 17:27:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608291888)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o fragmento extraído de uma Petição Inicial e indique a que tipo textual pertence: DOS PEDIDOS: Ante o exposto, requer a Vossa Excelência: a) A procedência da ação para condenar a ré a efetuar o pagamento ao autor na importância de R$ 10.000,00 (dez mil reais), acrescidos de juros e correção monetária; b) A condenação da requerida ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios na forma da lei; c) A citação do representante legal da pessoa jurídica que figura no polo passivo para, querendo, no prazo legal, contestar a ação;
		
	
	Dissertativo-expositivo.
	
	Narrativo.
	 
	Injuntivo.
	
	Dissertativo-argumentativo.
	
	Descritivo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608309974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto a seguir e classifique-o quanto ao tipo de argumento: "Embora seja obrigação do condutor de um veiculo socorrer as vítimas de uma acidente de trânsito, o motorista que deixou de parar para socorrer os feridos não praticou omissão de socorro, porque a lei não pode exigir de alguém que ponha sua própria vida ou sua integridade física em risco para socorrer a outrem."
		
	 
	Oposição.
	
	Senso Comum.
	
	Absurdo.
	
	Causa e Efeito.
	
	Prova.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608370785)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	. Leia os parágrafos abaixo e assinale a alternativa que contiver os tipos de argumentos na ordem em que aparecem e que têm maior força argumentativa no parágrafo:
I) "(...) Segundo Paulo Queiroz, "por meio do princípio da insignificância (ou bagatela), o juiz, à vista da desproporção entre a ação (crime) e a reação (castigo), fará um juízo (valorativo) acerca da tipicidade material da conduta, recusando curso a comportamentos que, embora formalmente típicos (criminalizados), não o sejam materialmente, dada sua irrelevância." (In: Direito Penal. Introdução crítica. São Paulo: Saraiva, 2001).
II) "Assim como a entidade familiar composta por homem e mulher está amparada pela Constituição da República, a união entre dois homens "já que todos são iguais perante a lei " deve ser também amparada pelo Estado." 
III) Ora, o autor contratou os serviços médicos para fazer uma cirurgia de ouvido, mas, em decorrência da conduta imperita adotada pelo médico durante a realização do procedimento cirúrgico, houve complicações que redundaram na surdez definitiva, dano à saúde cuja responsabilidade é do contratado.
IV) Por certo que o condutor do veículo não pretendia matar o ciclista, todavia isso não retira dele a responsabilidade por dirigir embriagado e, por isso, de ter de suportar as consequências de seus atos.
 
		
	
	I)- analogia; II) - autoridade; III) - senso comum; IV)- oposição concessiva;
	 
	I)- autoridade; II) a fortiori; III)- causa e efeito; IV) - oposição.
	
	I)- de causa e efeito; II)- analogia; III)- senso comum; IV) - a fortiori;
	
	I) - analogia; II)- oposição; III)- autoridade; IV- causa e efeito;
	 
	I) autoridade; II - analogia; III) - causa e efeito; IV)- oposição
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608353557)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta de acordo com o tipo de argumento contido nas assertivas abaixo.
Apesar de o conceito de ethos remeter à Retória, segundo Maingueneau (2008), o discursivo o ¿se constrói através do discurso¿, pois não é uma imagem do locutor exterior a sua fala.
Apesar de o réu estar trafegando com sua moto em alta velocidade por uma avenida movimentada, essa foi a primeira ocorrência desse tipo em sua vida, já que o mesmo sempre foi um homem responsável, de conduta idônea.
 De acordo com a inicial de acusação, testemunhas relatam que, ao amanhecer, o grupo passou pela parada de ônibus onde dormia a vítima.
Durante o prazo de vigência do referido contrato, os aluguéis e demais encargos da locação vinham sendo quitados pontualmente, por isso não vemos motivo para a ação de despejo.
		
	
	por citação, de causa e consequência, de autoridade, ad feminem.
	
	por analogia, de causa e efeito, de fuga, a fortiori.
	
	de autoridade, por analogia, ad hominem, de causa e consequência.
	 
	de autoridade, de fuga, de prova, de causa e consequência.
	
	por analogia, de causa e consequência, ad hominem, de fuga.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608339988)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base neste parágrafo argumentativo, observa-se que nele predomina que tipo de argumento?
É importante destacar que o Autor estabeleceu relação contratual com a Ré, relação essa firmada em instrumento de contrato, conforme documento em anexo. Além disso, pagou, sem atraso, os aluguéis, fato esse comprovado pelos recibos. Ademais, segundo a cláusula segunda do contrato, o prazo de locação é de 36 meses, iniciando-se em 10 de janeiro de 2014, com término em 10 de janeiro de 2017, independentemente de aviso, notificação ou interpelação judicial ou mesmo extrajudicial. Portanto, não assiste razão à Ré para exigir a entrega do imóvel.
		
	 
	O argumento pró-tese, uma vez que apresenta fatos que justificam aquilo que precisa ser provado.
	
	O argumento do senso comum, uma vez que todos sabem que o instrumento de contrato deve ser respeitado.
	
	
O argumento de autoridade, já que destaca a existência de um documento contratual.
	 
	O argumento pró-tese, porque apresenta o direito da Ré.
	
	O argumento de analogia, já que apresenta a defesa da tese.

Continue navegando