Buscar

avaliando aprendizagem 2 de Redação Instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0130_SM_201607427354 V.1 
	Aluno(a): MARA CRISTINA LEITE CAVALCANTE
	Matrícula: 201607427354
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 22/10/2017 15:17:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608309886)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia o trecho: "Os mais recentes julgados consideram perfeitamente aceitável este tipo de vistoria ou revista, sendo tal direito decorrente do poder fiscalizatório do empregador em defesa de seu patrimônio.". A estrutura linguística que fundamenta este enunciado é classificada como:
		
	
	OPOSIÇÃO.
	 
	ANALOGIA.
	
	SENSO COMUM.
	
	PROVA.
	 
	CAUSA E EFEITO.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608350439)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na afirmação ¿Plenamente configurada a violação ao direito à imagem da apelante, simples fato que leva à obrigação de indenizar. Nos termos do artigo 5º, incisos V e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma, ainda mais tendo em vista a natureza humorística do programa, de fins puramente comerciais e de angariação de telespectadores¿, feita pelo desembargador Carlos Alberto de Salles, é possível identificar
		
	 
	Um raciocínio dedutivo em que a premissa maior está expressa em "Nos termos do artigo 5º, incisos V  e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma".
	
	Um raciocínio dedutivo em que a premissa menor está expressa em "Nos termos do artigo 5º, incisos V e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma"
	
	Um raciocínio dedutvo em que a premissa menor está expressa em "simples fato que leva à obrigação de indenizar"
	 
	Um raciocínio dedutivo  em que a premissa maior do silogismo  está expressa em "Plenamente configurada a violação ao direito à imagem da apelante".
	
	Um raciocínio dedutivo em que a conclusão está expressa em "Nos termos do artigo 5º, incisos V e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma"
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608309865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os argumentos devem ser fundamentados. Analise as alternativas abaixo e marque a correta. I. O trecho: "Este entendimento nos permite considerar que a revista pessoal é aquela que não viola a intimidade e a dignidade dos trabalhadores, ou seja, é aquela feita superficialmente, sem qualquer tipo de toque corporal ou exposição do trabalhador." É um argumento que se fundamenta pela exposição de dados estatísticos. II. O trecho: "... recentemente, a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho baiano condenou uma empresa de logística em danos morais pela utilização da revista pessoal." De acordo com a estrutura do texto argumentativo constitui um fato na fundamentação de proposição. III. No trecho: "O que é absolutamente vedado, inclusive pelo artigo 373-A, IV da CLT, é a chamada revista íntima, caracterizada pela vistoria mais invasiva, inclusive das partes íntimas dos trabalhadores." O autor usa um argumento de autoridade, quando busca fundamentar opinião com base no artigo da CLT.
		
	
	I e II estão corretas.
	 
	II e III estão corretas.
	
	Todas estão incorretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	Todas estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608350686)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto abaixo e assinale a opção correta abaixo: O Autor casou em 4.5.93 com a Ré. Tiveram três filhos, mas vieram a se separar em 2013. Passados dois anos do divórcio, o Autor recebeu e-mail da ex-mulher comunicando que o filho mais novo do casal, ainda menor, era, na verdade, filho biológico do seu atual marido e que este havia ajuizado ação de reconhecimento de paternidade. O Autor sofreu forte abalo que desencadeou quadro de séria depressão, razão pela qual propõe ação de indenização por danos morais como ressarcimento pela dor e constrangimento que sofreu.
		
	
	O texto é descritivo;
	
	trata-se de narrativa construída em favor da Ré;
	
	o texto é predominantemente argumentativo;
	 
	trata-se de narrativa jurídica com modalizações;
	
	trata-se de narrativa jurídica sem modalizações
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608328680)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a a opção correta de acordo com os estudos e leituras sobre os tipos de raciocínio que embasam a argumentação jurídica
		
	 
	Pelo método indutivo de raciocínio, o intérprete precisa fazer valorações de fatores objetivos e subjetivos presentes na realidade fática, para alcançar uma solução juridicamente plausível.
	
	As decisões que envolvem a atividade criativa do juiz requerem o dever de fundamentação tal aquelas que se fazem por simples subsunção do caso à norma. O raciocínio jurídico é o mesmo.
	
	Os princípios jurídicos são como as regras positivadas, comandos imediatamente descritivos de condutas específicas.
	
	O positivismos jurídico e o raciocínio jurídico do tipo lógico dedutivo reaproximaram o Direito da ética e da justiça, dando realce aos direitos humanos, tanto que ainda desfrutam de suprema importância em Estados Democráticos de Direito.
	
	A solução para os conflitos se encontra sempre e integralmente positivada no enunciado normativo. O intérprete não pode ir além, nem que fundamente sua posição por princípios e valores.

Outros materiais