Buscar

Estudo de melhorias em um laboratório de biologia molecular baseado nos princípios do lean service

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha sobre o artigo:
“Estudo de melhorias em um laboratório de biologia molecular baseado nos princípios do lean service”.
Nome: Everton Regis de A. Bicca 
O artigo apresenta a importancia do conceito do Lean Service na entrega de serviços, demonstra como o Lean Service esta focada para processos mais enxutos e com mais qualidade tendo como base a melhoria contínua, flexibilidade da mão de obra e redução de desperdícios. A metodologia visa aplicar conceitos para resolver os problemas dos clientes, buscando agregar valor nos processos visto que são eles que determinam o valor do produto de acordo com as suas necessidades.
O estudo de caso foi realizado no Laboratório ABCD (nome fictício), o laboratório divide as atividades em principais e de apoio, para este estudo foram utilizadas as atividades principais de modo a visualizar o fluxo de valor do processo. O mapeamento foi realizado buscando oportunidades de melhorias. Onde foi observado que a organização, ergonomia dos postos, falta de funcionários para conduzir amostras entre o processo e a falta de espaço físico foram um dos fatores que contribuem para a ocorrência de perdas no processo. Na etapa de triagem a identificação por ser manual propicia oportunidades para ocorrências de falhas, pois durante a etapa de protocolagem ocorrem as conferencias dos dados antes de prosseguir para as demais etapas.
Através da aplicação dos conceitos enxutos foi possível obter maior agilidade e qualidade na entrega dos resultados. Os tempos de espera foram diminuídos através de mudanças realizadas principalmente nas etapas de entrada e liberação dos resultados. Reduzindo a quantidade de atividades que não agregam valor, será possível atender a uma maior quantidade de amostras ou realizar entregas mais rápidas, aumentando a satisfação do cliente e consequentemente a competitividade do laboratório.
As atividades iniciam se a partir da entrega das amostras para analise, e foi visto que os resultados das analises podem ser potencializados a partir da aplicação lean service no processo de entrega de amostra e na liberação dos resultados. E realizando uma comparação com os dados apresentados no estudo, a uma melhora de trinta minutos entre as etapas analíticas e nove minutos nas etapas analíticas e pós-analíticas.
 Após a analise, foram realizados apontamentos como sugestão para aplicação do lean service, de modo a estabilizar o processo e se obter um melhor resultado. 
Através da aplicação dos conceitos Lean Service foi possível obter maior agilidade e qualidade na entrega dos resultados. Os tempos de espera foram diminuídos através de mudanças realizadas principalmente nas etapas de entrada e liberação dos resultados. Reduzindo a quantidade de atividades que não agregam valor, será possível atender a uma maior quantidade de amostras ou realizar entregas mais rápidas, aumentando a satisfação do cliente e consequentemente a competitividade do laboratório. Como foi visto no artigo, as práticas do Lean Service podem ser utilizadas em diversos tipos de atividades, para isso é importante que todos os envolvidos possuam o envolvimento com o assunto, pois para uma boa prática do Lean é preciso que ele se torne parte da cultura da organização.

Outros materiais