Buscar

BANNER TCC 1 DinartexArthur

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
OBJETIVOS
Objetivo Geral 
Identificar os benefícios das artes marciais na saúde e na qualidade de vida de diferentes públicos.
Objetivos Específicos: 
Analisar os benefícios trazidos pelos esportes com ênfase em lutas na vida de crianças e adultos;
Identificar as mudanças benéficas das artes marciais no cotidiano dos indivíduos público-alvo desta pesquisa;
Avaliar mudança de comportamentos voltados à qualidade de vida dos indivíduos que praticam esporte cujo foco seja a arte marcial.
REFERENCIAS
 O presente estudo tem como tema central saúde e qualidade de vida com ênfase em lutas e enfoca identificar os benefícios nos diferentes públicos entre crianças e adultos. Inscreve-se no campo das artes marciais à medida que contempla o processo saúde/doença em uma coletividade de turmas de Mma cárdio, Jiu jitsu e jiu jitsu infantil.
 Sabe-se que a preocupação com a qualidade de vida tem se tornado crescente nas últimas décadas. A preocupação com o estilo de vida é muito antiga e surgiu dos nossos antepassados. No entanto, o termo qualidade de vida foi mencionado pela primeira vez por Lyndon Johnson, em 1964, Presidente dos Estados Unidos na ocasião, este afirma que os objetivos de uma nação não podem ser mensurados através do balanço bancário, mas sim, da qualidade de vida proporcionada às pessoas (FLECK et al., 1999). Desde então, pesquisadores das mais variadas áreas de conhecimento têm concentrado seus estudos nessa área. O interesse por esse tema também influenciou por estarmos já com nossa trajetória profissional relacionada ao mesmo, durante este percurso estávamos ligados ao gerenciamento dos recursos (humanos, materiais e financeiros) e na formação técnica e condicional dos alunos. Estamos sempre envolvidos com programas de treinamento voltados para saúde e qualidade de vida com ênfase em lutas.
 Nos tempos atuais, existe uma variedade enorme de modalidade de lutas, tanto que fica difícil até escolher qual praticar, qual é a melhor, enfim, com qual dessas poderemos extrair benefícios reais para nossa saúde e bem estar? Inúmeros são os benefícios proporcionados pela prática desse tipo de atividade, porem, dependendo da escolha que for feita, ocorre diferentes adaptações físicas e fisiológicas no corpo. 
 Você tem consciência da brevidade da vida? Tal consciência o estimula a buscar a sabedoria e investir em qualidade de vida? Estimula-se, suas derrotas se tornarão adubo para a sua vitória e suas falhas irrigarão sua capacidade de aprender. Desse modo, você se tornará um profissional mais eficiente, um amigo mais compreensivo, um pai mais profundo, uma mãe mais amorosa, um jovem mais inteligente.
 A pesquisa aqui apresentada consta também de um estudo de caso e pretende também mostrar alguns fatores motivacionais, além de compreender a importância de uma boa periodização preparada pelos profissionais.
O presente trabalho foi elaborado através de estudos em artigos, livros e materiais disponibilizados na internet, de forma a buscar as melhores informações que pudessem compor um texto claro e objetivo sobre o tema abordado.
A metodologia aplicada no artigo foi a pesquisa bibliográfica que, segundo Eduardo Moresi (2003), seria o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas, ou seja, material acessível ao público em geral. O autor Gil (2010) cita que a pesquisa bibliográfica seria elaborada com base em material já publicado com o objetivo de analisar posições diversas em relação a determinado assunto. 
Assim, o estudo bibliográfico realizado seguiu a metodologia citada pelos autores descritos acima e os dados obtidos foram convertidos em informações úteis, visando fornecer fundamentação teórica ao artigo.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA COM ENFÂSE EM LUTAS
Dinarte da Costa Lima Júnior¹ e Arthur Vicente da Silva¹
Gustavo Mousinho 
1.Graduandos em Educação Física – Universidade Mauricio de Nassau/Natal-RN-Brasil
2. Professor(a) Universidade Mauricio de Nassau/Departamento de Educação Física – Natal/RN–Brasil 
FLECK MPA et al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, 1999.
 
FUNAKOSHI, Gichin. Karatê-Dô: O meu modo de vida. Trad. Euclides Luiz Calloni. São Paulo: ed. Cultrix. 1975.
 
FUNAKOSHI, Gichin. Os vinte princípios fundamentais do karatê: o legado espiritual do mestre. Trad. Herique A. Rêgo Monteiro. São Paulo: ed. Cultrix. 2005.
 
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p 
 
GRACIE, Reila. Carlos Gracie: o criador de uma dinastia. Rio de Janeiro: Record, 2008.
 
MORESI, E.A.D. Apostila de metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003.
 
REID, H; GROUCHER, M. O caminho do guerreiro: o paradoxo das artes marciais. São Paulo: Cultrix, 1983.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais