Buscar

A AUDITORIA ENTRE 2001 E 2011 NO ENCONTRO DA ANPAD

Prévia do material em texto

FACULDADE PADRÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Bárbara Nascimento Silva
A AUDITORIA ENTRE 2001 E 2011 NO ENCONTRO DA ANPAD
GOIÂNIA
2014
Bárbara Nascimento Silva
A AUDITORIA ENTRE 2001 E 2011 NO ENCONTRO DA ANPAD
Trabalho do curso de Ciências Contábeis , da Faculdade Padrão, turma A6/CN3, Resenha Crítica como parte dos requisitos para a obtenção da nota para N1, sob a orientação do Professora Ed de Souza.
Edi
(Orientadora)
GOIÂNIA
2014
A AUDITORIA ENTRE 2001 E 2011 NO ENCONTRO DA ANPAD
1- Introdução.
	Em relação ao artigo (Uma Análise dos Estudos Científicos em Auditoria Publicados no Encontro da ANPAD ENTRE OS ANOS DE 2001 A 2011), aqui vi a preocupação dos autores em demonstrar os vários perfis dos artigos sobre auditoria, más, tendo como foco principal avaliar o atual grau de desenvolvimento poder quantificar o número de artigos publicados com o tema. A importância dada ao auditor como uma pessoa chave no processo a ser auditado na identificação de problemas, na sua capacidade de sugerir melhoras e nas avaliações a serem implementadas. O texto expõe que a auditoria passa a ser escolha das empresas depois de vários escândalos financeiros corporativos. A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.
	Em relação ao referencial teórico, a causa da evolução da auditoria foi a do desenvolvimento econômico dos países, do crescimento das empresas e expansão das atividades produtoras, gerando crescente complexidade na administração dos negócios e de práticas financeiras.Sá (2002) diz que "A denominação Auditor é antiga, mas não se conhece ao certo sua origem nem a data precisa em que se consagrou, admitindo-se que pudesse ter sido adotada por volta do século XIII, na Inglaterra, no reinado de Eduardo I, O termo auditor no latim, tem o significado de aquele que ouve ou ouvinte". O autor faz uma análise da auditoria interna, identificando quais são as suas responsabilidades. Descreve sobre a importância do auditor ter independência na realização da sua função e não ter vinculo com as áreas auditadas, e ainda sim ser um funcionário da empresa.
	Neste artigo os autores descrevem sobre a auditoria no Brasil, que surgiu com o desenvolvimento da economia e a abertura do Mercado de capitais e com a entrada de grandes multinacionais. Auditoria passou a ser exigida pela matriz daquelas empresas em relação a suas filias aqui no Brasil.
	No cenário atual, com a adoção das normas internacionais de contabilidade, tornou mais complexo o trabalho do auditor.
Os estudos descrevem a complexidade de determinado problema, compreender e classificar processos vividos.

Continue navegando